TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE: VAE)

POSTAGEM 3 (EXAME): Atividade 1 + Atividade 2

PROJETO DE TRABALHO – PLANO DE AULA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA

2020

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO................................................................................................03
2. OBJETIVOS ..................................................................................................04
2.1 OBJETIVO GERAL......................................................................................04 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS........................................................................04
3. DESENVOLVIMENTO ..................................................................................05
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .......................................................................05
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ...................................................05
3.2.1 Ambientes e público-alvo..........................................................................05
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos.........................................06
3.2.3 Propostas de ação e estratégias didáticas...............................................06
3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma ...........................................06
4. AVALIAÇÃO...................................................................................................07
4.1 RESULTADOS ESPERADOS.....................................................................07
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................................07 REFERÊNCIAS ................................................................................................08

  1. INTRODUÇÃO

Diante de toda produção econômica e social que chegamos atualmente, o tema meio ambiente e sustentabilidade torna-se pauta indispensável para qualquer projeto. Um dos espaços considerados não escolares citados na primeira atividade, destaquei a praça central (Praça Dr. Augusto Silva, cidade de Lavras, MG), que possui uma área relativamente grande, com um gramado bem cuidado, algumas árvores e espaço para laser.
A intenção do projeto é atrelar conteúdos da grade curricular escolar (matemática, biologia, português e educação física) com o espaço disponível nesse ambiente não escolar para que seja desenvolvido um projeto focado em preservar o meio ambiente e incentivar a prática diária de atividades físicas. Dessa forma, torna-se necessário promover nos conteúdos de português e redação o desenvolvimento da conscientização ambiental, ecológica e sustentável. Somado a isso, que as aulas de educação física abordem temas que envolvam a importância da prática diária de exercícios, saúde e alimentação. Em biologia, aborde os conteúdos de botânica e o conhecimento de plantas e árvores nativas da nossa região. Além disso, nas aulas de matemática pode ser trabalhado os conceitos iniciais de geometria plana, calculo de área e perímetro.
Com base na estrutura e com esses conhecimentos prévios trabalhados em sala de aula, torna-se possível e interessante a aplicação de um projeto na praça central, para a construção de uma área para a prática de atividades físicas. Nessa área podemos introduzir plantas nativas e lixeiras sustentáveis criando um ambiente mais puro, saudável e preservado.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo geral desse projeto é a conscientização dos alunos com relação a assuntos ambientais e, além disso, mostrar a importância da atividade física diária relacionada a um ambiente de ar puro (ambiente não escolar – Praça Dr. Augusto Silva). Como consequência do projeto, será possível também mostrar para os alunos como é possível contribuir com o meio ambiente, por meio de pequenas atitudes diárias (separação do lixo , por meio das lixeiras sustentáveis), promovendo assim um bem-estar coletivo.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O principal objetivo específico do projeto é aliar os conteúdos de matemática, biologia e educação física para compreender os processos de recuperação do ambiente, tornando esse mais sustentável e disponível para a prática das atividades físicas.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

No desenvolvimento da sociedade, o homem modificou, degradou e ainda degrada a natureza e o ambiente em que vive, com a intenção de evoluir a cada dia e sobreviver. O aumento da produtividade e o avanço da tecnologia, aliados a falta de conscientização ambiental para aumentar os lucros, gerou grandes e graves consequências para o meio ambiente.
Pedro Roberto Jacobi é doutor em Sociologia, fala sobre os problemas citados com muita propriedade e afirma que a solução está na aplicabilidade correta da Educação Ambiental.
“O desafio que se coloca é o de formular uma EA que seja crítica e inovadora em dois níveis -formal e não-formal. Assim, a EA deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relacione o homem, a natureza e o universo, tomando como referência o fato de que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem.” (JACOBI, 1998).
Junto a essa Educação ambiental que nosso projeto coloca como objetivo, a prática de atividades físicas para a manutenção da saúde do corpo e mental torna-se essencial para uma vida sadia. Dessa forma a exploração do espaço não escolar vai ser essencial para a educação cientifica, manutenção da saúde e respeito com o meio ambiente.
Okuma (2008), afirma que , além das importantes consequências  que a prática diária de exercícios físicos pode ter na coordenação física, apresenta efeitos favoráveis sobre o metabolismo, tais como: Mobilidade, equilíbrio postural, diminuição de doenças cardiovasculares, importante função no tratamento da osteoporose e prevenção das quedas é possível a partir da realização de exercícios físicos com pesos, combinados com o treinamento do equilíbrio. Além disso, o exercício pode contribuir também para a redução da ansiedade, na medida em que reduz a tensão muscular e previne o estresse (TAVARES, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com