TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mobilidade: O Transporte Aquático

Por:   •  5/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.527 Palavras (19 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Mobilidade: transporte aquático.

        Os transportes aquaviários ou hidroviários são responsáveis pelo deslocamento de mercadorias e passageiros através de barcas, navios , barcos, ou balsas via um corpo de água tais como oceanos, rios, riachos, lagoas e lagos ou canais. Ele pode ser dividido em:

  • Marítimo quando ocorre nos grandes mares e oceanos utilizam navios para o transporte entre países ou podendo ser cabotagem (onde há transporte entre os portos do mesmo país);
  • Fluvial ou Hidroviário meio de locomoção realizado através de hidrovias construídas, ou seja, locais pré-estabelecidos para navegação dentro dos rios, lagos, geralmente feitos através de barcos, Os tipos de mercadorias que costumam ser transportados são sempre os materiais não perecíveis, como carvão, areia, grãos entre outros
  • Lacustre é quando o transporte é feito através de lagos e lagoas.

         É um dos meios de transporte mais importantes para o comércio internacional, pois podem ser transportados itens como petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, entre outros produtos previamente acondicionados em sacas, caixotes ou outro tipo de embalagens, conhecidos como carga geral.

        Com o avanço dos meios de transporte aquático, foi possível desbravar o fundo do mar em um submarino, por exemplo. Existem barcos de muitos tamanhos para todo tipo de atividade, desde comercial a turística.

História do Transporte Aquático

Os barcos surgiram quase ao mesmo tempo da existência do homem racional, assim como ele criou ferramentas como a roda, machados, potes e outros, criou também um meio de transporte que o levasse para locais antes não desbravados por ele, a procura de melhores condições de vida A primeira forma que o homem primitivo encontrou, foi usando troncos de madeira onde amarados com fibra vegetal formaria as jangadas e depois canoas e conforme seu conhecimento ia se aprimorando, utilizou outros materiais como bambu, junco e com o passar dos tempos construiu embarcações maiores que permitissem embarcar pessoas e chegar a lugares ainda mais distantes, utilizando estas pequenas embarcações marítimas ou fluviais.

  • Balsas feitas de ramos de madeira, ligadas em forma de feixe 
  • Balsa de papiro amarada em forma de feixe.
  • Catamarã, típica do Sri Lanka na Índia, consiste em três ou quatro troncos amarrados, o mais largo ao centro.
  • Jangada de bambu feita com duas fileiras de juncos desta planta e equipada com uma espécie de prancha. 
  • Piroga monóxila ou tronco oco de árvore, usado ainda no o início deste século nas terras mais distantes da Escandinávia, e os nativos da África, América do Sul e Austrália continuam escavando grandes troncos de árvores com ferramentas de pedra e fogo.
  • O 1º navio primitivo formado por um esqueleto de couro forrado com couro ainda hoje está no Tibete ao lado do flutuador constituído por uma bexiga de animais inflada; também existe na Groenlândia, onde é chamado de umiak, e na Grã-Bretanha, onde é chamado de coracle.

Primeiramente estas embarcações foram usadas para deslocamentos pessoais e pesca, posteriormente, para transporte de suas produções em troca no regime de escambo. De pequeno porte e impulsionadas pela força muscular que os fazia avançar com os seus pés e mãos, foram aperfeiçoando a técnica com as velas movidas pela força do vento e remos, contando ainda em certos casos, com a ajuda das correntes naturais.

 No período neolítico (cerca de 7.000 a 2.000 a.C.) foram encontrados vestígios de um veleiro em um túmulo sumério, em 4.000 a.C. No Egito e na Mesopotâmia, há indícios de que em aproximadamente 3.000 a.C., haviam redes de canais vinculados a vias terrestres. Ainda, em hieróglifos e pinturas egípcias foram encontrados desenhos de navios e da arte de navegar.

        Os Egípcios, Fenícios e Gregos foram os primeiros a trabalhar na construção de barcos, tanto para o comércio, quanto para as guerras. No antigo Egito, eles eram feitos de cana de papiros, aproximadamente 2500 a. C., e através deles, estes começaram a navegar pelo rio Nilo.

        Já no mar aberto, os que se arriscavam, procuravam ficar próximo da costa, assim poderiam retornar para casa. Um exemplo disso, foi uma população que residia na Polinésia. Posteriormente, em 1200 a.C, os povos de Creta e do Egito já navegavam pelo Mar Mediterrâneo. Em 600 a.C, os Gregos da Jônia e Fócida deram início às navegações por grandes distâncias.

A Expansão Marítima na Europa

        O homem foi capaz de conquistar o mundo depois que conseguiu dominar as águas do mar. As caravelas portuguesas são exemplo disso: foi preciso muito conhecimento para construí-las e sair pelo mar, desbravando-o. Isso permitiu a descoberta de um novo continente e outro rumo para a história mundial.

        Os europeus foram os primeiros a construir um transporte que atravessasse os oceanos. Com o absolutismo e as relações comerciais, vários países da Europa decidiram se aventurar em alto-mar através da Expansão Marítima, no século XV. Todo conhecimento científico sobre os ventos, a invenção do astrolábio e da bússola, a construção das caravelas facilitou a saída dos europeus de seu continente e a chegada ao outro lado do Atlântico. O que desencadeou a descoberta das Américas e sua conquista. Além disso, foi uma grande contribuição para a economia, trazendo novos recursos para a construção naval, viagens longas e novas mercadorias.

A Revolução Industrial, no século XVII, também trouxe um avanço para o transporte aquaviário, pois houve a criação da máquina a vapor, que posteriormente seriam inseridas nos navios. À medida que evoluía, a tecnologia que move o transporte marítimo também evoluiu, em seu princípio era movido o remo, (por escravos ou por homens) condenados0 ou a vela, depois por carvão (vapor) e petróleo (óleo combustível) o que causou muita poluição aos mares do mundo. surgiram os navios movidos a turbinas, Atualmente, já existem tecnologias atômicas (energia nuclear) para movimentar as navegações, para chegar a esse estágio de tamanha eficiência, os transportes precisaram evoluir de acordo com os conhecimentos da humanidade.

Para ter uma ideia, os navios hoje em dia podem aguentar cargas que vão até 500 mil toneladas, enquanto, no século XVIII, eles aguentavam no máximo 1000 toneladas.

  • 1820 - A Inglaterra lançou ao mar o primeiro navio de ferro.
  • 1783 - Foi lançado o primeiro navio movido a vapor.  
  • 1819 - O Savannah, contando com rodas de pás, cruzou o Atlântico, da Inglaterra para os Estados Unidos.
  • 1845 - Deu-se a substituição das rodas propulsoras por hélices.
  • 1870 - Generalizou-se o uso do aço em navios.
  • 1890 - Lançado o primeiro quebra-gelo, o Murtaja.
  • 1897 - Apresentado ao mundo o primeiro navio a turbina.
  • 1911 - Primeiro navio a diesel inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel.

Curiosidades no Transporte Aquático

Freedom Ship Internacional : A Cidade Flutuante

O projeto foi criado na década de 90 pelo engenheiro Norman Nixon, navio gigante que ofereceria um novo estilo de vida para seus habitantes e viajaria pelo mundo, com várias atividades de lazer para pessoas que tenham dinheiro suficiente. Um dos problemas enfrentados para a execução do projeto é a difícil tarefa de atrair capital de risco para a sua construção. O navio teria 1,3 quilômetros de comprimento, 221 metros de largura e 103 metros de altura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (476.8 Kb)   docx (760.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com