TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logistica Com Estrategia De Competitividade

Artigos Científicos: A Logistica Com Estrategia De Competitividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 JUSTIFICATIVA 4

4 PROBLEMÁTICA 5

5 HIPÓTESE 5

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

7 METODOLOGIA 7

8 CRONOGRAMA 7

9 REFERENCIAS 8

1 Apresentação

O tema abordado pelo nosso projeto de pesquisa é a logística na indústria canavieira.

Desde o desenvolvimento do álcool para ser usado como combustível de automóveis pelo governo brasileiro em meados dos anos 70, vem aumentando a quantidade de usinas de beneficiamento da cana-de-açúcar.

Nos últimos anos houve um aumento de interesses por empresas nacionais para o desenvolvimento de itens para indústrias farmacêuticas e perfumaria

Com isso surgindo o problema no transporte da matéria-prima da colheita até as usinas, onde estamos procurando uma proposta de um meio de transporte alternativo ou parcerias entre empresas e governos municipais e estaduais para o desenvolvimento de vias seguras ou novas propostas.

O que é logística

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.

Desde os tempos bíblicos os líderes militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários um planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre o mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos (DIAS, 2005, p. 27).

A busca pela produtividade e pela redução de custos no transporte de cana-de-açúcar vem, nas últimas décadas, tomando uma dimensão importante na cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro. Isto porque a logística e o transporte respondem por, aproximadamente, 12 % do custo total de produção da matéria-prima.

Diferente do transporte rodoviário, o transporte canavieiro tem custo mais elevado, pois a cana-de-açúcar, um produto de baixo valor agregado e baixa densidade (em torno de 400 kg/m³), por não ter “carga de retorno”, faz com que os caminhões que a transportam voltem sempre vazios para as frentes de colheita. Demanda, ainda, equipamentos com grande capacidade volumétrica (CHIIARINELLI, Mário Donizete, Jun. 2008).

2 Objetivo

Esta pesquisa visa demonstrar os meios pelos quais a logística influencia no desenvolvimento e na agregação de valores no processo e no produto final, buscando melhorias que auxiliar na contenção de gastos e na otimização da mão-de-obra.

Tem como objetivo também demonstrar novas maneiras para o transporte mais efetivo de modo que seja beneficio para o produtor, para o comprador e para a sociedade.

Pesquisar novos meios de transporte com a finalidade de obter novas alternativas de distribuição do produto, visando também preservar as vias de transporte rodoviário que tem sua vida útil reduzida devido a grande circulação de veículos pesados.

3 Justificativa

O tema abordado tem um grau de relevância pequeno perante as indústrias, com essa pesquisa visamos encontrar fontes alternativas que possam ser levados em consideração e possam contribuir para o desenvolvimento desse segmento.

O objetivo é auxiliar no transporte visando melhorar para todos, desde o produtor que quer que seu produto chegue ao seu destino final com todas as características predominantes e no menor tempo possível, até o comprador que quer o produto bom a fim de transformá-lo em recurso os quais serão repassados ao consumidor final. Por outro lado visamos também auxiliar a sociedade que devido a esses meios alternativos de distribuição terão benefícios com redução no trafego de veículos pesados isso faz com que a vida útil de estradas aumente com isso os recursos aplicados na restauração das estradas poderão ter outros fins com o intuito de beneficiar a sociedade.

4 Problemática

De que forma a logistica de matéria prima na indústria sucroalcooleiro pode ser um fator de desenvolvimento?

5 Hipótese

Algumas hipóteses:

• Sugerimos a implantação de novos sistemas de gerenciamento estratégicos com a finalidade de monitorar tanto carga quanto os caminhões, para auxiliar no planejamento industrial de produção.

• Parcerias da empresa com órgãos governamentais para a melhoria das vias e contenção de gastos com a manutenção das mesmas contribuindo para a segurança da sociedade local.

• Com a concretização dessa possível parceria é esperada uma redução dos gastos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com