TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da gestão do clima organizacional

Por:   •  17/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.237 Palavras (21 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

ITAPECERICA DA SERRA

2017


 carla Antunes da silva[pic 6]

a importancia da gestão do clima organizacional

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera Educacional.

Orientador: Prof(ª). Renata Louro Costal


Itapecerica da Serra

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

4.1 CLIMA ORGANIZACIONAL        7

4.2 A IMPORTANCIA DA GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL        9

4.3 A PESQUISA DO CLIMA ORGANIZACIONAL        11

4.4 PROCESSO DE GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL        13

4.5 BENEFICIOS DA GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL        16

5 METODOLOGIA        18

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        19

REFERÊNCIAS        20


  1. Introdução

A gestão do clima organizacional determina a forma de relacionamento dentro do ambiente de trabalho. Visto que auxilia no clima da empresa deste modo é de suma importância que os gestores levem em consideração a cultura dos colaboradores e seus costumes levando em consideração o ambiente no qual ele irá inserir-se. Identificar o grau de satisfação e a motivação das pessoas nas organizações é o principal objetivo da Gestão do Clima Organizacional.

O estudo do tema é relevante, pois a gestão do clima organizacional é de extrema importância para manter o clima da empresa satisfatório, deixando os colaboradores motivados e com melhor desempenho em suas funções, assim, o nível de produção aumenta gerando rendimentos satisfatórios para todos.

Com base no cenário atual, manter um clima organizacional estável e satisfatório é extremamente importante para as empresas. Com a evolução do mundo a gestão do clima organizacional vem se tornando cada vez mais importante dentro das organizações. Este trabalho, portanto, orienta-se no sentindo de medir o grau de satisfação dos funcionários e assim encontrar os principais focos de problema dentro da empresa.

Diante dos fatores negativos caudados pelo mal clima da empresa, um fator importante é saber qual a importância da gestão do clima organizacional. É a área de Recursos humanos que apresenta a direção informações sobre clima organizacional, fazendo com que eles entendam a situação e aprove a contratação da gestão para analisar o clima e assim tomar decisões que ajude a empresas a voltar a ter os rendimentos necessários e satisfatórios. A partir destas com siderações. É importante responder a seguinte pergunta: Qual a importância da gestão do clima organizacional?

Diante de um mercado altamente competitivo, as empresas buscam manter o clima organizacional estável, deste modo os rendimentos não iram cair e não afetaram a empresa, mantendo assim a empresa com credibilidade e confiabilidade com seus clientes.

O Objetivo deste trabalho é mostra a importância da gestão do clima organizacional.  Apresentando o processo de gestão do clima; Identificando o conceito e os benefícios da gestão do clima organizacional, para melhor entender a sua importante.

Deste modo a relevância desta pesquisa contribuirá diretamente para estudos e mudanças de estratégias que auxiliarão no clima organizacional da empresa e, assim, aprimorar seus conceitos. A pesquisa também como objetivo mostrar, de forma clara, a teoria de vários autores citados no desenvolvimento do trabalho, assim, conhecendo melhor a gestão do clima organizacional, garantindo ótimos rendimentos empresariais e satisfatórios para as organizações.

  1. O PROBLEMA

Qual a importância da gestão do clima organizacional?

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Descrever a importância da Gestão do Clima Organizacional.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  1. Apresentar o processo de gestão do clima organizacional
  2. Identificar o conceito do clima organizacional
  3. Apresentar benefícios da gestão do clima organizacional.


  1. JUSTIFICATIVA

O interesse em clima organizacional iniciou-se na década de 1930 e aumentou bastante durante a década de 1960. A literatura mostra diversas definições para esse termo, como: “apoio organizacional percebido” (EISENBERG; HUNTINGTON, 1986), “a estrutura da organização” (PAYNE; PUGH, 1976) e “o grau de similaridade entre as expectativas da organização e as dos empregados” (GLICK, 1985).

O Clima Organizacional está ligado à qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes das organizações e que influência o seu comportamento. O estudo do termo clima organizacional tem como missão principal a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores. Para que o ambiente da organização propicie conforto, segurança e todos os requisitos necessários ao bom desenvolvimento das atividades, os gestores devem se preocupar constantemente com a manutenção do clima organizacional da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (251 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com