TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GESTOR ESCOLAR E LIDERANÇA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................04
  2. GESTOR ESCOLAR E LIDERANÇA...................................................05
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................09
  4. BIBLIOGRAFIA....................................................................................10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será possível observar o questionamento sobre o que é ser um gestor escolar e como sua liderança influência diretamente na desenvoltura da escola, alunos e na relação com a comunidade.

É preciso observar que ser um gestor escolar é uma escolha de cargo, entretanto ser um líder, implica em se aprofundar nas relações interpessoais, analisando a ação e a reação das suas atitudes, ou seja, ser líder é uma característica obrigatória para que o bom funcionamento das ideias, projetos da escola tenham os resultados desejados, e para isso a mediação do líder/gestor escolar, faz com que seja indispensável.

GESTOR ESCOLAR E LIDERANÇA

Compreender o trabalho de um gestor escolar é fundamental para  analisar o direcionamento que o  mesmo fará a frente da escola. O principal papel de um gestor escolar é realizar seu trabalho buscando a todos, criando condições, que envolva os professores de forma com que os mesmo se sintam confortaveis com as  linhas de ideias que o diretor ou o governo apresenta , fazendo com que o  desempenhando do projeto, planejamento, entre outros sejam realizados com flexibilidade e ousadia.

Fazer a diferença, ter visão e consciencia de que a escola é uma empresa, de que é necessário mais que um gestor e sim um lider, é a grande diferença que se busca no gestor escolar.

É preciso perceber que pela visão que temos hoje essa realidade só será possivel, quando o gestor entender que ele é peça fundamental demonstrando segurança em seus objetivos, suas escolhas de estratégias e nos direcionamentos que proprõe ao seu corpo docente.

Se analisarmos as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, ela nos proproe a emplementação de uma gestão participativa, que sugere a participação do corpo docente, discente, funcionários, famílias e comunidade para resolução de problemas. Sabemos que este é o caminho mais rapido para tertamos corresponder à demanda da comunidade escolhar.

Na história que conhecemos da educação, a escola assume diferentes funções desde a assistencial até a educacional. Podemos observar que dentro das escolas existem vários tipos de gestores cada um em sua função, ou podemos usar o termo competência que tentam definir projetos que comtemplem o projeto Político Pedagógico.

Para compreender melhor este assunto, é possivel se questionar qual a verdadeira  importância da Liderança nos processos de Gestão Escolar? Para tornar a escola um espaço efetivamente de formação em que alunos sejam auxiliados a pensarem de forma a se tornarem autônomos, conscientes do exercício de sua cidadania, é preciso desenvolver um trabalho efetivo e focado na gestão democrática e que um verdadeiro gestor precisa ter três competências básicas e necessárias para desenvolvimento de suas atividades, o CHA (Conhecimento – Habilidade e Atitude), como é conhecido esta relacionado a competências ligadas a características do comportamento humano, hoje vemos este modelo sendo utilizado na sua maioria em ambientes coorporativos, mas que poderia ser facilmente adaptados ao gestor escolar, uma vez que a escola trabalha com pessoas que estão diretamente conectados a sociedade.

        É preciso que o gestor escolar tenha por prioridade a qualidade da aprendizagem de forma que realizem ações para cobrir as lacunas de desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem, colocando em foco a relação entre aluno e professor, visando à participação de todos do núcleo escolar para que essa ação seja efetiva, fortalecendo o projeto construido pelo professor, trazendo assim benefícios emocionais, psicológicos e sociais para os alunos e o ambiente escolar.

Realizar a gestão de pessoas com eficiência e motivação potencializará talentos, alinhando as diretrizes de liderança com definições estratégicas e administrativas pedagógicamente falando este desafio torna-se apenas difícil, mas não impossível de se realizar.

É preciso que o gestor desenvolva sua capacidade de liderança, para que consiga equilibrar suas obrigações administrativas e sociais, hoje muitos estudos realizados sobre o assunto chegam à conclusão que alguém pode ser considerado incompetente mesmo que domine muito bem um assunto, se não tiver a habilidade e a atitude para produzir os resultados.

É o caso da criança que lê vários livros, mas não consegue produzir o trabalho que foi solicitado. Se não dominar os conhecimentos necessários e desenvolver a habilidade para o bom desempenho de seu trabalho, é possível que o aluno se torne o indivíduo cheio de planos e energia, mas que não consegue transpor seus pensamentos para o papel, uma característica comum, mas que muito precisa ser trabalhada.

Compreendemos que gestor é aquele que está à frente da escola, que lida diretamente com a sociedade, através dos professores, alunos e pais, é aquele que está preocupado com a estrutura física da escola, com o bom desempenho dos professores em sala de aula e com a evolução dos alunos, mas nem todo gestor pode ser um líder, sendo assim qual a diferença entre ambas, liderança e gestão?

 O líder terá sucesso em seu trabalho se o gestor cumprir com eficiência as suas funções, quem aponta o caminho é o líder, mas quem diz como executar as tarefas é o gestor. Não nascemos lideres, nos tornamos lideres, as habilidades de liderança pode ser aprendida através de ensinamentos e experiências e o desenvolvimento vem da persistência e da capacidade de aprender com acertos e erros, antes o processo de liderança era focado no âmbito empresarial hoje ele já se apresenta na Educação.

Quando a escola começou a se estabelecer como forma de se instruir um ser humano com o intuito do mesmo fazer parte da sociedade, foi inicialmente com o objetivo de se conseguir resultados, com isso, a educação não era focada no aluno, mas sim na comunidade em que o mesmo vivia e em como ele iria colaborar pra o crescimento do local.

Hoje com o crescimento da sociedade e conscientização de que o aluno não é apenas um número na fábrica, mas sim alguém com experiências, vivencias e história, foi que surgiu uma cobrança maior no que diz respeito à educação para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com