TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM MATEMÁTICO

Por:   •  19/10/2017  •  Resenha  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA -  UNEB

UNEAD – UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

AGUINALDO BATISTA PEREIRA JÚNIOR

HERÁCLIO CARDOSO COSTA NETO

                

A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM MATEMÁTICO

CONCEIÇÃO DO COITÉ - BA

2017

AGUINALDO BATISTA PEREIRA JÚNIOR

HERÁCLIO CARDOSO COSTA NETO

A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM MATEMÁTICO

Trabalho apresentado à disciplina Formação do Professor de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática em EAD da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Professora: Juliana Moura

CONCEIÇÃO DO COITÉ - BA

2017

Identidade Profissional de um matemático

A origem dos primeiros pensamentos matemáticos se deu no período Paleolítico, no qual foi percebido a necessidade de calcular a quantidade de alimentos, animais e pessoas. Dessa forma, o homem primitivo deu início a uma nova era em que os números foram considerados os principais responsáveis pela evolução humana, contribuindo para o aparecimento dos números e de muitas definições matemáticas que são usadas de forma padrão hoje em dia. Vale salientar que, a evolução do homem ocorreu de forma gradual e perceptível, proporcionando à matemática, o tempo necessário para que ela se consolidasse como uma ciência exata de identidade singular.

Nos dias atuais, a distância entre a matemática e a realidade do aluno chega em um ponto em que a própria disciplina pode ter perdido o significado na escola. A comunidade escolar, muitas vezes, enxerga a matemática, na Educação, como um percalço na trajetória dos alunos. Fator este, em que os alunos trazem consigo preconceitos em relação a está disciplina. A cultura ou a crença de uma matemática deslocada da realidade, provém, em parte, da própria sociedade, que contribuiu, e ainda contribui para a educação da matemática, na vida do aluno.

Ubiratan D’Ambrosio (1996, p.15), deixa claro,

[...] estamos falando da intervenção da sociedade nesse processo ao longo da existência de cada indivíduo. Essa intervenção necessariamente permitiu que esse processo tenha seu desenvolvimento pleno, estimulando a criatividade individual e coletivo. Cada indivíduo deve receber da educação elementos e estímulos para levar ao máximo sua criatividade, e ao mesmo tempo entregar-se a uma ação comum, subordinadas aos preceitos e normas criadas e aprimoradas ao longo da história do grupo cultural (família, comunidade, tribo, nação) ao qual ele pertence, isto é, da sociedade.

Se os próprios educadores não enxergam um proposito no que ensinam, tanto menos os seus alunados enxergarão. Pois, tratar de uma disciplina previamente julgada e rejeitada pela maioria, tornará a missão do ensino difícil. Diante disso, a identidade do professor de matemática tem recebido a atenção de pesquisadores de diversas abordagens teóricas e metodológicas nas ciências sociais e humanas. Novas estratégias estão tomando corpo e fazendo com que se desperte uma nova visão dessa área e perceba-se na vida de cada um a importância e o diferencial no dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com