TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: MATEMÁTICA - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: Observação de criança(s),adolescente(s) e/ou jovensno espaço escolar na educação básica (Educação Infantil, EnsinoFundamental I e II ou Médio )para compreender característicasque ressaltam odesenvolvimento físico-motor,afetivo-emocional, intelectual, moral ou social desses sujeitos.

ALUNO E MATRÍCULA: PABLO SOARES DE AQUINOS – 202004307584

LOCAL E DATA: BRASÍLIA/DF 05/06/2020

1 - OBJETIVOS

Identificar as características do desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, moral ou social nos sujeitos determinados acima.

Desenvolver um relatório sobre a observação realizada para entender como essascaracterísticas influenciam o desenvolvimento da aprendizagem nesses sujeitos.

Relacionar teoria e prática para entender os fenômenos observados e para a escritado relatório.

2 – INTRODUÇÃO TEÓRICA 

Curiosamente um cientista famoso que teve bastante influencia na pedagogia, chamado de Jean Piaget, era biólogo. Ele se posicionava firme com a sua atenção no desenvolvimento e estágios da criança com uma visão psicológica. Os seus estudos contribuíram  para entender a evolução de um bebê, ainda em fase de amamentação ou até mesmo um adolescente prestes a encarar a fase adulta. E uma de suas teorias, chamada de Assimilação e Acomodação, afirma que  as crianças não raciocinam como os adultos, e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e simbolos da maturidade psicológica.

3 –PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para a realização deste trabalho, fez necessária a observação durante 03 dias  de uma criança (meu filho) de 07 anos, estudante da rede pública de ensino e cursando o segundo ano do ensino fundamental, morador de cidade satélite de Ceilândia no Distrito Federal. Atualmente os pais por conta da quarentena estão atuando como home office, e a criança juntamente com seus outros dois irmãos (um menino de 04 anos e uma bebê de 01 ano) ficam em casa, pois a escola, assim como outros estabelecimentos ainda não tem autorização para funcionar, e para evitar contaminação pela Covid-19, também não saem de casa, ou seja, a convivência com os pais é integral.

Para o primeiro dia de observação, o foco escolhido foram as suas prioridades, onde notou-se uma atenção enorme aos objetos eletrônicos como TV, video game e celular, porém  com acesso sempre com tempo controlado, evitando que o mesmo passe tempo em demasia frente a uma tela ou de celular ou de tv.

Para o segundo dia, o ponto a ser obervado, foi a interação social e a resposta as atividades escolares. No quesito de atividades escolares, por causa da quarentena a sua escola, através de sua professora utiliza os celulares dos pais, para enviar e acompanhar atividades propostas para que a criança seja estimulada a pensar, ler e se exercitar durante o tempo que esteja em casa, e notou-se disciplina durante as atividades, visto que mantem boa concentração e interesse em aprender, e quando não sabe ou então tem dúvidas em algo, sempre procura auxílio a fim de concluir a atividade proposta. Demonstrou conhecimento das operações matemáticas, reconhece e lê as palavras sem atropelo ou pausas delongas, interpreta problemas propostos, demonstrando que mesmo sem acesso contínuo ao ambiente escolar, a criança ainda mantem uma disciplina e um gosto pelo aprender, e praticar aquilo que aprendeu, o que denota que a criança está compatível com seu grau escolar. Notadamente sempre fala da saudade dos colegas com quem passava grande parte de seu dia, das tarefas realizadas juntos, das brincadeiras na hora do intervalo, mas monstrou estar consciente que este distanciamento se faz necessário, para preservar a saúde de todos, o que demonstra o entendimento da situação atual e o que esta acarreta em nossas vidas.

Para o terceiro dia de observação, fez-se a exploração do seu desenvolvimento moral, envolvendo alguns questionamentos. Perguntou se o mesmo achasse um aparelho eletrônico no seu ambiente escolar, o que ele faria? E como resposta ele informou que levaria e mostraria para a sua professora, pois não sabia de quem era, e o correto seria entregar para o adulto responsável tomar as devidas providências. Perguntou também se o mesmo encontrasse duas moedas no chão dentro da escola, o que ele faria? E da mesma forma como respondeu a primeira questão, levaria para sua professora, pois era o adulto responsável por ele na escola, e quem perdeu poderia precisar deste dinheiro. Agora no quesito afetivo-emocional, qual era o primeiro pensamento na hora de sair da escola? O mesmo informou que ficava feliz por que estava na hora de estar com sua família e poderia jogar vídeo game, ou assistir TV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com