TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE E DA PAZ

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE E DA PAZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Nome: Cyntia Ferrazoli

RA: 8141754541

Nome: Edna Pereira do Amaral

RA: 8141753021

Nome: Lucélia Soares dos Santos

RA: 7531573359

Professora Tutora Distância: Elizangêla da Cruz Siqueira dos Santos

Professora Tutora Presencial: Denise Russo da Silva Olhier

SÃO PAULO/SP

2013

Cyntia Ferrazoli - RA: 8141754541

Edna Pereira do Amaral - RA: 8141753021

Lucélia Soares dos Santos - RA: 6951452924

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada como, requisito para conclusão da disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação, sob a orientação da Profª Denise Russo da Silva Olhier

SÃO PAULO/SP

2013

1. INTRODUÇÃO

A Filosofia é o estudo que esta relacionado ao conhecimento, a existência, aos valores morais tendo como base a argumentação, o questionamento e o querer saber, tornando o individuo um ser crítico, dinâmico e ético. A Filosofia estuda sobre vários temas como a antropologia, estética, política, ética e educação. Na educação que é o tema principal do nosso trabalho vemos que a filosofia sofreu e sofre ainda nos dias de hoje algumas dificuldades por ser uma disciplina que tem resultados substancias e onde também temos autoridades políticas que não querem um povo pensante e atuante mais querem um povo alienado pois assim podem enganar e manipular de acordo com seus interesses, na Filosofia o individuo vai ter uma visão ampla do mundo que o cerca. Nosso trabalho tem como objetivo mostrar a importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que vive e as dificuldades de implantação da disciplina no currículo escolar; a educação no século XXI considerando as desigualdades de uma sociedade; em que medida a Indústria Cultural interfere na realidade da educação contemporânea.e a relação da teoria de Pierre Boudieu com o sistema educacional no Brasil.

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREESÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO

A Filosofia tem grande importância para a sociedade e para os estudos em todos os níveis, pois cabe á Filosofia estimular a sermos sujeitos críticos, pensantes, questionadores e atuantes. Sendo assim contribui para a educação em toda sua abrangência, em matemática, português, química ou seja em todas as matérias podemos filosofar.

Na educação por exemplo, a filosofia faz com que o aluno pense, veja outros ângulos de certo assuntos, que seja crítico, que não aceite respostas prontas e que busque sempre mais conhecimento e em sociedade tornem-se pessoas participativas, atuantes e não apenas preocupadas em achar e sim em solucionar problemas

O texto “A natureza da Filosofia e seu ensino” mostra que muitas vezes a filosofia é vista como uma matéria que se distingue das outras por haver poucos resultados consensuais, por ser especulativa e lidar com questões e problemas que ninguém sabe como resolver, por não ter as respostas de muitos dilemas sendo um dos motivos para a implantação da disciplina no currículo escolar.

Algumas instituições não se aprofundam no ensino da filosofia pois não querem pessoas pensantes e atuantes, como na política porque a partir do momento em que acontece a interpretação da filosofia, também acontecerá a compreensão do ensino, dos assuntos sociais e da própria política. Sua compreensão faz com que o sujeito tenha uma visão ampla do mundo que o cerca, ficando mais aberto para a aprendizagem e assuntos te interesses em geral.

Sobre a imagem de Auguste Rodin, (O pensador) podemos avaliar e fazer inúmeros questionamentos, como por exemplo: o que o pensador esta pensando; o que significa aquelas imagens em seu redor; será que ele pensa nos problemas cotidianos, ou algo mais complexo.

A interpretação da imagem do pensador é diferente para cada pessoa, por exemplo, na interpretação do que cerca o pensador. Podemos falar que são os pensamentos e suas formas, como pensamentos de medo, pensamentos de angustias, pensamentos de preocupações ou de alegrias. No contexto geral a imagem nos faz pensar, questionar, tentar explicar, isso é filosofar.

A Filosofia nos leva para o caminho do questionamento, do ser crítico, pensante e atuante, na educação e na nossa vida em sociedade.

EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI E SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS

A Educação sofreu muitas transformações ao longo dos séculos. Hoje a Educação do século XXI é mais aberta ao diálogo, o educador é o mediador do saber e não mais o detentor, o educando é provocado a buscar, a pesquisar e a solucionar os problemas sendo supervisionado pelo educador, a relação é mais de troca de conhecimentos, o educando tem mais participação na aula. A Educação visa a formação do cidadão crítico e atuante.

Há uma grande desigualdade na educação, por exemplo, quem tem maior poder aquisitivo pode pagar uma boa escola com salas interativas, laboratórios equipados, livros didáticos e professores muito bem preparados. Sendo assim tem mais chances de passar em um concurso ou em uma boa faculdade, pois tiveram ensino com melhores condições e o suporte necessário para uma educação completa. As escolas financiadas pelo governo muitas vezes não tem livros, e nem se quer carteira ou cadeira, muitas escolas são precárias com falta de materiais didáticos, um currículo desatualizado e falta de professores qualificados.

Sendo assim vemos que a educação do século XXI tem suas desigualdades, uns tem uma educação de um nível superior, outros tem acesso a uma educação mais precária.

EM QUE MEDIDA A INDÚSTRIA CULTURAL INTERFERE NA REALIDADE DA EUCAÇÃO CONTEMPORANEA

No Brasil a Educação tem passado por muitos problemas e um deles é a influência que a Indústria Cultural exerce sobre o ambiente escolar.

Um dos aspectos a ser considerado é a existência das camadas dominantes e da política na estrutura escolar. As camadas dominantes que tem como objetivo manter os seus interesses capitalistas e privilégios manipulando a forma de ensino. A política nos mostra de maneira mascarada a realidade, utilizando-se da ideologia negativa para manter os interesses políticos no controle.

No ambiente escolar a Indústria Cultural tem tido muito espaço influenciando muitas vezes de maneira perigosa os indivíduos em formação.

O termo Indústria Cultural é conhecido desde o ano de 1947 e diz respeito a maneira que o sistema tem de manipular a sociedade em massa, fazendo com que as injustiças sociais não sejam percebidas e o consumo excessivo de bens para suprem as lacunas que poderiam ser usadas para se questionar, pesquisar e conscientizar sobre a vida social e cultural em que se esta inserido.

A televisão é um dos recursos usados pela Indústria Cultural e por ser de fácil acesso, ela invade a escola e distorce a realidade, fazendo com que os valores como ética, respeito, e somente sejam levados em consideração o que se veicula nesses meios.

As mensagens transmitidas pela televisão são formadoras de opiniões e sem que se possa perceber acabam direcionando nossos pensamentos a partir da concepção da camada dominante da sociedade. A escola deve ouvir os alunos, debater sobre o que eles estão vendo na televisão e levar os conceitos apresentados para que não sejam distorcidos. A escola tem que se adaptar a essa Cultura Industrial, pois a televisão, a tecnologia, a informática e a internet estão presentes no ambiente escolar e os educadores precisam estar atentos porque o educando recebe muitas informações o tempo todo e muitas vezes não consegue assimilar, nessa hora o educador tem que ser o mediador e direcionar o aluno, pois o ensino tem que acompanhar essas tecnologias.

O material pedagógico-didático também é um recurso utilizado pela Indústria Cultural para influenciar e manipular as informações nele contidas. Os lançamentos anuais de editoras, com livros e apostilas cada vez mais ilustradas e coloridas chamam mais a atenção pela estética do que pelo conteúdo.

A Filosofia é de papel fundamental no questionamento sobre a influência da Indústria Cultural na educação, pois nos ensina a analisar, pesquisar, refletir e a sermos críticos sobre o nosso comportamento e nos leva a uma auto-reflexão.

PIERRE BOURDIEU COM O SISTEMA EDUCACIONAL NO BRASIL

Pierre Félix Bourdieu nasceu na França no ano de 1930, formou-se em Filosofia e foi considerado um importante sociólogo do século XX. Analisou como os indivíduos incorporam e reproduzem a estrutura social.

Para Bourdieu a construção do mundo social era feita sobre três conceitos: campo, habitus e capital. O campo é o poder simbólico que classifica os símbolos de acordo com a existência ou não de um código de valores; habitus é a possibilidade dos pensamentos, das ações dos sentimentos que os homens tem de integrar com uma estrutura social e o capital é o acúmulo de forças que o indivíduo pode alcançar no campo.

As relações materiais, econômicas, culturais e de status determinam a hierarquia de poder e privilégios presentes na estrutura social. O individuo sofre determinação das estruturas sociais, mesmo sendo atuante. Os indivíduos que estão na escola são influenciados pelo contexto social que vivem e por este motivo a escola não pode ser separada do contexto social, e esta análise fez com que Bordieu desfizesse a autonomia do sistema escolar.

O sistema escolar reforça as distinções de capital cultural e não oferece acesso democrático para todos. A análise feita por Bourdieu é sobre a alienação presente em muitas escolas que ele chama de reprodução, para ele a escola deve estar atenta as desigualdades sociais além de ensinar teoria e prática, pois estas desigualdades muitas vezes são a causa da evasão escolar.

As idéias expostas por Bourdieu diziam que para que não houvesse alienação e reprodução dentro das escolas, o conhecimento deveria ser transmitido a partir da realidade dos alunos. Como o conhecimento é adquirido no contexto histórico e social em que se vive, a escola deveria ensinar o homem a aprender, a refletir, a pensar e a questionar.

O tema da violência da educação foi exposto por Bourdieu e Passeron, pois para eles a ação pedagógica é uma forma de violência simbólica já que reproduz a cultura dominante e impõe um modelo de socialização das classes dominantes, estabelecendo relações de poder.

Ele criticou as desigualdades sociais e construiu um importante referencial no campo das ciências humanas. Bourdieu critica o ensino das escolas que não ensinam os alunos a pensarem mas sim a reproduzir o tempo todo.

CONCLUSÃO

Concluímos que a Filosofia é uma importante disciplina, pois faz que o sujeito saia da alienação e seja participativo, crítico e atuante, tanto em sala de aula quanto em sociedade. Também vimos que a educação foi se transformando ao longo dos séculos mais que ainda existe a desigualdade social que influencia na educação, quem tem um poder aquisitivo maior pode ter acesso a um melhor ensino.

A influência que a Indústria Cultural exerce na educação é muito grande e acaba impondo as regras que a classe dominante exige através dos programas, das propagandas veiculadas pela televisão e até nos materiais didáticos, conseguindo uma alieue nação da sociedade em massa.

O educador deve estar atento as influências sociais e as desigualdades que estão presentes na vida dos educandos, fazendo com que a interação seja maior e o conhecimento faça com que diminua as diferenças.

Bourdieu defende a teoria de que as escolas devem passar o conhecimento e não manipular as informações e que o ensino não deve ser rígido e memorizado mas sim um aprendizado contínuo envolvendo todo o contexto social, pedagógico e cultural, formando homens pensantes, atuantes e transformadores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARANHA, Maria L. de A. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo; Moderna, 2006

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1968/1642. Acesso em: 21

set. 2013

http://www.cifa.org.br/gestionale/upload/cms/elementi_portale/documentale/Novas_Perpectivas_para_a_educa%C3%A7%C3%A3o_no_S%C3%A9culo_XXI.pdf. Acesso em: 21 set. 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=cVPrd4WEsbA. Acesso em: 21 set.2013.

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200007. Acesso em: 23 set. 2013.

http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/bourdieu-e-a-educacao/. Acesso em: 23 set. 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=zO4QuCSMO0k. Acesso em: 24 set. 2013.

http://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1968/1642. Acesso em: 24 set. 2013.

...

Baixar como  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »