TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia De Um Lider

Pesquisas Acadêmicas: Importancia De Um Lider. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

1 - INTRODUÇÃO

Atualmente com a evolução e as mudanças frequentes, onde há uma busca constante para identificar conceitos de liderança, e que até hoje gera opiniões diferentes sobre esses tipos de conceito, busca-se identificar qual a interferência do líder no desenvolvimento dos colaboradores da organização Lavortem?

O objetivo geral é investigar os fatores de liderança que causam influência direta nos colaboradores.

Objetivo específico é avaliar os tipos de liderança, analisando o fator motivacional e fazer a análise do ambiente de trabalho.

O líder interfere no clima organizacional e exerce influência nos fatores motivacionais.

Entende-se que avaliando o tipo de liderança predominante e o ambiente de trabalho na organização Lavortem, pode-se contribuir na evolução da organização e indicar pontos importantes e providencias na liderança.

2 - CONCEITOS DE RECURSOS HUMANOS

A administração de Recursos Humanos surgiu no inicio do século 20 com o crescimento das organizações, com avanço do movimento sindical, da tecnologia e a complexidade das funções que consiste: no planejamento, na organização, no desenvolvimento e no controle de técnicas capazes de desenvolver o desempenho eficiente do pessoal.

A organização representa meios das pessoas alcançarem seus objetivos tantos pessoais como profissionais.

A administração de Recursos humanos tem como objetivo conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e contribuindo ao máximo, com uma atitude positiva e favorável (CHIAVENATO, 2003).

Objetivos dos Recursos Humanos são:

• Criar, manter e desenvolver um contingente de recursos humanos, com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização;

• Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos e alcance dos objetivos individuais;

• Alcançar eficiência e eficácia com recursos humanos disponíveis.

Desta forma a área de Recursos Humanos tem como objetivo melhorar as relações humanas dentro da organização, a motivação, desenvolvimento pessoal, dar treinamento, com isso aumentando a produção e ajudando a mesma atingir suas metas e obtendo uma harmonia dentro da organização e satisfação pessoal.

2. 1 - FUNÇÕES DO RECURSOS HUMANOS

A Administração de Recursos Humanos utiliza algumas técnicas na organização tanto nos ambientes interno como no externo. Isso fica evidente na tabela abaixo, a qual ilustra as técnicas.

Tabela 1 - Algumas técnicas de Recursos Humanos e a sua vinculação com os ambientes interno e externo da organização.

Técnicas utilizadas no ambiente externo

• Pesquisa de mercado Recursos Humanos.

• Recrutamento e seleção.

• Pesquisa de salários e benefícios

• Relação com sindicatos.

• Relações com entidades de formação profissional.

• Legislação trabalhista.

• Etc.

Técnicas utilizadas no ambiente interno

• Análise e descrição de cargos.

• Avaliação de cargos.

• Treinamento.

• Avaliação de desempenho.

• Plano de carreiras.

• Plano de benefícios sociais.

• Política salarial.

• Higiene e segurança

• Etc.

Fonte: (CHIAVENATO, 2003, pag. 166).

Conforme a tabela as técnicas utilizadas no ambiente externo são muito importantes para a organização, pois essa posiciona o mercado de trabalho e o contexto que está inserida. É necessário que a mesma se atente ao ambiente externo, pois é dessa maneira vai rever suas necessidades e dificuldades.

As técnicas utilizadas no ambiente interno é uma ferramenta para a organização verificar as mudanças referente aos colaboradores, com o intuito de gerar o fator motivacional, contribuindo para os procedimentos internos da mesma.

2. 2 - HIERARQUIA

A divisão de atividades dentro dos setores nas organizações se torna necessário para a eficiência da execução das tarefas designadas, sem essa a mesma perde - se na gestão de funções.

Com isso é imprescindível a função de comando, sendo cada um responsável por coordenar as funções de direção e controle das respectivas atividades designadas para que possam ser cumpridas com exatidão.

Portanto a organização necessita de uma estrutura hierárquica, que esta é divida em camadas, escalas ou níveis de autoridade, conforme maior for o nível hierárquico, será maior a responsabilidade do mesmo (CHIAVENATO, 1993).

A responsabilidade do gerenciamento dos Recursos Humanos dentro da organização é principalmente do diretor, o mesmo que deve tomar as decisões cabíveis dentro dessa, seja sobre a dinâmica ou destino da mesma.

Cada setor recebe um responsável, denominado como função de supervisor, que administra a equipe de uma seção, esse é responsável pelos recursos humanos dentro da área, seja de linha ou de produção.

A administração de recursos humanos é uma responsabilidade compartilhada por toda a organização, seja do diretor, chefes, gerentes ou supervisores, que devem ter o mínimo de conhecimento de recursos humanos; não é necessário aprofundamento no assunto, porém é preciso o conhecimento do básico para aplicar na dentro da mesma (CHIAVENATO, 2003).

A função básica do diretor é cooperar para que a organização prospere constantemente, quanto maior o porte da mesma, maior será o nível hierárquico, dessa forma, o Diretor deve compartilhar as decisões tomadas com os supervisores de cada setor.

Sendo assim, a administração dos subordinados passa ser do supervisor de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com