TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Brinquedoteca No Ambiente Escolar

Monografias: A Importancia Da Brinquedoteca No Ambiente Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE ESCOLAR.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção de média bimestral nas disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Ensino e Alfabetização, Ludicidade e Educação e Seminário IV.

Profs. Rosely Montagnini,Edilaine Valuga, Raquel Franco e Laura Cecilia Cabral Cava.

Alexânia-Go

2013

Sumário

INTRODUÇÃO 3

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE ESCOLAR. 4

DADOS DA PESQUISA DE CAMPO 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS. 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA 10

ANEXO 11

INTRODUÇÃO

O brincar constitui-se como forma da criança ser e estar no mundo. Por meio do brincar, as crianças se relacionam com o outro e atribuem sentido aos espaços em que vivem. Muitos educadores, de uma forma em geral, reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na prática educacional, no cumprimento ao direito à infância e com a educação de qualidade.

Objetiva-se com este trabalho valorizar a brinquedoteca no ambiente escolar como meio essencial para a construção da aprendizagem, através de ações concretas, que valorizam o lúdico. Acredita-se que no ambiente da brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar no cotidiano escolar e na sociedade. Diante disso, justifica-se a escolha do tema, pois no ambiente da brinquedoteca, além de oferecer atividades lúdicas, contribui na formação e desenvolvimento do educando.

Para alcançar o objetivo primeiramente foi feito um levantamento teorico sobre o tema, tento como principais teoricos: VALUGA, CORIA-SABINI E LUCENA, KRAEMER, KRAMER E FERRAZ; além disso faz-se necessário uma pesquisa de campo, que visa conhecer as possibilidades de oferta de brinquedotecas escolares na Rede de Ensino Público Municipal de Alexânia - Goiás, contando com a contribuição dos gestores e educadores das unidades escolares,

Considerando a brinquedoteca como um espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico, como um ambiente acolhedor com estimulos diversificados, faz-se necessário compreender a importância da mesma no espaço escolar, para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. Sendo um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar. Depois será apresentado o resultado da pesquisa de campo realizando uma análise critica sobre os dados encontrados no municipio de Alexânia.

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE ESCOLAR.

O ato de brincar faz parte do cotidiano infantil e esta relacionado com o desenvolvimento social e intelectual da criança, sendo que o brincar é uma atividade prazerosa que estimula uma maior interação com o meio em que vive. Dessa forma, através da atividade dirigida o professor pode possibilitar a satisfação das necessidades dos alunos e observar sua ação, sendo mediador entre a aprendizagem e o lúdico, fazendo interferencias quando necessário. (VALUGA, 2013).

O brinquedo proporciona mudanças no processo de desenvolvimento da criança, no que se referem as suas necessidades e aptidões, permitindo à criança criar, imaginar e representara realidade e as experiências por ela adquiridas. Uma das principais caracteristicas do brinque é a motivação que ele proporciona para a criação do mundo imaginário vital para o desenvolvimento do ser humano.

De acordo com VALUGA (2013, p.109):

Por meio do brincar a criança atinge nivéis de desenvolvimento mais elevados, pode agir de forma independente, participa de situações imaginária, elabora hipóteses para resolver problemas, contribuindo para o pensamento abstrato. (VALUGA 2013, p. 109)

A atividade lúdica é um recurso pedagogico importante e necessário, pois vai de encontro com a formação integral da criança. Portanto, faz-se necessário que o professor elabore atividades ricas de significados, articulando a realidade e a construção do conhecimento, analisando dessa forma a interação dos alunos com brinquedos, ações lúdicas e com os colegas. Considera-se que a atividade lúdica possa ser compreendida na vida da criança através dos aspectos de preparação para vida, liberdade de ação, prazer obtido, possibilidade de repetição das experiencias e da realização simbolica dos desejos. (CORIA-SABINI E LUCENA, 2007)

Considerando a abrangência desses aspectos, CORIA-SABINI E LUCENA diz:

As atividades lúdicas infantis oferecem uma fonte de estudos em diferentes direções: do ponto vista sociologico, perspectiva psicologica, numa abordagem antropologica. Na abordagem sociologica, os aspectos analisados nas brincadeira são: processo de socialização infantil, a interação entre as crianças, as formas de participação de cada elemento, o desempenho de papeis, o nível de aceitação de cada participação elemento do grupo lúdico, as atitudes e preconceitos, o surgimento de liderança, entre outros.na abordagem psicologica, as brincadeiras são analisadas de acordo com o significado dos objetose das ações para cada criança, das expectativas, do grau de esforço realizado para que as ações seja valorizadas pelo grupo, dos papéis desempenhados e de como são desempenhados, etc. Na abordagem antropologica, procura-se acompanhar a trajetoria dos jogos infantis em relação às influencias técnicas, à zona de dispersão, às variações que ocorrem em virtudo do tempoe espaço etc. Tais enfoques combinam as brincadeiras, relacionando-as a inumeros aspectos: recreação, desenvolvimento de habilidades sociais, projeções psíquicas, contribuição para o desenvolvimento fisico e metal da criança. Por isso todas as abordagens são validas, pois ampliam os conhecimentos e a compreensão da crianção e do seu contexto. (CORIA-SABINI E LUCENA, 2007 p.28).

Ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com