TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA DE DIVERSOS

Por:   •  14/5/2019  •  Dissertação  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

A LEITURA

Dentre as diversas formas de construção da cultura, reputo o livro como sendo a mais dinâmica e a mais valiosa. Através dele podemos nos informar dos mais variados assuntos, quer seja relacionados com nossa sociedade, quer seja em relação à cultura de outros povos e em qualquer época.

O hábito de ler é de muitíssima importância, porquanto adquirimos novos conhecimentos de mundo e também ampliamos nossos conhecimentos linguísticos. À medida que lemos, novas informações são adquiridas, nos tornamos mais cultos, elevando nossa criatividade e imaginação. Ler nos remete à reflexão sobre quem somos, bem como qual nosso posicionamento na sociedade.

A leitura também tem o condão de mudar a sociedade, haja vista que quanto mais culto for o cidadão, mais desenvolvida ela será.

A cultura modifica hábitos e costumes, nos leva a rever crenças enraizadas, promovendo mudanças que irão refletir na sociedade como um todo, pois a cultura de uma sociedade é exatamente a cultura de seu povo. E nesse particular a leitura tem papel importante, porquanto se trata de um precioso meio de acesso à informação.

A leitura além de se tratar de uma importante atividade na produção do conhecimento, também pode se tornar uma tarefa prazerosa. Esse prazer não é entendido como uma forma de diversão e entretenimento do leitor diante do texto, mas a satisfação que resulta da interação entre leitor e texto.

Mesmo diante de uma obra com linguagem um tanto obscura, onde o leitor tenha que ler e reler boa parte de seus trechos para poder atingir o entendimento do que vem escrito, pode haver prazer no ato de ler. Desde que o leitor sinta motivação e consiga interagir com o texto que lê, a leitura sempre se terá por prazerosa.

Para encontrar o prazer de ler, deve-se fazer uma análise da estrutura textual e buscar alcançar o significado dos termos linguísticos apresentados. Essa hermenêutica ajudará o leitor na busca do atingimento da compreensão do texto, o que lhe revelará conhecimentos antes desconhecidos.

Portanto, o hábito da leitura além de ser uma atividade que eleva os conhecimentos, contribuindo para o incremento cultural do indivíduo, também pode servir como um bom passatempo no dia a dia, principalmente quando se atinge o prazer que a boa leitura pode nos propiciar.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com