TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Memorização de Textos

Por:   •  30/8/2021  •  Artigo  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 4

Para complementar ainda mais seus estudos, além deste vídeo (que está acima preparei algumas explicações adicionais em forma de texto. Leia tudo com atenção antes ou após assistir o vídeo.

Seguem algumas diretrizes para o estudo de TEXTOS TÉCNICOS que irão lhe ajudar a fazer um estudo de melhor qualidade e maior grau de retenção. Como você aprendeu no curso de estudo e memorização, o segredo para o estudo de textos técnicos ou jurídicos não está na leitura pura e simples, nem a memorização por palavras chave ou histórias criativas. Esse tipo de texto exige mais do que mera leitura. No livro “Não Pergunte se ele estudou” que você recebeu (ou receberá em breve) tem uma sequência de processos, mas não precisaremos dele ainda. Vamos focar no estudo das matérias que mais caem e investir no processo de confirmação.

Siga os passos abaixo:

Primeiro passo – Preparação: Prepare bem o local, converse com as pessoas e explique que você não quer ser interrompido durante os estudos. Desligue também todos os equipamentos para que consiga estudar com foco. Lembre-se: nenhuma ligação, mensagem ou notificação é mais importante do que os seus estudos.

Segundo passo – Seleção: Dentro do material que irá estudar, selecione o assunto que será estudado hoje e concentre-se apenas nele. Ignore os demais para que a ansiedade da quantidade de páginas não sabote a sua concentração. O importante é o foco apenas no que será estudado hoje. Amanhã é outro dia! Exemplo abaixo:

Exemplo: Seleção de conteúdo que será estudado hoje:

2. SISTEMA DE PLANEJAMENTO E DE ORÇAMENTO FEDERAL

2.1. FINALIDADES

PAPEL DOS AGENTES DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E DE ORÇAMENTO FEDERAL

2.2.1. SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL
2.2.2. ÓRGÃO SETORIAL
2.2.3. UNIDADE ORÇAMENTÁRIA

Terceiro passo – Atitude Mental: A melhor forma de aprender é ensinar. Nesta etapa eu quero que você esqueça que é estudante. Assuma neste momento a identidade de um professor que vai preparar uma aula sobre o assunto que será estudado. Isso é muito importante: Você agora será um professor, ok? E você vai começar os estudos pelo primeiro tópico do material selecionado. No exemplo o tema é “Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal”.

E qual é o papel do professor?

O papel do professor é decodificar o assunto e facilitar o entendimento do aluno, por isso o texto técnico pode exigir um pouco mais de cuidado do que uma simples leitura. Então siga as etapas abaixo:

1 – Primeira Leitura: É uma visão geral do assunto. Esta leitura é preliminar e não há necessidade de compreensão. O seu objetivo nesta etapa é ter uma visão geral do texto, saber o que você “vai encontrar pela frente” e como irá preparar a aula dos seus “alunos”.

2 – Segunda leitura: Agora leia com calma. Faça pausas se for necessário. Nesta etapa você fará reflexão, pesquisará no dicionário e vai decodificar, ou seja, vai interpretar o texto de uma forma mais compreensiva.

Nesta etapa você também utiliza alguns métodos mnemônicos para memorização de detalhes (informações) importantes como números, datas, abreviações, etc. (uma lista de abreviações, por exemplo, podem ser memorizadas com a técnica de fixação rápida, aula D18 (módulo 4) do curso Estudo Memorização.

Lembre-se: o seu objetivo desta etapa é entender o suficiente para ensinar a outra pessoa, por isso no final do trecho estudado você vai tentar explicar com suas próprias palavras, usando aquelas seis perguntas do processo de estudo. “Creio que você já memorizou elas, certo?”

Estas perguntas permitem que você organize as ideias em sua mente e tenha o entendimento mínimo daquele trecho do texto. As vezes nem todas as perguntas se aplicam ao texto, ou talvez você precise incluir outras, como “qual, por que, etc”. Se neste momento você conseguir explicar, mesmo que pouco, ótimo, estamos começando a construir em sua memória o conhecimento da matéria.

Se não conseguiu explicar de primeira, não se desespere. Faça novamente a segunda etapa até que você consiga explicar para si mesmo a matéria. No começo parece é um processo demorado, mas é apenas impressão. Quanto você “pegar o jeito” verá que é uma estratégia rápida e poderosa de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com