TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imagem pessoal e qualidade de vida

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

ALCIENE ALVES PEREIRA

ANGELICA APARECIDA DAVID MATOS

ELIZETH INÊS VIEIRA SANTOS

IRIS CRISTINA ROCHA

JOANA DARC FONSECA

WILICIAN VIEIRA DE SOUZA

IMAGEM PESSOAL E QUALIDADE DE VIDA

URUAÇU-GO

2014

ALCIENE ALVES PEREIRA

ANGELICA APARECIDA DAVID MATOS

ELIZETH INÊS VIEIRA SANTOS

IRIS CRISTINA ROCHA

JOANA DARC FONSECA

WILICIAN VIEIRA DE SOUZA

IMAGEM PESSOAL E QUALIDADE DE VIDA

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia Estética e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Spa e terapias alternativas; Cosmetologia;Bases da Nutrição; Metodologia Cientifica; Seminário Temático; Projeto integrador

Profs : Marcelo Doi

           Poliana Garlindo de Almeida Milreu

           Aline Menezes Tiburcio Roque

           Regina Célia Adamuz

           Luciane Barbosa

           Heloisa Richa

           

URUAÇU-GO

2014

                   Estima-se que atualmente entre 70 e 80% dos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar um consultório médico estejam relacionados de alguma forma ao estresse. Em nível mundial o Brasil perde apenas para o Japão em número de habitantes que apresentam esse tipo de sintoma

                 Essa situação tem levado empresas a apostar cada vez mais em terapias alternativas como forma de proteger os seus funcionários. Assim, cai por terra a velha e nem sempre satisfatória justificativa do “não tenho tempo”.

                  É sabido que o estresse é um dos sintomas do estilo de vida da sociedade pós-moderna e cada vez mais as pessoas estão sendo afligida por esse mal, ocasionado pela violência, pelo trânsito, competitividade, individualismo. Tudo isso gera doenças psicossomáticas como enxaqueca, dor de cabeça, irritabilidade – o que interfere na produtividade no trabalho e nas relações interpessoais.

                 É importante que as empresas invistam na qualidade de vida de seus funcionários já que a irritabilidade e a impaciência diminuem o rendimento profissional do trabalhador. Há também a ocorrência das chamadas doenças hipocinético – como colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, obesidade – e consequente aumento na quantidade de licenças médicas.

             Estão incluídos no programa de Atividades Físicas Alternativas práticas como ginástica laboral, exercícios respiratórios, alongamento, massagens, yoga e pilates, entre outros.

                  Existem diversas alternativas de terapia contra o estresse e que podem ser realizadas diariamente com a ajuda de um profissional. Como por exemplo:

Terapia com Pedras Quentes: O estresse causado pelo dia a dia nos deixa com mau humor, irritação, cansaço e aquela sensação de que a qualquer hora iremos atacar alguém. Para amenizar este sentimento, existem diversas terapias, sendo que uma delas vem ganhando grande destaque: a Terapia com Pedras Quentes.

                  Esta técnica já era muito utilizada no Egito antigo e é até citada no Velho Testamento. Em países como os Estados Unidos e em alguns lugares da Europa, ela chegou em meados da década de 1990. No Brasil, foi trazida pela esteticista Ala Szerman no início do ano 2000.

                Os movimentos realizados na terapia têm sua origem na massagem sueca e no shiatsu. As pedras utilizadas são basálticas, como os seixos de rio, ou as vulcânicas, podendo ser acompanhadas ainda de pedras semipreciosas e até mesmo cristais. Por serem em sua maioria extremamente macias e porosas, elas possibilitam a retenção de calor em seu interior por algum tempo.

                O que determina os formatos e os tamanhos das pedras é o local da aplicação, pois devem se encaixar quase que perfeitamente no corpo. Algumas técnicas de massagem e óleos vegetais e aromáticos completam esta experiência relaxante.

             As pedras são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia que religa a força interior. A aplicação é profunda. Ao receber a terapia, somos convidados a um profundo resgate de nossa conexão com a terra, de nossa natureza original, e com as energias que dela emanam.

              Algumas pedras são aquecidas e dispostas em pontos fixos do corpo, como mãos, pés, pescoço, ao longo da coluna, na região lombar e sobre os pontos energéticos correspondentes aos os sete chakras principais. O procedimento é simples e indolor, sempre respeitando a sensibilidade ao calor da pessoa que está recebendo o tratamento.

              As pedras vão deslizando sobre o corpo e liberando o calor, que penetra profundamente na musculatura, agindo também sobre os órgãos internos, o sistema linfático e a circulação sanguínea. É um ótimo tratamento para o alívio das cólicas e dores crônicas.

               A terapia dura entre 60 e 90 minutos. A sensação final é uma grande serenidade emocional, proporcionando leveza e paz mental. É como se o seu corpo se libertasse de todo o estresse e das travas musculares que normalmente impedem nossa livre expressão na vida diária

Shiatsu: É um tipo de massagem de origem japonesa. Esta massagem relaxa a musculatura e ajuda a corrigir a coluna vertebral.

                 O shiatsu é realizado com a pressão dos dedos pelo corpo humano utilizando óleos. Esta técnica surgiu no Japão entre os século XIX e XX. Em japonês quer dizer “Atsu”=Pressão e “Shi”= dedos. Antigamente os médicos na China eram pagos para curar o paciente e sim manter saudável. 

                A massagem age nas linhas energéticas do corpo chamadas de meridianos e estimula a energia chamada del “Ki” e quando o fluxo do Ki sofre lesões ou estresse, surgem as dores e mal-estar. Também recebe a energia de Yin que é opositivo e do cosmos Yang que é negativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com