TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da familia no ambiente escolar

Por:   •  13/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.600 Palavras (27 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

BAURU

2017


Bruno Pereira Xavier

Dalina de Souza Carvalho

Flávia Oliveira Rocha

Michele Ferreira

Rute Daiane Barbosa da Cruz

Vitória de Oliveira Barbosa

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Trabalho apresentado para a disciplinaPsicologia Escolar, sob a orientação da Prof.ª Rafaela Schiavo.

BAURU

2017


RESUMO

Através da disciplina Psicologia Escolar tivemos a oportunidade de conhecer a atuação do psicólogo em relação às demandas escolares no contexto clínico, institucional e comunitário e estudamos a multiplicidade de fatores constituintes da queixa escolar, analisamos os aspectos históricos, sociais, culturais, afetivo-emocionais, cognitivos e comportamentais envolvidos na constituição da queixa escolar. Além disso, conhecemos a atuação do psicólogo no processo ensino - aprendizagem, considerando o contexto das relações institucionais, a partir da perspectiva da teoria crítica e também no campo da orientação profissional. Discutimos sobre os problemas e as dificuldades que a escola tem que enfrentar no seu cotidiano e percebemos que a relação família-escola tem enorme influência sobre estes problemas.Neste trabalho iremos descrever a importância do papel da família no processo de escolarização da criança, apresentar as formas de participação da família na escola, analisar a relação entre a escola e a família do ponto de vista dos professores, apontando o quanto essa relação é fator significante para o desempenho escolar do aluno e identificar os principais resultados trazidos pela participação da família no processo de aprendizagem.Iremos discutir a hipótese de que a participação da família no âmbito escolar pode influenciar positivamente no desempenho escolar do aluno.Para isto foi realizada uma pesquisa de campo com professores de 1ª à 3ª ano do ensino fundamental de uma escola municipal, que fica localizada no centro da cidade de Pederneiras. Foi utilizado um questionário aonde havia 9 perguntas abertas relacionadas a importância da família no processo de escolarização.

Palavras Chave: Família, Participação, Desempenho Escolar.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................06
  1.    Levantamento Bibliográfico...................................................07
  2. Objetivo.....................................................................................19
  3. Hipóteses..................................................................................20
  1. MÉTODO................................................................................................21
  1. Sujeitos.....................................................................................21
  2. Instrumentos............................................................................22
  3. Procedimentos de Coleta de Dados......................................23
  4. Procedimentos de Coleta de Análise de Dados...................24
  5. Ressalvas Éticas.....................................................................25
  1. ANÁLISE DOS RESULTADOS............................................................
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................
  3. REFERÊNCIAS...................................................................................
  4. ANEXOS

           


  1. INTRODUÇÃO

A preocupação com a temática desta pesquisa iniciou-se no terceiro ano de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP onde através da disciplina Psicologia Escolar tivemos a oportunidade de conhecer a atuação do psicólogo em relação às demandas escolares no contexto clínico, institucional e comunitário e estudamos a multiplicidade de fatores constituintes da queixa escolar, analisar os aspectos históricos, sociais, culturais, afetivo-emocionais, cognitivos e comportamentais envolvidos na constituição da queixa escolar. Além disso, conhecermos a atuação do psicólogo no processo ensino - aprendizagem, considerando o contexto das relações institucionais, a partir da perspectiva da teoria crítica e também no campo da orientação profissional. Discutimos sobre os problemas e as dificuldades que a escola tem que enfrentar no seu cotidiano, como a falta de recursos, inclusão escolar, queixas de comportamento de alunos e um ruim desempenho acadêmico e percebemos que a relação família-escola tem enorme influência sobre estes problemas, então despertou-nos interesse em entender e levantar informações à respeito da  importância da família no processo de escolarização.


  1.  Levantamento Bibliográfico

Foi realizado um levantamento bibliográfico, através de buscas em bases de dados nacionais e internacionais com a temática estudada. A pesquisa foi realizada em dezoito artigos científicos.

De acordo com a revisão de literatura de Cia; Barham e Fontaine (2010),é crescente o número de queixas escolares sobre os problemas de comportamento e até do desempenho escolar dos alunos, incluindo a violência escolar, que muitas vezes, estão relacionados com a não participação dos pais no âmbito escolar. Diante dessa realidade, os Psicólogos Escolares, professores e diretores precisam atuar em conjunto para elaborar estratégias para uma maior participação da família na escola e assim diminuir o encaminhamento desses estudantes para escolas ou serviços especiais. Uma das estratégias é trabalhar com os pais, uma vez que os problemas de comportamento e desempenho escolar, estão associados, principalmente, às características das interações familiares, à medida que os membros da família treinam diretamente esse padrão comportamental na criança. As famílias se caracterizam pelo uso de disciplina severa e inconsistente, com pouco envolvimento parental, pouco monitoramento e supervisão dos comportamentos das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (265.1 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com