TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Laço Economia E Comunicação: O Que Está Sendo Esquecido?

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Do Laço Economia E Comunicação: O Que Está Sendo Esquecido?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

A comunicação e a economia a princípio parecem duas áreas totalmente distantes, mas que observadas de maneira mais aprofundadas, nota-se que caminham juntas, levando em conta a dinâmica em que se envolvem, a necessidade da propaganda ou divulgação do que está sendo ofertado para que este venha a gerar lucros maiores.

Mas e a movimentação gerada diretamente pela comunicação? Pelos meios audiovisuais, internet, outdoors e outros tipos de mídias impressas? Devemos considerar que a publicidade movimenta duplamente o setor econômico no seu lugar de atuação, seja cidade, estado ou país. Ela tem o instrumental que redefine hábitos e comportamentos, eleva vendas e aumenta a demanda e a produção de um produto. O aumento do lucro já não se encontra na mais-valia do assalariado, mas gerando uma mais- valia virtual. No processo, há a geração de empregos e a comercialização dos veículos midiáticos. Visto que ela promove o produto ou serviço de terceiros, gerando renda para seus proprietários e ao mesmo tempo, também sendo um negócio, onde há circulação financeira e geração de renda e empregos.

A substituição e a complementação dos meios convencionais de comunicação (veículos impressos, rádio e televisão) pelos meios pertencentes às tecnologias da informação (particularmente a internet) levou à construção de uma base tecnológica no ramo da comunicação, inserindo-a na macroeconomia do país. Com a difusão de ferramentas tecnológicas em uma sociedade, a economia do país e das empresas volta-se cada vez mais ao conhecimento, com pilares como o capital humano e o retorno e a circulação do conhecimento.

Um dos resultados da ampliação quantitativa da comunicação, tanto quanto o aumento do seu alcance é o fortalecimento da Indústria Cultural de massa por meio de uma transformação no padrão de consumo (oferta e demanda). Nessa economia de mercado há a adaptação do comportamento do consumidor, em vez de adaptar a produção às necessidades de consumo.A cultura de massa é caracterizada pelo consenso informal contendo o mainstream de uma dada sociedade, assim como a comunicação presente nesse setor contém uma demanda diferenciada das outras. O público é massificado, há um presente e infeliz oligopólio de grandes empresas já que a veículação das mensagens pertence a um grupo muito restrito de megaempresas de publicidade. A articulação destas com emissoras de TV, jornais e outros meios, com as empresas que controlam as telecomunicações vão gradualmente compondo uma nova articulação de poder, onde ocorrem discriminações de preços visíveis e no caso, injustas.

No curso de comunicação social percebemos a carência e muitas vezes a ausência de materiais que aborde esta tematica, que esclarece a relação economia e comunicação. Mesmo com poucas fontes quanto ao assunto, vamos abordar neste trabalho os conceitos básicos de economia analisando o meio publicitário, meio este que envolve todos os profissionais da comunicação social, desde publicitários, a jornalistas e radialistas para a produção do produto final do mercado da comunicação, que movimenta milhões de reais por ano no Brasil e contribui diretamente com a economia nacional através da mão dupla da comunicação, o ser empregador e empregado simultâneamente numa escala proporcional.

Relacionando os conceitos econômicos básicos com o mercado comunicacional publicitário.

É perceptivel no mercado da comunicação a vasta utilização de aspectos economicos para gerir por exemplo, uma agência ou produtora. A microeconomia leva em conta o comportamento de consumidores, produtores e o mercado onde estes estão interagindo.

Estes valores também são utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com