TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVOLUÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O grande desafio de hoje é aprender a viver e educar na era digital. Como a escola tem desenvolvido seu papel nesse processo? Ela tem ajudado o indivíduo a se construir neste meio? Neste trabalho vamos explorar o que é aprender e educar no contexto contemporâneo. Defendendo o desenvolvimento de uma escola que prepare e eduque para a construção de indivíduos aptos a desenvolver suas vidas em todos os sentidos, pessoal, social e profissional.

Palavras-chave: Era Digital. Tecnologia. Educação.

1. INTRODUÇÃO

O uso da tecnologia na educação na era digital tem como objetivo apresentar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, visando preparar professores e gestores para a colocação da Tecnologia de Informação e Comunicação, como ferramenta necessária no processo pedagógico da escola atual.

Ao redor do mundo o rádio, a TV e mais recentemente a internet passaram a formar parte da chamada Tecnologia Educativa. O desafio da escola hoje é preparar as crianças para enfrentar o mundo do trabalho. É necessário cuidado, pois educador não pode se neutralizar diante da influência lançada pela mídia. Afinal, informação não é sinônimo de conhecimento. A internet é uma rede global de informações e pode ser uma boa aliada da escola, mas é necessário considerar que não há só boas informações, há coisas ruins nela. Assim como há bons conteúdos, comunicação confiável, há mentiras, afirmação sem correção e tráfego criminoso. A internet pode ajudar na formação de nossos estudantes, mas eles precisam ser orientados, guiados no sentido de saber identificar o que é correto é o que não é correto. Precisamos saber como usar a internet para que ela trabalhe a nosso favor e a escola tem grande papel nisso, pois ela pode ensinar nossas crianças a buscar o que ela tem de melhor.

2. APRENDER A SE EDUCAR NA ERA DIGITAL

Todos os dias, na atual sociedade, vemos o crescente número de alunos que abandonam a escola e, estes, são introduzidos num cenário de aprendizagem diferenciado. Na Era Digital o acesso ao conhecimento é relativamente fácil, imediato, onipresente e acessível. As pessoas podem acessar na rede as informações que necessitam, realizar pesquisas, sem o controle de um professor; e, se quiserem, podem criar ou participar de grupos que compartilham interesses, sem nenhuma restrição. Mas em que mundo vivemos? Qual seria o sentido da escola que conhecemos nesse cenário?

Vivemos em um mundo moderno, onde a informação está em constante atualização, devido aos grandes avanços tecnológicos, o que modifica nossa forma de agir, pensar, nos comunicar e, até mesmo, nos comportar.

A informação, na Era Digital, se faz tão importante quanto a matéria-prima e o esforço físico se faziam em outras épocas. É evidente que, na nova sociedade digital, o eixo da atenção econômica, política e social é transferido da gestão de matérias-primas para o gerenciamento da informação.

2.1 A INFORMAÇÃO DIGITAL

Hoje no nosso cotidiano é necessário que ocorram mudanças referente a onipresença da informação como símbolo de socialização, pois vivemos em um ambiente essencialmente simbólico. O trabalho não qualificado e as matérias-primas deixaram de ocupar um papel que era importante no passado. Atualmente, o que aumenta a importância da informação e do conhecimento de tal forma que se torna algo essencial no dia a dia é a crescente importância do setor de serviços.

Por outro lado, a televisão, os videogames e as redes sociais estão se tornando, na sociedade contemporânea, o mais influente meio de socialização, o cenário que rodeia o desenvolvimento e o crescimento das pessoas, e que ajuda muito na formação de opiniões, crenças, interesses e tendência, especialmente entre os adolescentes.

2.2 REDES E TELAS

A internet e os provedores de busca estão produzindo o que chamamos de “mutação cultural” da atualidade. Na web, o valor de uma informação se baseia no número de páginas que direcionam a ela e, por consequência, na velocidade com que as pessoas vão encontrá-la.

A internet, as plataformas digitais e as redes sociais merecem uma consideração especial como instancias de comunicação e intercâmbio, uma vez que possibilitam a comunicação entre as pessoas.

2.3 DESENVOLVIMENTO E CONHECIMENTO NA ERA DIGITAL

A vida diária de crianças, jovens e adultos está profundamente alterada pela inclusão social das novas tecnologias das informações e de comunicação, assim, oferecendo inovadoras peculiaridades para o conhecimento e a experiência dos seres humanos.

As tecnologias digitais criaram um novo cenário para o pensamento, a aprendizagem e a comunicação entra as pessoas, transformaram, por exemplo, os antigos meios de comunicação, que nos dias atuais são pouco utilizados.

2.4 O IMPACTO DA ERA DIGITAL NAS NOVAS GERAÇÕES

É possível afirmar que o cotidiano das novas gerações, principalmente os jovens, apresenta-se através das redes sociais virtuais, de intercâmbio, de expressão e de ação. Tudo avança rapidamente para oferecer sugestões com base nas pesquisas sobre os efeitos dessas mudanças no desenvolvimento da qualidade de vida da nova geração e todos os indícios apontam para mudanças importantes.

Não podemos duvidar que os jovens que estão sempre conectados á rede, repletos de informação e exigidos por várias demandas de redes sociais – facebook, twitter, whatsapp -, estão se acostumando a dividir sua atenção com diferentes tarefas simultâneas.

2.5 OS DESAFIOS ESCOLARES NA ERA DIGITAL

O novo cenário social em que vivemos exige mudanças na formação de futuros cidadãos, e assim, apresenta desafios inevitáveis para os sistemas educacionais, as escolas, os processos de ensino-aprendizagem e, obviamente, para os professores. As transformações na prática educacional têm grande importância, já que é conveniente falar sobre uma mudança na maneira de enxergar, sobre reinventar a escola. Não é suficiente reformar parciais sem sentido global.

O desafio da escola atual reside na dificuldade e na necessidade de transformar a desorganização e fragmentação de informações em conhecimento, ou seja, modelos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com