TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança

Por:   •  20/6/2018  •  Ensaio  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho em equipe: a importância para o desenvolvimento

e aprendizagem da criança.

Francisca Severiano dos Santos

Márcia Jacqueline Ribeiro de Moura Sampaio

Maria Lucilene Alves de Sousa Rosáleia Bezerra de Oliveira

Prof.(a).Mariana Costa

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Licenciatura em Letras Libras e Licenciatura em Pedagogia

Prática Interdisciplinar II

11/06/2018

SUMÁRIO

RESUMO..................................................................................................................................... p.3

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................................... p.4

2 IMPORTANCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA O DESENVOLVIMENTO CRIANÇA.................. p.5

3 O PAPEL DO PROFESSOR NO TRABALHO EM EQUIPE............................................................. p.6

.........................................................

RESUMO

INTRODUÇÃO

O Trabalho em Equipe no ambiente escolar se integra as atividades do corpo docente e direção objetivando a aprendizagem do aluno.

Trabalhar em equipe ou coletivamente realmente não parece tarefa fácil, afinal esse procedimento não faz parte da cultura da maioria de nossas escolas, tampouco da nossa realidade político-social; vivemos numa sociedade liderada pelo neoliberalismo, somos incentivados e obrigados a competir por uma vaga de emprego, por uma vaga no hospital público, por uma vaga na escola ou na universidade pública, por um lugar na fila do banco.

Trabalhar em equipe no mundo corporativo e mais comum que no ambiente escolar onde encontramos resistência de alguns profissionais que acham a prática do trabalho coletivo desnecessária, pois já estão habituados a trabalhar isoladamente.

Quando o professor trabalha sozinho ele não é submetido a análises, avaliações ou até mesmo troca de conhecimentos tornando seu trabalho limitado e não proporcionando melhorias no seu ambiente de trabalho.

Nosso principal objetivo e ultrapassar as barreiras existentes para que o trabalho em equipe aconteça no ambiente escolar, integrando os diretores, o corpo docente, os alunos e pais com ações e tarefas voltadas para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Reunindo toda a comunidade escolar discutiremos as barreiras existentes e traçamos as metas e objetivos para que as soluções sejam benéficas e aproveitadas por todos. Como fundamentação deste trabalho,utilizaremos

1- IMPORTANCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

O trabalho em grupo no ambiente escolar faz bastante sucesso entre as crianças devido a possibilidade de compartilhar suas descobertas com os colegas, essa afinidade entre os participantes do grupo faz com que o professor realize atividades que estimulem as relações sociais e a troca de experiencias.

Na sala de aula, é comum que os alunos tenham mais afinidades com alguns colegas. Isso ocorre por muitos motivos, como gostos semelhantes, convívio fora do ambiente escolar ou mesmo devido à aproximação espontânea no primeiro dia de aula. Apesar de comum, é importante que as crianças interajam com todos ao seu redor. O trabalho em equipe permite essa interação, mas, para isso, o educador precisa estimular essa convivência, reunindo crianças que não sejam muito próximas nos mesmos grupos.

Ao alternar os parceiros, as crianças experimentam papéis distintos e se tornam mais flexíveis para conhecer as ideias dos colegas e expor a eles os seus próprios pensamentos. A junção de saberes de diferentes níveis promove,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com