TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escola democratizada e a organização do currículo : pistas históricas e perspectivas necessárias.

Por:   •  25/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

A escola democratizada e a organização do currículo : pistas históricas e perspectivas necessárias.

A escola surgiu a partir da necessidade de educar uma sociedade a estar apta a seguir e agir preceitos estabelecidos como o correto dentro de um contexto social. Sendo assim, no Brasil a influência primordial na educação foi europeia, já que desde o descobrimento do país o etnocentrismo europeu veio junto com o pensamento jesuítico, no intuito de catequizar e padronizar os pensamentos e atitudes de todos.

        Desde essa época até os dias de hoje, a escola não apenas no Brasil como em praticamente em todo ocidente, prevaleceu com características ancestrais herdadas de seus primórdios. Entretanto, com a evolução do dia a dia, os aspectos situacionais desse modelo de escola está em estado de esgotamento.

Com isso, desde os anos XX no Brasil há uma preocupação em organizar não só o currículo, mas todo o âmbito escolar, com os pensamentos sendo muito influenciados pela nova sociologia da educação, pala teoria da reprodução e movimento novista, que por meio de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e M.B. Lourenço Filho surgiu o movimento da escola nova, tendo também como base os pensamentos de Dewey e Kilpatrick e entre outros ao decorrer do tempo.

No início da discussão das mudanças escolares até os dias atuais, além do currículo e espaço físico escolar, a preocupação se encontra também com a adaptação para que o pluralismo cultural possa se encaixar no contexto, e se transformar em um ideal para todos.

Portanto, para sanar e amenizar todas as perdas na educação consequentes da história do Brasil, tanto no atraso pela colonização quanto pela ruptura ditatorial e entre outros acontecimentos, é necessário realizar um aprofundamento no assunto.

 É preciso, portanto, desenvolver assim como a LDB e a PNE, projetos para a revisão cada vez melhor desses fundamentos. Chegando o mais próximo do real do cotidiano e resultando em uma escola democrática, onde todos possam participar da escola em todos os sentidos, com o intuito de melhorar a mesma.

 Isto imposto, o texto “A escola democratizada e a organização do currículo: pistas históricas e perspectivas necessárias” escrito pelo Prof. Dr. Sebastião de Souza Lemes, fala sobre o surgimento e os rumos da educação ao decorrer da história no Brasil e as influências que ela obteve, sendo complementado com as discussões ocorridas em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com