TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política socioambiental da organização

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera Polo Pitangui-Mg

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Polo: Pitangui

Anna Carolina Oliveira Costa de Amorim- RA:

Tutor à distância: Ana Cristina S. Aquino

PROINTER II – RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS DE TECNOLOGIA

Pitangui- Minas Gerais Novembro 2017

Anna Carolina Oliveira Costa de Amorim- RA: 5388267634

Tutor à distância: Ana Cristina S. Aquino

PROINTER II – Relatório Final

Trabalho realizado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Polo Pitangui-Mg, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer- Projeto Interdisciplinar.  

Pitangui- Minas Gerais Outubro 2017

Resumo:

O trabalho apresentado abaixo, tem como foco o SGA da escola de artes Villa 7 Núcleo de Artes e Tecnologia, foram estudados os pontos positivos e negativos da mesma , e escolhidos três itens para implantação ou melhoria. Os itens escolhidos foram selecionados de acordo com as matérias estudadas no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Foi feito um levantamento socioambiental em toda a empresa e passado ao sócio fundador, o mesmo em uma reunião decidiu quais pontos seriam trabalhados. Havia pequenas mudanças a serem feitas, estas apresentadas no relatório parcial deste. Esperamos que com a aplicação de um sistema de gestão ambiental definido para preservação do meio ambiente da empresa citada e para dar maior visibilidade á empresa e tenhamos sucesso com a política de sustentabilidade aplicada na escola.

Palavras chave: Socioambiental. Preservação. Sustentabilidade. Ambiental. Levantamento.

Sumário:

1.Introdução: ........................................................................................... 5

2Desenvolvimento: .................................................................................. 6

 2.1 Levantamento de campo: ................................................................. 6

 Resultados: ..............................................................................................  8

 2.2 Propostas de melhorias: ...................................................................  9

 3.  Considerações finais: ......................................................................... 10

 Bibliografia: ............................................................................................  11

 Anexo: ......................................................................................................  12

  1. Introdução:

Este estudo visa demonstrar propostas de melhorias em relação ao posicionamento de uma escola de artes  nesse caso a Villa 7 Núcleo de Artes e Tecnologia,fundamentado a partir de um levantamento de campo preciso, ao seu impacto socioambiental, de modo que não coloque em risco as necessidades das futuras gerações. Todos somos responsáveis pela preservação ambiental: Governos, empresas e cada cidadão. Dessa forma, foram estudados todos os processos da escola, desde os fatores externos aos fatores internos, e a partir daí foi gerado uma planilha com três sugestões que tem como maior objetivo a sustentabilidade e o fortalecimento de um sistema já adotado pela empresa e para que haja eficácia no SGA. A abordagem do tema demonstra à importância de uma política efetiva de combate a degradação do meio ambiente por grandes empresas, pois se por uma lado a mesma é responsável pela contratação de grande capital humano por outro deve se preocupar com os resultados que a produção de resíduo implicará ao seu redor. Tornando assim o meio ambiente um lugar agradável e acolhedor. “Precisamos deixar claro que qualquer modelo apresenta limitações, quando consideradas as características específicas, estágios de desenvolvimento, formas de gestão e recursos disponíveis em cada organização.” (PEREIRA; SILVA; CARBONARI, 2011).

 2.Desenvolvimento:

             A escola de artes Villa 7 Núcleo de Artes e Tecnologia , foi escolhida como fonte da pesquisa aqui desenvolvida por ser uma empresa recém fundada , o que torna o desenvolvimento do trabalho mais interessante por poder corrigir os erros e implantar as soluções ainda no processo de desenvolvimento do SGA da mesma.

2.1Levantamento de Campo:

             Política socioambiental da organização:

 Qual o posicionamento da organização em relação à questão socioambiental?

     A Villa 7 Núcleo de Artes e Tecnologia se mostra muito preocupada com o impacto que pode causar no meio ambiente, ainda que pequeno por não produzir resíduos em grande escala.Na sua atuação no cenário educacional a empresa tem um papel de responsabilidade social e ambiental inerente.

 Há consciência socioambiental por parte dos proprietários, funcionários, clientes e fornecedores?

     Existe uma consciência socioambiental por parte dos colaboradores e clientes. A empresa implantou o uso de copos individuais á fim de diminuir o uso de copos descartáveis e os clientes adoraram a ideia. Trocou também as lâmpadas amarelas por fluorescentes.

 E comprometimento?

     Sim, existe comprometimento por parte da escola e de seus colaboradores e alunos, assim que a pesquisa de campo foi iniciada a empresa se propôs a trabalhar todos os pontos negativos com relação ao impacto socioambiental produzido pela mesma.

 Existe uma política socioambiental definida na organização? Se sim, qual? Descreva.

    Ainda não existe uma política socioambiental definida na organização, ainda que se preocupe com o impacto produzido no meio ambiente, a empresa não definiu qual a melhor política a ser adotada para que isso seja solucionado.

 Quais são os tipos de resíduos produzidos pela organização?

    A empresa produz restos de papéis, copos descartáveis e lixo orgânico. Em pequena quantidade, mas que gera um acúmulo no fim da semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (277.3 Kb)   docx (133.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com