TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Portfólio de Tricologia

Por:   •  11/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO DE TRICOLOGIA E ESTÉTICA CAPILAR

BOA VISTA – RR

OUTUBRO/2018

INSTRUMENTO AVALIATIVO

As dermatofitoses, infecções cutâneas causadas por fungos queratinofílicos, são classificadas como patologias cosmopolitas e endêmicas em todo o mundo, uma vez que sua distribuição geográfica mostra-se bastante variável em relação a frequência das espécies dos microorganismos envolvidos e dos sítios anatômicos mais acometidos. Sendo assim, com base nos artigos científicos indicados, em conjunto com seu conhecimento prévio sobre essas patologias:

  • Quais são os principais fatores que podemos atribuir a essa epidemia mundial?

Os fatores hormonais, alimentares, emocionais, climáticos e higiênicos.

  • Quais são as ações que os órgãos governamentais de saúde, bem como a população, devem tomar para conter os avanços dessas patologias em questão?

É preciso ter conhecimento dos causadores das patologias, pois se a população tem conhecimento ela pode se prevenir e o tratamento pode ter mais eficácia. Além de ter os cuidados higiênicos redobrados. A primeira regra é esclarecer os pacientes sobre o caráter crônico recidivante da doença. Assim, o indivíduo, ciente do curso da doença, demonstra maior aderência ao tratamento.

  • Tomando por base a região no qual você reside, qual o perfil epidemiológico das patologias relativas ao couro cabeludo?

SEBORRÉIA: Apresenta-se como uma oleosidade excessiva da pele, não apresenta descamação ou vermelhidão.

DERMATITE SEBORRÉICA: Trata-se de um quadro inflamatório crônico. As erupções cutâneas características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção sebáceas.

ALOPÉCIA: É a redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele.

TRICOTILOMANIA: É provocada pelo hábito de arrancar o cabelo, ou por penteados que acarretam tração constante na raiz do cabelo. Causando assim uma alopecia traumática.

PSORÍASE: Caracterizadas por placas avermelhadas cobertas de escamas brancas ou rosadas.

CASPA: Caracterizada pela descamação de flocos esbranquiçados soltos de tamanho variável em couro cabeludo de aspecto geralmente normal. As escamas podem ser secas ou recobertas por um leve filme de gordura, estar localizadas em uma ou mais áreas limitadas ou, mais comumente, envolver todo o couro cabeludo.

PEDICULOSE: A pediculose da cabeça é uma doença parasitária, causada pelo Pediculus humanus var. capitis, vulgarmente chamado de piolho. Atinge principalmente crianças em idade escolar e mulheres.

A MALASSEZIA SP: se caracteriza por manchas avermelhadas e até mesmo caspa no couro cabeludo, causando incômodos e consequentemente ferimentos.

A ocorrência das Dermatomicoses apresenta variação regional. No Brasil, é mais frequente em crianças até a puberdade a Tinea capitis (agente mais comum é o Microsporum canis) e no adulto os outros tipos de tinea (agente mais comum é o Trichophyton rubrum).

TINEA CAPITIS: é uma infeção do cabelo e do couro cabeludo causada por fungos dermatófitos dos géneros Trichophyton e Microsporum. As manifestações clínicas podem ser ligeiras, semelhantes à dermatose descamativa não inflamatória, ou mais acentuada, com lesões inflamatórias e alopécia, podendo evoluir para formas mais graves, tais como as lesões do tipo Kérion celsi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com