TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas

Por:   •  3/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações.

Identificação da tarefa: Tarefa 3. Envio de arquivo.

Pontuação: 7 pontos.

Tarefa 3

INTRODUÇÃO

A discussão dos aspectos relacionados à segurança e saúde no trabalho evolui com o passar dos anos, atrelada principalmente aos efeitos nocivos e aos riscos das atividades laborais que afetam a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, a sua segurança individual e coletiva. Conforme o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (2021), existem aproximadamente 305 bases de distribuição de combustíveis líquidos autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com 41808 postos revendedores.

Apesar de ser um setor extremamente importante para a economia, com a geração de empregos e, consequentemente, com a comercialização de seus produtos, diversos são os riscos que os seres humanos e o meio ambiente estão expostos, devido a frequente exposição a agentes biológicos, químicos e físicos. Logo, é de suma importância desenvolver estudos e métodos que busquem analisar e mitigar as interações existentes entre esse meio ambiente de trabalho e seus efeitos nos trabalhadores, sempre visando o bem estar a saúde de todos.

Dessa forma, o presente relatório foi elaborado com o objetivo de avaliar quais os riscos existentes em um posto de combustíveis, líquidos e inflamáveis, situado na cidade de Petrolina – PE. Portanto, esse estudo busca verificar se o estabelecimento está atendendo as normas vigentes de Prevenção e Controle de Risco em Máquinas e Equipamentos, fundamentado principalmente na NR12.

OBJETIVO 

Identificar e avaliar se o estabelecimento está atendendo as normas vigentes no que se refere ao sistema de combate à incêndio, instalações sanitárias, telhado/cobertura da área de abastecimento dos veículos, tanques de armazenamento de combustíveis e bombas de abastecimento, tanto na identificação dos dispositivos de segurança no local quanto a avaliação do estado em que se encontram.

Além disso, objetiva-se elaborar uma análise crítica do programa de manutenção atual do posto.

SISTEMA DE PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Durante a visita in loco foi possível verificar que os sistemas de proteção e combate a incêndio estão em locais de fácil acesso, com sinalização e proteção adequada, conforme determina as normas técnicas de seguranças. O posto de combustíveis possui três extintores de classe A, 3 de classe B e 2 de classe C, com placas de identificação e marcação do piso. Entretanto, o mesmo não apresenta sistema de hidrantes, o que representa um risco aos trabalhadores e a vizinhança, visto que a brigada de incêndio mais próximo fica a, aproximadamente, 5 km de distância e em uma área central com fluxo de trânsito intenso.

Todos os funcionários do estabelecimento foram treinados para atuar na prevenção e no combate de incêndios. Dessa forma, são capazes de tomar decisões que preservem a vida das pessoas que estão no local e minimizem os impactos destrutivos de uma emergência ou sinistro. Porém, a falta de hidrantes ou de um sistema de água que possa ser capaz de combater um incêndio pode dificultar bastante o trabalho desses colaboradores.

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

As instalações sanitárias não se mostraram adequadas e não apresentaram as condições mínimas de higiene. Como no local trabalham somente homens, existe apenas uma instalação sanitária, não dispondo de chuveiro. Além disso, foi possível observar a falta de higienização do ambiente, bem como a falta de papel higiênico e da tampa do vaso sanitário. Um outro problema identificado é que esta instalação também é aberta aos clientes, o ideal seria que fosse reservado apenas aos funcionários e que existisse uma outra instalação para os clientes.

De ponto positivo, deve-se ressaltar o fato de que a rede de esgoto da instalação sanitária do posto de combustíveis é segregada dos demais efluentes e lançados de maneira correta na rede de esgoto pública.

TELHADO/COBERTURA DA ÁREA DE ABASTECIMENTO DOS VEÍCULOS

Atendendo aos padrões estabelecidos pela rede de postos de combustíveis, o telhado/cobertura da área de abastecimento dos veículos é composto por uma estrutura metálica que protege toda a área. A estrutura possibilita uma boa circulação da ventilação natural devido a altura da estrutura do telhado (aproximadamente 6m), isso faz com que a concentração de vapores seja reduzida, bem como os riscos de explosões.

TANQUES DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS (ENTERRADOS OU SUSPENSOS)

O estabelecimento possui três tanques subterrâneos de armazenamento de combustíveis, sendo estes equipamentos regulamentados e fiscalizados periodicamente pela agência responsável, conforme as normas estabelecidas. Segundo o gerente do posto, cada tanque tem uma capacidade média de 30 mil litros. Um dos tanques é exclusivamente para o etanol e os demais para a gasolina. Normalmente, os de gasolina são abastecidos com maior frequência.

Os combustíveis são recebidos no estabelecimento de forma a granel, por meio de caminhões tanques da própria rede do posto. Para que o combustível seja descarregado é preciso realizar uma série de ações que permitam minimizar os riscos da operação. Inicialmente, é medido o volume do tanque de armazenamento, para evitar possível transbordamentos, posteriormente é feito um teste de qualidade na gasolina/etanol recebido para verificar critérios estabelecidos pela rede. Com a avaliação positiva do teste, têm-se início a etapa de descarregamento.

Para que os riscos do descarregamento sejam minimizados, o funcionamento das bombas próximas ao tanque é interrompido e a área é isolada com cones e fitas que demarcam o local. Para evitar um maior número de pessoas expostas aos riscos físicos, químicos e biológicos, apenas um funcionário e o motorista do caminhão acompanham o descarregamento. Além disso, pessoas que estão próximas aos tanques são informadas dos riscos e convidadas a se afastarem e não usarem aparelhos eletrônicos, cigarros, isqueiros e demais itens que possam vir a gerar maiores riscos para as pessoas que estão no local.

BOMBAS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

O estabelecimento possui 3 bombas de abastecimento de combustível. Esses equipamentos são eletrônicos do tipo gabinetes e duplos. Sendo assim, as bombas são divididas da seguinte forma:

  • Bomba 01: Gasolina comum e Gasolina Aditivada;
  • Bomba 02: Gasolina comum e Etanol;
  • Bomba 03: Gasolina comum e Etanol.

Durante a visita, foi possível observar que todas as bombas possuem selos de inspeção atualizados pelo órgão fiscalizador e que os equipamentos estão em ótimo estado de conservação.

ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO

Com a visita in loco e através de relatos dos funcionários da rede de postos de combustíveis, foi possível verificar que, de modo geral, os equipamentos estão em bom estado de conservação. Para que os equipamentos e máquinas estejam conservados, o posto utiliza um método de manutenção preditiva e exige que os trabalhadores conservem não apenas os equipamentos, mas também todo o estabelecimento. Dessa forma, é necessário dispor todos os materiais de maneira organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com