TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de Texto

Por:   •  20/3/2019  •  Resenha  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

Profuncionario

Aluna: Silvana Maria Guedes

Curso: técnico em alimentação, infraestrura, multimeios e secretaria escolar

 

O presente módulo se refere ao ato de ler, compreender e produzir diversos textos e documentos do cotidiano escolar com mais autonomia e em diferentes linguagens, tudo isso, como um processo de construção da cidadania através do desenvolvimento de uma leitura mais reflexiva e critica. Nesse sentido, vale ressaltar as questão referentes a coesão e coerência dos textos, Pois é preciso que as frases e os parágrafos estejam conexos, aumentando o grau de compreensão do leitor, observando-se, é claro, a objetividade do texto.

O memorando é uma comunicação escrita de circulação interna, somente para funcionários é uma forma de correspondência muito comum em empresas e repartições. Pode ser enquadrada como correspondência oficial e comercial. Sua principal característica é a agilidade, por ser um documento de tramitação rápida, o memorando dispensa determinadas formalidades como “prezado senhor”, “respeitosamente”. Temos que tomar cuidado ao escrevê-lo, pois, também não pode ser tão informal, ou seja, não se deve parecer com uma carta pessoal tendo saudações intimas no final. Por ser um documento sintético, deve se tratar um só assunto em cada memorando.

A circular, é uma correspondência enviada ao mesmo tempo para diversas pessoas. Por ser de caráter multidirecional, a circular deve ser reproduzida em vias ou copias de igual teor, e essas copias recebem o nome de (oficio circular, memorando circular). Sua grande vantagem em relação a outros tipos de comunicação é a possibilidade que oferece de abranger muitos setores ao mesmo tempo. A estrutura de uma circular é similar à do memorando: cabeçalho - nome da empresa que envia ou logotipo, número; vocativo; mensagem; local, data e assinatura.

O correio eletrônico é reconhecido como o avanço tecnológico nas comunicações oficiais, também conhecido como e-mail, é ágil na transmissão de documentos, e de baixo custo. Não se deve esquecer, para que a mensagem transmitida por correio eletrônico tenha valor documental, é necessária a certificação digital que comprove a identidade do remetente.

A ata é um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias ela  não admite espaços grandes entre as palavras, para evitar que haja acréscimos posteriores. Se durante a redação da ata, o secretario cometer algum erro, jamais poderá apagar com corretivo etc., ele deve usar  a expressão “digo”  para retificar. Os números serão sempre escritos por extenso. Na introdução deve constar data, local, horário de inicio, nomes do presidente e do secretario. No encerramento, emprega dizeres como: “Nada mais havendo a tratar, o senhor presidente encerrou a sessão...” Ao final, são necessárias as assinaturas do presidente, do secretário e dos demais participantes.

Por fim esse módulo trata-se de uns dos assuntos mais importantes na área da educação, que é a leitura bem compreendida onde poderá produzir textos com qualidade e autonomia em diferentes linguagens tanto na escrita como gráfica ou artística. Através da escrita e da comunicação é que vivenciamos as emoções e também exercitamos o imaginário. Não basta só escrever textos ou produzi-los os mesmos tem que ser coesos e coerentes. Foi através deste módulo que podemos compreender como funciona a produção de vários textos.

Pratiques

1-  Prepare uma homenagem a alguém.: entreviste um de seus colegas de trabalho; uma pessoa que você admire ou com quem tenha afinal idade. Pergunte dados de sua vida pessoal, quando e onde nasceu, onde passou a infância, se tem filhos, o que mais gosta de fazer, de comer, onde trabalha e há quanto tempo, se gosta do que faz, de que tem saudades, de seus projetos, de desejos.

Entrevista com professor.

Nome Carlos Niero  Filho, nasceu em São Paulo na cidade Esmeralda em 20 de setembro de 1970, estudou na idade adulta, fez faculdade de matemática por querer algo mais para si e sua família. Veio para o Mato Grosso a procura de trabalho e exercer sua profissão de professor, chegando em Nova União no dia 09/02/2004, e ali permaneceu por muitos anos. Em seguida foi nomeado diretor de uma escola, fez um trabalho brilhante dando oportunidade de ser alguém com sonhos e projetos. Foi então que esse homem que trazia alegrias para muitos  teve uma decepção, sua esposa resolveu não fazer mais parte de sua vida. Veio para Cotriguaçu, e tivemos a honra de conhecê-lo. Um amigo verdadeiro, um profissional competente e um pai nunca visto. Com sua infinita bondade deu a mim a oportunidade de fazer parte d vida desse homem tão incrível, agradeço a vida por hoje estarmos juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com