TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Investigação de Acidente de Trabalho

Por:   •  29/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

CEETEPS – CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”

ETEC DR. GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN

HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

PRÉ-PROJETO DE TCC

INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

Agostinho Donizete dos Santos

Joaquim Carlos Monteiro

René Clímaco de Siqueira

Taubaté – SP

2010

Agostinho Donizete dos Santos

Joaquim Carlos Monteiro

René Clímaco de Siqueira

INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

Pré-projeto apresentado na disciplina de Planejamento deTrabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Orientador (a): Getulio Cesar Kater de Almeida

Taubaté-SP

2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2.  OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

2.2 Objetivo Específico

3. METODOLOGIA

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1. INTRODUÇÃO

Os acidentes do trabalho são fenômenos socialmente determinados, previsíveis e passíveis de prevenção. Ao contrario de constituir obra do acaso como sugere a palavra acidente, os acidentes do trabalho são fenômenos previsíveis, dado que os fatores capazes de desencadea-los encontram-se presentes na situação de trabalho (passíveis de identificação) muito tempo antes de serem desencadeados. A eliminação/neutralização de tais fatores é capaz de evitar/limitar a ocorrência de novos episódios semelhantes, ou seja, além de previsíveis, os acidentes do trabalho são possíveis de se tomar medidas que o evitem.

Afirmar que os acidentes de trabalho são socialmente determinados equivale a dizer que resultam de fenômenos sociais, sobretudo da forma de inserção dos trabalhadores na produção e, consequentemente, no consumo, expressando as correlações de forças existentes em sociedades concretas.

Nos últimos anos, as análises de acidentes de trabalho vêm sendo muito valorizadas como instrumentos coadjuvantes na prevenção desses eventos. O número de profissionais da segurança e medicina do trabalho interessados nos esclarecimentos das causas dos acidentes de trabalho tem crescido consideravelmente, levando ao aumento na procura de cursos de atualização e especialização nesta área, e ainda a realização de discussões de acidentes em reuniões de maneira a propiciar a troca de experiências vividas.

A realidade brasileira em termos de segurança do trabalho é extremamente heterogênea, o que constitui dificuldade adicional para os profissionais da prevenção, uma vez que em seu cotidiano enfrentarão tanto situações cujo diagnóstico é relativamente simples, como situações complexas que exigirão estudo, consulta a especialistas, etc.

A preocupação é bastante grande a ponto de, recentemente o Ministério de o Trabalho colocar a disposição em seu site relato de análises de acidentes no SFIT – Sitema Federal de Inspeção do Trabalho. O interesse pelo tema é evidenicado pela criação de um grupo de trabalho dedicado a discussão e difusão de conhecimentos sobre os acidentes industriais de grande porte.

De modo geral, pode-se dizer que em situações de incidência elevada de acidentes do trabalho, é possível identificar a maioria dos problemas com relativa facilidade, por meio de inspeções de segurança. Trata-se de situações nas quais o desrespeito à legislação é flagrante, com indicação de ações de prevenção calcadas na aplicação das normas legais vigentes. Em boas condições de segurança, com baixa incidência de acidentes, estes dependem da ocorrência de várias alterações, simultâneas ou seqüenciais, na forma de desenvolvimento do trabalho que, por não estarem presentes na situação de trabalho habitual, dificilmente são identificadas por meio de inspeções de segurança clássicas.

O trabalho em tela procura relacionar aspectos conceituais e práticos relativos à análise de acidentes de trabalho, demonstrando de forma objetiva técnicas de investigação para a apuração de forma conclusiva das causas que levaram a ocorrer o evento.

2. OBJETIVOS

O objetivo da investigação de um acidente de trabalho é descobrir a causa ou as diversas causas, estudando-as para poder propor medidas que possam eliminá-las, evitando com isso que o evento se repita.

O objetivo deste trabalho é contribuir para as análises de acidentes de trabalho realizadas por profissionais de segurança e medicina do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com