TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das tecnologias e inclusão seus benéficos no ambiente escolar

Por:   •  26/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Tecnologia a serviço da inclusão

A importância das tecnologias e inclusão seus benéficos no ambiente escolar

Desde o dia 2 de janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, com isso os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores tiveram que rever o seu papel na gestão escolar. É preciso buscar alternativas que promovam a inserção de crianças com qualquer tipo de deficiência no ambiente escolar e facilitem o seu desenvolvimento, independente da necessidade devendo participar de todas as atividades presentes em classe escolhidas previamente para serem utilizadas tanto pelos alunos com deficiência quanto por aqueles sem deficiência é prioridade tratar todos como iguais, mas mostrar que as pessoas são diferentes e que isso precisa ser respeitado. Estudos já mostraram que crianças que convivem com as diferenças crescem e se tornam adultos mais tolerantes e menos preconceituosos, entre as tecnologias temos  uma inovação  que vem sendo bastante usada como método de aprendizagem no Brasil.

O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina. De fato, este novo  preceito o profissional da educação deve estar pronto para encarar essas mudanças, precisa usar sua criatividade para melhor aproveitar situações de aprendizado, com a capacidade de compartilhar de suas experiências novas com equipes interdisciplinares (na escola e em grupos de estudo pedagógicos), engajado na facilidade de adaptar-se a diferentes situações, com uma capacidade crítica diante das disciplinas técnicas e humanistas. É um novo paradigma a ser alcançado.

Outra sugestão é escolher atividades que aprimorem a tomada de decisões, a paciência e a atenção, como por exemplo:

 A Mesa Digital: A PlayTable é a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, totalmente interativa e multidisciplinar para alunos com alguma limitação visual ou auditiva . Seus jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas áreas, a tela é sensível tanto ao toque humano, oferecer novas formas favorecendo a aprendizagem e desenvolvimento além de ser uma forma lúdica  para a criança. Além de ser resistente, lacrada e totalmente segura porque é feita de plástico e possui cantos arredondados, a tela da PlayTable conta com uma tecnologia de sensor infravermelho, que reconhece objetos de plástico, metal, feltro, além do toque do dedo e de outras partes do corpo”, explica. Todos os jogos exclusivos da mesa possuem diferentes níveis de aprendizado, acompanhando e auxiliando o desenvolvimento da criança.

Os aplicativos contam ainda com elementos visuais de fácil compreensão e auxílio auditivo. A ideia é facilitar a inclusão dos alunos deficientes auditivos na hora da contação de história. Enquanto o professor mostra a história no aplicativo, que traz gravuras, escrita e áudio, um vídeo com uma intérprete de libras é exibido na tela, acompanha o ritmo do áudio e interage com as gravuras dos livros.

[pic 1]

A tela reconhece qualquer toque, como das costas das mãos e de ponteiras de boca, isso permite interação também de crianças com limitações motoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (482.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com