TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha os Anos JK

Por:   •  20/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Em “Os anos JK - uma trajetória política” é um documentário do cineasta Silvio Tendler. Produzido na década de 1980, ainda durante o governo militar. Em que retrata a vida política de Juscelino Kubitschek, cujo foi eleito em 1955, candidato do partido PSD. Juscelino Kubitschek nasceu em Minas gerais, na cidade mineira de Diamantina, de família pobre, Juscelino aos 2 anos de idade, perdeu seu pai João César de Oliveira, sendo assim sua mãe professora primaria teve que cuidar do sustendo e da educação de Juscelino e de sua irmã Maria da Conceição. Em 1914, Juscelino decide dar continuidade aos seus estudos, decidindo cursar o ensino secundário, cujo realizou até os 15 anos de idade, com o objetivo em cursar medicina.

E foi prefeito de Belo Horizonte, também foi Deputado federal e Governador de Minas Gerais. Assumiu o cargo de presidente em 1956, após o suicídio de Getúlio Vargas em 1954. O filme busca retratar a democracia e o desenvolvimento.

Juscelino Kubitschek foi quem ousou o plano de metas “50 anos em 5” que se consistia em uma estratégia de desenvolvimento para o país, para isso algumas estruturas mostraram-se essenciais, o tripé baseado em estado cuidando da infraestrutura e dos monopólios essenciais, transnacionais com a produção dinâmica e capital privado nacional com a produção tradicional. JK trouxe ao brasil diversas indústrias, especialmente as automobilísticas do ABCD paulista, instalando aqui um polo de desenvolvimento. No entanto, as estratégias econômicas para financiamento acabaram causando inflação e dívida externa. Com perfil conciliador e a construção de Brasília ficou conhecido como o “presidente bossa-nova”, seus planos de voltar ao poder em 1965 não obtiveram êxito graças ao Golpe Militar de 1964.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (24.1 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com