TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização da Escola

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.164 Palavras (29 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

2.1 Identificação do Campo de Estágio.....................................................................5

2.2 Análise dos Documentos Oficiais........................................................................6   2.3 A organização da Escola.....................................................................................7

2.4 Análise do Projeto Político Pedagógico...............................................................9

2.5 Entrevista com o Supervisor de campo............................................................. 11

2.6 Observação das aulas deMatemática................................................................13

2.6.1 Diário de observação 01...........................................................................13

2.6.2 Diário de observação 02...........................................................................14

2.6.3 Diário de observação 03...........................................................................15

2.6.4 Diário de observação 04...........................................................................16

2.7 Elaboração do Projeto.........................................................................................17

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................19

4 REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS........................................................................20



  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é o primeiro contato que temos com o nosso futuro campo de atuação. Sendo assim, esse trabalho vem relatar a importância da escola, do aluno e do professor. A escola é quem tem a função de acolher a todos, do mais pobre, ao mais rico. É através da observação que começamos a compreender as ações pedagógicas, e nos possibilita fazer uma reflexão crítica, lançando assim um novo olhar sobre o ensino e a função do educador.

        Ao estagiar, comecei a enxergar a educação com outros olhos, procurei entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos funcionários que a compõe. Com isso fazer uma avaliação do ambiente, e procurar meios para participar de uma maneira positiva.

Antes de iniciar o estágio Supervisionado de licenciatura em Matemática, tinha insegurança e receio de não desenvolver um bom trabalho em sala de aula. Medo de não conseguir dominar a classe, de não saber todo o conteúdo necessário e até mesmo um certo desespero em lecionar. Mas como estagiária, atuando no interior da escola, pude compreender a realidade escolar. Comecei a ter um entendimento mais claro das situações que ocorrem dentro da escola. Assim sendo, com o estágio pude identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que poderão surgir. Passei a desenvolver mais o raciocínio, o espírito crítico, além da liberdade para usar a criatividade. Com o estágio aprendi a unir teoria à prática.

Com isto, entendi que o fato de o estágio ser supervisionado por um professor o torna um treinamento, uma certa forma de profissionalização, pois comecei a vivenciar o que tenho aprendido na universidade, pois passei a perceber como os conteúdos podem ser uteis na prática e ainda é uma ferramenta que faz toda diferença para nós, que estamos entrando para a educação brasileira.

O Estágio Supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências da universidade. Ele é uma oportunidade de crescimento profissional.

Este projeto não tem só o propósito de descrever as etapas do estágio, mas também serviu como um ponto de partida, para comparar experiências que já vivi, com as que ainda estão por vir. Observei 4 turmas do ensino fundamental, do turno vespertino, composta por uma professora, e em média 30 alunos. Lembrando que o meu objetivo não foi avaliar as ações dos alunos, mas sim as diferentes formas de aprendizagem que são oferecidas. E o período do Estágio foi a oportunidade que tive de entender, compreender e analisar a teoria e a prática vivenciada na escola.                    

                 O estágio Supervisionado contribuiu para minha formação, pois a partir daí compreendi que o papel do professor é fundamental para a construção dos alunos, e me possibilitou reflexões acerca da profissão docente e da minha identidade, enquanto educadora.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Estadual Professora Dioguina Augusta Santana, localizada na Rua Magalhaes Pinto, nº271, Centro, Nova Belém, é uma rede de ensino pública, onde atende cerca de 398 alunos e tem uma área de 2.175m², sendo considerada uma empresa de grande porte, foi fundada no dia 30 de Setembro de 1962, contando com um quadro de 57 funcionários, entre eles professores, secretários, auxiliares de serviços gerais, supervisoras, e a Diretora Aparecida da Penha Silva de Paula. Na Escola possui: Alimentação escolar para os alunos, Água filtrada, Água da rede pública, Energia da rede pública, Esgoto da rede pública, Lixo destinado à coleta periódica, Acesso à Internet, Computadores administrativos, laboratório de informática para alunos, Retroprojetor, Projetor multimídia (Datashow), Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Cozinha, Biblioteca, Banheiro dentro do prédio, Sala de secretaria, Refeitório, Área verde e quadra para as aulas de Educação Física e outros eventos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (263.2 Kb)   docx (83.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com