TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da filosofia na compreensão da SOCIEDADE E DA PAZ

Resenha: A importância da filosofia na compreensão da SOCIEDADE E DA PAZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Resenha  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO

A filosofia é muito importante para nós, depois de termos conhecimento sobre a Filosofia, porque sem o conhecimento não damos a devida importância. Ela nos ajuda a desvendar os mistérios e história de nossa existência e compreender o porquê e a razão para tudo que existe. A Filosofia é a busca constante de conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmos, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar. Ela nos desafia a despertar nosso espírito crítico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida. A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza. Cada vez que praticamos uma ação. Ao pensarmos, ao compreendermos o que o próximo quer nos dizer e saber dizer o que queremos para o próximo esta filosofando, porque cada um de nós carregamos dentro de nós um grande filósofo. O pensamento filosófico é de extrema importância para organização e direção de qualquer ambiente, sobretudo se coletivo. Filosofar é refletir e definir rumos sobre determinadas ações coletivas ou individuais. Num mundo moderno, a filosofia deve ter papel supremo na vida profissional, pessoal ou social do ser humano, aliada aos momentos de tomadas decisões. Empresas, escolas, igrejas, entidades de fins lucrativos ou não devem definir a sua filosofia, determinada como as características de sua comunidade, missão da instituição, propostas e objetivos. É a reflexão sobre o caráter de cada elemento de seus grupos. Filosofar é refletir a respeito de todas as questões relacionadas ao ser humano e o mundo e ao ser humano e a si mesmo. São questões objetivas ( concretas e externas) e subjetivas(internas) apesar de muitos pensarem que filosofar é só admirar o céu e fazer poesias o tempo todo.

A metafísica Também conhecida como ontologia estuda o “ser enquanto se”, isto é o ser independente de suas determinações particulares; estudo do ser absoluto e dos primeiros princípios. Era chamada por Aristóteles de filosofia primeira, porque fornece a todas as outras o fundamento comum, isto é, o objeto ao quais todas se referem e os princípios dos quais dependem, e estuda os seres imateriais como essência do universo, a existência da alma e de Deus. A metafisica moderna teve seu campo reduzido, à medida que muitos de seus assuntos passaram para outros campos da reflexão filosófica, como a teoria do conhecimento.

A filosofia é a raiz de todas as demais ciências. Ela nos dá condições de entender um pouco melhor a nossa existência. A filosofia é não aceitar as regras tais como nos são apresentadas, mas, querer aprofundar cada conceito de forma a chegar à conclusão absoluta. Ela ajuda nos questionamento internos que todos nós temos, na compreensão dos fatos a sermos um pouco mais racionais a toda informação, para encararmos os fatos da vida. PILETTI (1988, p.13) relata:

A essência da Filosofia é a procura do saber e não sua posse. Se [...] é procura e não posse, podemos dizer que o trabalho filosófico é um trabalho de reflexão. A palavra reflexão vem do verbo latino reflectere, que significa voltar atrás. Filosofar, portanto, significa retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar, examinar detidamente, prestar atenção e analisar com cuidado.

Entendemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com