TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 13

A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

TEIXEIRA, Ana Paula de Jesus

RU 1006227

  1. RESUMO

[a]

O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da participação familiar no processo do desenvolvimento escolar e da necessidade de existir uma colaboração que visa um objetivo comum entre escola e a família na formação educacional das crianças, pois na atualidade a escola vem realizando um papel que vai além da do objetivo que é formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo, mas assumindo muitas vezes o papel da família nessa formação. Esta pesquisa partiu da tentativa de conhecer e entender as influências dessa relação para o desenvolvimento global dos educando. A escolha deste tema visa contribuir para maior compreensão dessa relação e propor formas de buscar a participação efetiva de todos que fazem parte do processo educacional, visando contribuir para uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Educação. Relação. Escola. Família. Participação.

  1. INTRODUÇÃO

Para abordar a questão da importância da família na vida escolar é preciso em primeiro lugar entendermos como as famílias, os pais e responsáveis são fundamentais para o desempenho das crianças. O envolvimento parental em práticas de letramento da criança afeta positivamente o desempenho acadêmico das crianças e é uma força mais poderosa para o sucesso acadêmico do que o outro fundo de família variável, como classe social, tamanho da família e nível de educação dos pais e responsáveis.

A casa é crucial. Os pais e responsáveis têm a maior influência sobre a realização dos jovens, através de apoio a sua aprendizagem em casa em vez de apoiar atividades na escola. A intervenção precoce é vital. Os pais e responsáveis quando se envolver em ajudar suas crianças nas práticas de letramento, os resultados são mais profundos e os seus efeitos mais duradouros.

As crianças aprendem muito antes de ingressar no ensino formal. Os pais e responsáveis são os primeiros educadores das crianças. O ambiente familiar e a casa de uma criança tem um forte impacto sobre o desenvolvimento de seu modo de expressar, linguagem, alfabetização e realização educacional. Este impacto é mais forte durante os primeiros anos da criança, mas continua ao longo da sua vida escolar.

Muitas variáveis podem afetar o impacto do ambiente familiar e em casa (tais como status socioeconômico, nível de educação dos pais e responsáveis, tamanho da família, etc.), mas as atitudes, seu comportamento e especialmente o envolvimento dos pais e responsáveis em atividades de aprendizagem em casa, podem ser crucial para a realização das crianças e podem superar as influências de outros fatores.

Portanto, qualquer política com o objetivo de melhorar os padrões de alfabetização não pode ser limitada ao formal e a ambientes educacionais, onde as crianças passam apenas uma pequena porção do seu tempo, ao contrário, ele precisa abraçar a família como um todo e incluir os pais e responsáveis como parceiros na educação das crianças desde o início da vida de seus filhos. A escola deve ter por objetivo aumentar consciência dos pais e responsáveis de que eles podem fazer a diferença e criar sistemas que oferecem constante encorajamento e apoio de acordo com as exigências e necessidades individuais.

  1. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR

  1. O papel da família

A aprendizagem é complexa; que começa no nascimento e continua ao longo da vida. Os pais e responsáveis são os primeiros professores e modelos para os seus filhos e, portanto, têm uma forte influência sobre a sua aprendizagem. No entanto, os estudos continuam a mostrar que muitos pais e responsáveis não estão conscientes da importância que desempenham na educação de seus filhos e ter uma compreensão limitada de seu papel na sua aprendizagem das crianças.

Este artigo analisa em pormenor o leque de investigação subjacente à alfabetização nacional o trabalho de confiança com as comunidades em áreas locais para incorporar uma abordagem estratégica para a alfabetização. A importância do envolvimento dos pais e responsáveis e do ambiente de aprendizagem em casa e as atitudes de apoio para o desempenho e influência da aprendizagem de seus filhos, independentemente do estatuto socioeconômico.

“Historicamente, a família tem sido considerada o ambiente ideal para o desenvolvimento e a educação de crianças pequenas. Essa é a posição de alguns sistemas educacionais, que sustentam que a responsabilidade da educação dos filhos, particularmente quando pequenos, é da família, e assumem um papel de meros substitutos dela. Repetindo as metas embutidas nas práticas familiares”. (OLIVEIRA, 1980, p.175)

Nas últimas três décadas, várias vertentes de investigação produziram provas convincentes justificando um foco na família, com especial destaque para os primeiros anos, a fim de aumentar a padrões de alfabetização. Na perspectiva de Vygotskiy:

“A educação recebida, na escola, e na sociedade de um modo geral cumpre um papel primordial na constituição dos sujeitos, a atitude dos pais e suas práticas de criação e educação são aspectos que interferem no desenvolvimento individual e consequentemente o comportamento da criança na escola (1984 p.87).”

O envolvimento dos pais e responsáveis nas práticas de alfabetização de seus filhos afeta positivamente o desempenho acadêmico das crianças e é uma mais força poderosa para o sucesso acadêmico do que outras variáveis de base familiar, tais como classe social, tamanho da família e nível de educação dos pais e responsáveis. O envolvimento especificamente dos pais e responsáveis com atividades de leitura em casa tem positiva significativa influências não só sobre o desempenho de leitura, compreensão da linguagem e expressivas competências linguísticas, mas também sobre os alunos, despertando o interesse pela leitura, atitudes em relação à leitura e atenção na sala de aula.

Os pais e responsáveis fazem a maior diferença para a realização através do apoio a sua aprendizagem em casa em vez de apoiar atividades na escola. Estudos longitudinais fornecem evidências de pesquisa confirmando que o envolvimento dos pais e responsáveis nas atividades de aprendizagem em casa está fortemente associado com uma melhora do cognitivo das crianças realização, particularmente nos primeiros anos.

“Toda pessoa tem o direito a educação, é evidente que os pais também possuem o direito de serem senão educados ou mesmo informados no tocante a melhor educação a ser proporcionada a seus filhos” (Piaget Revista mundo jovem apud, 2007 p.50).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com