TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação do gestor escolar

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 7

PRÉ- PROJETO

1 TEMA

 A formação do gestor escolar.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A formação do gestor escolar no contexto da educação brasileira.

3 JUSTIFICATIVA

O estudo sobre a formação do gestor escolar no contexto da educação brasileira é importante porque ajudará aqueles interessados pela educação a fazer uma análise e reflexão mais global sobre a fundamentação em que se baseia a preparação deste profissional para atuar no planejamento, gestão, coordenação das ações dentro da escola.

A pesquisa procurará analisar as concepções de gestão escolar, o curso de pedagogia como formação inicial do gestor escolar, considerações sobre o que está na teoria e o que pode ser feito na prática. Esses conceitos são essenciais para se entender a estrutura e funcionamento das escolas brasileiras, assim como pensar criticamente sobre os obstáculos para uma gestão escolar que deve se preocupar com a participação de todos dentro da escola.

Também motivo para o estudo, a verificação pessoal de direitos em estágios durante a licenciatura que pareciam esta apenas ocupando um espaço que lhes foi designado, quer por motivação política ou financeira.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

  • Refletir sobre a formação do gestor escolar da escola pública brasileira.

3.2 ESPECÍFICOS

  • Identificar os desafios da formação inicial do gestor escolar para uma prática democrática;

  • Discutir a importância do gestor escolar para a educação brasileira.

4 PROBLEMA

Qual a importância da formação do  gestor escolar para atuar nas escolas públicas brasileiras?

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A escola é um espaço privilegiado onde se processa a educação, esta para que possa ser de qualidade é fundamental estabelecer uma organização das atividades pedagógicas e desenvolvimento de todos no que se refere à compreensão e participação na sociedade. E por isso, “[...] torna-se, igualmente, qualificar todos que desempenham cargos de gestão” (FERREIRA, 2000, p.1115).

As atitudes e ações administrativas cotidianas no trato das relações interpessoas e profissionais geram reflexões e é possível notar que há carência nas organizações escolares de ética, profissionalismo, formação adequada para que os gestores possam agir democrática e eficientemente.

O gestor precisa necessariamente ser um dentro da equipe escolar que consiga articular o trabalho pedagógico com o trabalho administrativo. Na visão de Paro (2004) “[...] se administrar é utilizar racionalmente os recursos para a realização de fins determinados, administrar a escola exige a permanente [incorporação] de seus fins pedagógicos na forma de alcança-los” (p.07).

Um gestor que trabalha numa perspectiva inovadora não se baseia numa gestão escolar autocrática, hierárquica, verbal, burocrática, mas permite a participação de todos os membros da comunidade escolar nas decisões em torno da organização do trabalho pedagógico e administrativo.

O norteamento do trabalho pedagógico tendo como líder contribui para a harmonia entre os sujeitos que compõe a comunidade escolar. O gestor por meio do seu trabalho pode tornar a equipe escolar num grupo coeso rumo ao mesmo objetivo, considerando a compreensão do seu papel através da interação existe na área educacional.

O sucesso de um fundamento de uma escola depende de modo relevante da participação dos seus membros. Assim, um dos elementos mais importante da gestão educacional é o desenvolvimento da capacidade da participação de todos.

O trabalho coletivo na escola deve ser norteado pela abertura da participação de todos da comunidade escolar, para a construção da escola como organização competente, dinâmica, conseguindo discutir e tomar decisões conjuntamente, sempre observando valores, objetivos educacionais, e garantindo o respeito e a diversidade de cada participante da organização. Dentro desse contexto.

Paro (2004, p.80) afirma que “[...] é necessário que atuemos na escola com maior competência, para que o ensino realmente se faça e que a aprendizagem se realiza, para que as convicções se construam no dialogo e no respeito e as práticas se efetivem, coletivamente, no companheirismo e na coletividade”.

A competência compreende a ação correta que se antecede como ação a ser realizada no campo profissional, numa determinada função ou papel. Com isso, o profissional executa suas atividades administrativas e pedagógicas em todas as suas áreas. É necessário perceber que toda competência profissional possui uma dimensão técnica que se refere aos conhecimentos, saberes que os profissionais devem ter adquirido e aos métodos da coordenação desses saberes empregados no contexto educacional.

Atualmente as práticas de gestão devem tomar novos rumos, isso significa que o gestor escolar precisa rever sua postura e repensar a sua atuação procurando se afastar de atitudes autocráticas, burocráticas, em benefício de práticas democráticas. Ainda sobre esse aspecto de acordo com Gadotti (2000, p.36) “A gestão democrática é, portanto, atitude e método. A atitude democrática é necessária, mas não é suficiente. Precisamos de métodos democráticos de efetivo exercício da democracia. Ela também é um aprendizado [exige] tempo, atenção e trabalho”.

O gestor educacional consciente e sensível com o seu papel de administrar uma escola democraticamente deverá atuar como educador e propiciar o exercício da democracia para todos da comunidade escolar. Associado a isso Paro (2005) afirma que “[...] o educador pode encontrar condições de [ajustar] seu discurso aos propósitos de desenvolvimento de uma atitude crítica, sem precisar derivar para o campo mais ostensivo da pregação ideológica” (p.121).

Atualmente há a necessidade de formação de um gestor escolar que tenha conhecimentos adequados às transformações pelas quais passa a sociedade. Este profissional precisa ter uma formação específica com compromisso e competente para o exercício do seu trabalho, pois no seu cotidiano profissional se depara com uma diversidade de situações que dele exijam decisões inteligentes. Também é necessário que este tenha competência técnica e conhecimentos acerca dos métodos e princípios essenciais a uma gestão escolar inovadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com