TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA CRÍTICA

Por:   •  16/10/2015  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense - UFF

Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância

AILTON DE ALMEIDA AMORIM

[Apcon2014]

GRUPO: 14

PRODUÇÃO DE TEXTO – CONTEXTUALIZAÇÃO CRÍTICA

A INFLUÊNCIA TECNOLOGICA NO ENSINO VIRTUAL

25 de agosto de 2015

 Polo Confins

SISTEMA DE TUTORIA EM CURSOS A DISTÂNCIA 6.2015

A INFLUÊNCIA TECNOLOGICA NO ENSINO VIRTUAL

1 – INTRODUÇÃO

        É notório que o advento das novas tecnologias da informação e comunicação, as chamada TIC’s (rádio, televisão, mídia impressa, computadorizada dentre outras) deram um novo alento ao ensino virtual, principalmente na utilização da internet como forma interativa na geração e disseminação do conhecimento a nível global. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se aspectos favoráveis e contrários no foco ensino-aprendizagem na modalidade virtual.

2 – DESENVOLVIMENTO

        Como fatores favoráveis pode-se afirmar a utilização da internet através das redes sociais (facebook, whatsap, skype, twitter, instagran e outros) que vem rompendo barreiras na comunicação, quebrando paradigmas até então vistos como tabus. Ademais, as ferramentas disponíveis na tecnologia da comunicação, são ambientes educacionais organizados. Além de objetos de desejo, são deveras de qualidade superior e prontamente recuperáveis. Os espaços para arquivamentos são diminutos, incomparáveis aos do ensino tradicional. Pode-se destacar também que a modalidade EaD vem crescendo vertiginosamente.  Em seu programa na TVNEWS do dia 27/02/2015 Alexandre Garcia  destaca que em 2003 haviam 52 cursos e 50 mil alunos. Já em 2013 eram 1,2 mil cursos e 1,1 milhão de alunos. Como se vê, as instituições de ensino tem cada vez mais procurado atingir o padrão ótimo no planejamento como um todo, ressaltando aí que o ensino a distância não veio para substituir o presencial, mas sim ajudar a edificá-lo. Corriqueiramente depara-se também com congressos, workshops e uma gama acentuada de cursos e eventos com foco no ensino virtual promovido pelas instituições de ensino.  Eventos esses que desenvolvem as qualidades essenciais ao exercício da tutoria na função docente e ainda traz novos conhecimentos. Nesse particular, destaca-se o papel do tutor virtual como sujeito mediador do processo como peça fundamental na integração do ensino_aprendizagem aluno e entidade.

        Aos fatores contrários destaca-se o projeto Lei 2435/2011 sendo rechaçado na câmara dos deputados. Outro fator desfavorável é a qualidade do teletrabalho do tutor virtual ao deixar-se levar pelo excesso de dedicação profissional, aniquilando sua relação familiar, já que suas atividades são exercidas em suas residências. Por isso também se pode pautar a habilidade com a tecnologia virtual como uma qualidade a ser aprimorada por parte do dueto tutor e aluno.

3 - CONCLUSÃO

Como se vê, o ensino da modalidade a distância atende aos anseios da sociedade, da coletividade estudantil bem como na empresarial (corporativo). Espera-se que as instituições de ensino público e privado e o ministério da educação invistam na capacitação profissionais da polidocência EaD já que essa modalidade carreia conhecimentos e estruturas para o ensino presencial. Ambas as modalidades de ensino tem a função de serem agentes de transformação e mediação para que de fato os estudantes aprendam e se consolidem tornando-se profissionais competentes e éticos para aturem na sociedade uma vez que o ser humano é um eterno aprendiz multimodal com diferentes estilos de aprendizagem. Espera-se também que o reconhecimento pela profissão da tutoria virtual seja de fato regulamentada, valorizando assim o principal profissional da cadeia do e-learning.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com