TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos

Por:   •  9/7/2023  •  Projeto de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

Nesta aula foi abordado o tema sobre Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, ou também conhecida como Supply Chain Management - SCM. Se fossemos resumir em poucas palavras este tema, poderíamos dizer que é o conjunto de atividades que envolvem a produção, armazenamento, transporte de produtos e serviços pós-venda desde o ponto de origem até o ponto de consumo. Resumidamente, são todas as etapas necessárias para que os produtos cheguem até os seus clientes.

Se imaginarmos a quantidade de processos, de atividades e pessoas envolvidas para que façam com que os produtos saiam da empresa e cheguem até os clientes começamos a entender a importância deste conceito no gerancimanto de uma empresa. Desta forma, conceitua-se como cadeia de suprimentos a representação da relação entre Fornecedor, Empresa e Cliente. Lembrando que quando falamos de SCM não é apenas uma visão simplista desta relação: dentro de determinados processos podemos ter inúmeros fornecedores, diferentes setores e/ou empresas envolvidas, em conjunto com uma enorme quantidade de clientes formando a cadeia, sendo necessário observar um fluxo extenso de informações, materiais e financeiro, o que demanda controle e gestão estruturada para garantir que esse relacionamento traga beneficíos para as partes envolvidas.

Demonstrado tal conceito, podemos exemplificar com uma empresa de transformação de um determinado produto. A empresa necessita adquirir matéria prima, insumos, equipamento e ferramentas consumíveis de fornecedores. Com isso, os fornecedores vão suprir de todos os itens necessários para que ela faça a produção do seu determinado produto. Neste caso, a empresa terá que gerir todo o processo de transformação de produção até chegar no seu produto acabado. Findo este processo, a referida empresa terá que realizar os processos de conhecimento e posterior distribuição ao cliente final.

Segundo Lourezan & Silva: “O processo de distribuição é o fluxo seguido de um produto desde produto pronto em estoque até o consumidor, ou seja, empresas responsáveis em disponibilizar o produto até seu consumidor final”. (LOUREZAN & SILVA, 2004; TEIXEIRA et. Al, 2004):

Após o entendimento do conceito Supply Chain Management, é fundamental ressaltar a sua principal importância, que é melhorar o nível de serviço ao cliente. Isto significa superar todas as expectativas, entregando produtos na data, quantidade, especificações, qualidade, local e ao menor custo logístico.

A logística entra como um braço estratégico para a SCM, pois é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Para Ballou (2006) “a logística é considerada um processo que incluiu todas as atividades que são de suma importância para a disponibilização de bens e serviços ao consumidor, tornando a logística parte da cadeia de suprimentos”.

Considerando o exposto, a relação entre Supply Chain Management e Logística tem como objetivo final gerar valor. Com isso, é de responsabilidade do profissional da área garantir a entrega e o funcionamento de todas as fases de forma correta, aplicando uma gestão estratégica, considerando fornecedores, estoque, armazenagem, transporte, produção, marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com