TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Marketing

Por:   •  26/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO/AFYA

KAROLLYNE GUIMARÃES ARANTES

MATRÍCULA: 1500545

APLICAÇÃO PRÁTICA 1.

PESQUISA DE MARKETING

Duque de Caxias - RJ

2023

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        01

2 DESENVOLVIMENTO        02

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        04

REFERÊNCIAS        05

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, exploraremos em detalhes cada uma dessas variáveis incontroláveis, destacando sua importância e aplicabilidade no contexto dos negócios. Compreender esses fatores externos é essencial para que as organizações se adaptem, identifiquem oportunidades e enfrentem desafios no mercado altamente competitivo e em constante evolução. Ao analisar as variáveis demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais, podemos obter insights valiosos para orientar decisões estratégicas, segmentação de mercado e desenvolvimento de produtos, criando uma base sólida para o sucesso empresarial.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Demográficas: As variáveis demográficas estão relacionadas à composição da população, incluindo idade, gênero, renda, educação, tamanho da família e distribuição geográfica. As informações demográficas são fundamentais para a segmentação de mercado. Empresas podem direcionar produtos e mensagens de marketing de acordo com grupos demográficos específicos. Por exemplo, ao reconhecer que uma população está envelhecendo, as empresas podem adaptar seus produtos e serviços para atender às necessidades desse grupo demográfico.
  2. Economia: As variáveis econômicas incluem taxas de juros, inflação, desemprego, crescimento do PIB, câmbio e ciclos econômicos. O ambiente econômico afeta diretamente a demanda por produtos e serviços. Por exemplo, em uma economia em crescimento, as empresas podem esperar maior demanda. Em contraste, recessões econômicas podem diminuir o poder de compra dos consumidores. As empresas precisam ajustar suas estratégias de preços, investimentos e planejamento de produção com base nas condições econômicas.
  3. Naturais: Variáveis naturais referem-se a fatores ambientais, como mudanças climáticas, recursos naturais, desastres naturais e sustentabilidade. Para indústrias como agricultura, turismo e energia, as condições naturais são cruciais. As empresas podem ser impactadas por mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e regulamentações ambientais. Além disso, a sustentabilidade tornou-se uma preocupação importante para consumidores e empresas, afetando decisões de produção e marketing.
  4. Tecnologia: Variáveis tecnológicas envolvem avanços tecnológicos, inovações, automação e digitalização. A tecnologia está transformando indústrias inteiras, criando oportunidades e desafios. Empresas que adotam tecnologias emergentes podem melhorar a eficiência, a qualidade dos produtos e a experiência do cliente. Por outro lado, aquelas que não acompanham as tendências tecnológicas correm o risco de ficar obsoletas.
  1. Políticas: As variáveis políticas incluem regulamentações governamentais, políticas fiscais, relações internacionais e mudanças políticas. Políticas governamentais podem afetar indústrias de várias maneiras, desde impostos e regulamentações ambientais até acordos comerciais internacionais. Empresas precisam estar cientes das políticas e regulamentações que podem impactar seus negócios e ajustar suas estratégias em conformidade.
  2. Culturais: Variáveis culturais envolvem valores, normas sociais, crenças e tendências culturais que influenciam o comportamento do consumidor. Compreender a cultura é vital para o marketing eficaz. As empresas devem adaptar suas mensagens e produtos de acordo com as preferências culturais. Falhas na compreensão da cultura podem resultar em campanhas de marketing ineficazes ou até mesmo em ofensas culturais.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cada uma dessas variáveis incontroláveis desempenha um papel fundamental no ambiente de negócios e pode representar oportunidades ou ameaças para as empresas. A capacidade de monitorar e se adaptar a essas variáveis é essencial para o sucesso no mercado em constante mudança. Empresas que reconhecem a importância dessas variáveis podem desenvolver estratégias mais eficazes e tomar decisões informadas.

REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS

Disponível em: <www.portalglobo.blog.br/2016/07/tcc-nao-e-mais-obrigatorio-segundo.html>. Acesso em: 01 Fev. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (193.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com