TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO

Por:   •  11/11/2018  •  Artigo  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 16

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO

ALEX SANDRO SILVA SANTOS JÚNIOR[1]*

CARLA BEATRIZ TAVARES RODRIGUES*

JOSIELSON RODRIGUES RIBEIRO*

PABLO HENRIQUE SOUSA DE BARROS*

RESUMO: O artigo busca, com base nas literaturas revisadas, mostrar que a música como ferramenta didática pode e deve ser inserida no processo de aprendizagem de todo indivíduo, visto que a importância da música no meio escolar e os benefícios trazidos por ela são de grande ajuda para o professor e aluno. Verificou-se que a música realmente traz melhoras significativas para ambos e que neste processo há uma evolução considerável, principalmente quando o educando relaciona a música ao contexto aplicado, quando ativa habilidades próprias ou que foram desenvolvidas com o auxílio deste recurso e as usa para a absorção do conhecimento propriamente dito. Há diversos posicionamentos tratados que remetem ao ambiente escolar e que podem servir como base para agregar conhecimento no que tange a musicalidade como forma aplicável na vida acadêmica, o que abre um grande leque de possibilidades a serem trabalhadas no contexto escolar ou fora dele.

PALAVRAS-CHAVE: Música. Aprendizagem. Meio escolar.

1 INTRODUÇÃO

O modelo educacional necessita cada vez mais de recursos para proporcionar uma boa base educacional ao discente. Isso não se fundamenta apenas nos ciclos iniciais do aprendizado, do ensino fundamental, médio, adulto ou do projeto que a instituição de ensino irá proporcionar. É pensando nisso que, ao utilizar-se de técnicas diferentes ou trazer de volta o que fora esquecido, muitas vezes faz-se com que haja evolução ou um consenso na forma de educar, claro que se baseando em estudos, pesquisas e experiências contextualizadas no âmbito escolar.

 Sendo assim, a adoção de um recurso como a música tem por finalidade não só uma aproximação do aluno ao ambiente escolar, mas sim, tentar fazer com que as didáticas, formas de aprender e de lidar com essa ferramenta realmente contribuam para um melhor aperfeiçoamento da absorção do conhecimento. Por sua vez, isso melhorará e evitará que o ensino caia em decadência, crie colapsos nos projetos pedagógicos ou perca a sua característica.


Portanto, mesmo a música servindo como meio para o desenvolvimento individual, ponte de aproximação e transformação da consciência do indivíduo/aluno, sendo de fácil acesso, ainda se encontram questionamentos, ou seja, como podemos e de que forma introduzir a música dentro das escolas e qual a contribuição dela para o aprendizado do discente?

Essas questões se sustentam devido ao ensino da música ter deixado de ser obrigatório nas escolas e que essa área do conhecimento, desde a sua exclusão, vem sendo esquecida, excluída do currículo nas escolas.

Dessa forma, esta pesquisa bibliográfica tem por finalidade verificar e confirmar as possiblidades de inserção e utilização dessa ferramenta no ambiente escolar como forma de aprendizado. Tem-se como objetivos específicos a viabilidade desses recursos dentro das instituições que atendem os discentes e suas necessidades, assim como dar veracidade a tal possibilidade em relação ao seu uso junto às crianças, jovens e adultos.

2 A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO

O fator aprendizado está diretamente ligado com o fator necessidade de aprendizagem. Pois de uma forma ou de outra, tem-se uma rejeição de conceitos sobre metodologias de ensino que foram rotuladas como desnecessárias e que hoje ainda se encontram presentes no século XXI. Sendo assim, as mudanças feitas anteriormente interferem diretamente no uso dessa ferramenta, que muito resiste, mas ainda assim, persiste em países desenvolvidos onde sempre foram usadas como modelo de uma base curricular, beneficiando tanto a escola como quem participa dela.

2.1 Conceitos

A música é uma forma de arte que constitui da combinação de vários sons e ritmos. Por isso conseguimos transparecer as nossas expressões, emoções e sentimentos através dos sons, tudo isso segundo uma pré-organização ao longo do tempo e sua evolução.

Desde criança brincadeiras de roda e cantigas propiciam nosso contato inicial com melodias e canções, contato esse que ganha dimensão cada vez maior com o passar dos anos. Música é, afinal, parte de qualquer cultura e reflete valores e costumes de toda sociedade.

Entende-se também que a música é uma linguagem universalizada e como tal possui uma importância no desenvolvimento harmonioso do ser humano, no seu potencial e em sua conscientização na relação entre mente e corpo, sensibilidade e razão e no próprio processo de socialização do aluno.

Parafraseando Loureiro (2008) percebe-se que é essencial uma análise para redimensionar a importância da música na escola e as condições necessárias para que este recurso tenha um valor significativo no real processo de educação escolar.

Sendo assim, a música é, sem dúvida, uma fonte inesgotável de conhecimento e sua frequente prática estabelece no indivíduo uma sensação de tranquilidade e felicidade. E acima de qualquer objeção, a música é e sempre será um ótimo recurso de expressividade humana, além de ser um instrumento facilitador na coordenação motora, no aumento considerável de atenção e na inserção escolar.

2.2 A importância da música nas escolas

Em relação a abordagem musical no ambiente escolar, sabe-se que há uma espécie de unanimidade de posicionamentos em relação a música e seus poderes por parte dos mais diversos autores. O potencial desta ferramenta serve como uma forma de integração social e construção de identidades que levam a aquisição de conhecimentos. E para que isso ganhe ainda mais força, precisa-se mostrar que a música também pode ser inserida como forma de alfabetização, meio para resgatar a cultura de um povo e até para a própria construção do aprendizado.

Ou seja, deve-se pensar

No contexto de uma educação voltada para a transformação social, a educação musical centra-se na busca do equilíbrio entre o didático e o artístico, proporcionando ao aluno a aquisição do conhecimento musical organizado e sistematizado, ao mesmo tempo que favorece o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da sensibilidade. Uma educação musical inserida na formação integral do indivíduo. (LOUREIRO, 2008, p. 128).

Percebe-se que essa educação não é uma ilusão e não está distante do que muitos docentes e até profissionais da área buscam. Visto que até nos primórdios da humanidade havia uma forma musical de ensino presente na vida acadêmica. Isso fica nítido nas palavras de Bréscia (2003) mencionando que mesmo os povos da antiguidade oriental e clássica já usavam a música para ensinar os jovens e as crianças. Essa ferramenta já era colocada como um conjunto essencial para o currículo mesmo nos tempos mais remotos, mostrando assim a sua verdadeira importância no processo educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com