TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da participação dos pais na escola

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

PRÁTICA DE ENSINO – INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

TRABALHO: ATIVIDADE 2 – REFELXÃO DO TEXTO SELECIONADO

RA 1739063

Victor Hugo Moreira de Carvalho

Matemática

Mogi das Cruzes

2017

TEXTO:

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA

Fonte textual: Escola de Educação Infantil Dimensão  – acesso em 21 de maio de 2017.

 Fontes das ilustrações:  www.educador.brasilescola.uol.com.br www.contagem.mg.gov.br/?materia=032890, www.gestaoescolar.org.br/conteudo/751/a-escola-da-familia, www.stampha.com.br/site/vernoticia/6142/escola-cristo-rei-realiza-integração-entre-pais-estudantes-e-professores  - acesso em 21 de maio de 2017.

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA

A escola, ao contrário do que muitos pais pensam, não é "aquele lugar" onde as crianças passam os dias, com a obrigação de aprender alguma coisa e onde os professores têm todas as responsabilidades.

A escola faz parte do cotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.

Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. Assim, a colaboração dos pais com os professores ajuda a resolver muito dos problemas escolares dos filhos.

O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são os professores, capacita os pais a participarem mais ativamente na vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interação contínua entre todas as partes envolvidas.

Aliás, os professores e pais não se devem ver como inimigos. São ambos um complemento importante na educação das crianças.

Infelizmente, muitas vezes, as causas da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passam pelos seus rígidos horários de trabalho. Acompanhar o percurso escolar da criança, neste aspecto, torna-se bastante difícil, principalmente quando se está cansado e com falta de paciência.

Desta forma, e uma vez que pode não ser possível participar mais ativamente, o ideal é que os pais participem, pelo menos, nas reuniões trimestrais com o professor de turma. Nelas terão oportunidade de se certificar do trabalho escolar que tem sido desenvolvido e receber esclarecimentos.

Sempre que possível, será útil para o bom desenvolvimento escolar da criança o envolvimento dos pais também nos seguintes aspectos: Pais e Escola comparecer na Escola sempre que pedido ou por iniciativa própria; participar ativamente e cooperar em atividades extracurriculares; incentivar a criança a usar a Biblioteca da escola, se existir.

Pais, Filhos e Escola devem incutir nas crianças/alunos a compreensão nítida da necessidade de respeito pelo trabalho, o horário, os professores e as exigências disciplinares da Escola; incentivar a criança a participar nas atividades promovidas pela Escola.

Em casa deve-se proporcionar um local adequado em casa para que a criança possa estudar e fazer os trabalhos de casa; respeitar algum silêncio quando a criança estiver a fazer os trabalhos de casa, para que seja um momento de concentração que permita uma melhor apreensão dos conteúdos das aulas, estabelecer, em acordo com a criança, um horário para a realização dos trabalhos escolares.

Em Geral procurar criar o hábito de ser assídua e pontual às aulas;
atribuir pequenas responsabilidades, ajudando a criança a organizar-se nas atividades escolares para torná-la mais independente e segura de si; mostrar interesse em tudo o que a criança realiza, incentivando-a nas pesquisas e esclarecendo dúvidas, sem, no entanto, fazer os trabalhos por ela; favorecer o seu desenvolvimento de acordo com sua capacidade, não fazendo comparações com os colegas, mas estimulando-a a superar-se;
ser otimista perante a vida em geral, criando um ambiente positivo.

Acima de tudo, lembre-se que a escola é também um local de trabalho. É preciso que as crianças tirem o máximo partido do tempo que passam com os colegas e professores e que o façam de uma forma responsável e sentindo que têm todo o apoio que os pais lhes podem dar.

REFLEXÃO DO TEXTO: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA

        A escola não pode ser comparada a um lugar onde se coloca os alunos diariamente, simplesmente porque o sistema prepara-o para recebê-los todos os dias, no intuito de despejar aulas e obrigá-los a aprender o que é transmitido.

        Também, na visão dos pais, não pode ser o local onde os filhos ficam para aprender e, simplesmente os levam e trazem para casa, deixando toda responsabilidade à mercê dos professores e da escola.

        O Educar começa em casa e, juntamente com o aprendizado passado pelos professores e escola, disciplina e ensina o aluno de forma concomitante.

O ambiente escolar tem que ser algo interessante e agradável aos alunos e, para se sentirem a vontade há a necessidade de uma maior interação dos pais com a escola e os professores, contribuindo para um melhor relacionamento e aproveitamento do aluno, tanto nas atividades pedagógicas quanto nas atividades extracurriculares, o qual se sentirá mais seguro para expressar seus sentimentos no relacionamento com relação à escola, professores e alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (308.4 Kb)   docx (239.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com