TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.312 Palavras (14 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 14

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

PREENCHER NOME

PREENCHER EMAIL

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão literária da disciplina de Comportamento Organizacional, baseada na obra de Sandro Trescastro Bergue. Para que o artigo pudesse ser concluído, foram usados vários autores, para ser feita a revisão da literatura. O objetivo comportamento organizacional, garantindo a satisfação do trabalhador. Com o resultado, pode se entender melhor os conceitos de Comportamento Organizacional, Organização na Gestão Pública, para, aprofundar e a estender seus conhecimentos, como foco na Administração Pública.

PALAVRAS CHAVE:  Comportamento Organizacional, Organização, Administração Pública.

ABSTRACT:

This article aims to make a literature review of the discipline of Organizational Behavior, based on the work of Sandro Trescastro Bergue. For the article could be completed, they were used several authors to be done the literature review. Organizational behavior goal, ensuring employee satisfaction. With the result, can better understand the concepts of Organizational Behavior, Organization in Public Administration to deepen and extend their knowledge, focused in Public Administration.

KEY WORDS: Organizational Behavior, Organization, Public Administration.

  1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo específico, analisar a gestão do comportamento organizacional, de maneira que se possa garantir a satisfação do trabalhador.

Neste sentido, de acordo com Sandro Trescastro Bergue, trataremos de discutir o Comportamento Organizacional com foco na Administração Pública. O artigo tem como objetivo geral apresentar os fundamentos acerca do comportamento organizacional, buscando estimulá-lo a aprofundar seus conhecimentos nesse vasto campo e em suas diferentes linhas, e mostrar esses fundamentos sob a ótica ímpar da Administração Pública.

Em se tratando do conteúdo principal, serão apresentados os elementos consistentes que tem por objetivo proporcionar ao leitor a compreensão do grau de profundidade imprescindível para produzir boas leituras e, em consequência disto, compreensões consistentes em relação aos vários fenômenos processados nessa área.

Na primeira parte, serão abordados os elementos conceituais sobre a conduta humano nas organizações e o acontecimento da motivação das pessoas no ambiente de trabalho, destacando, em suma, o setor público.

A segunda parte, daremos foco para as relações interpessoais e as estruturas organizacionais com o objetivo de melhor compreensão sobre o impacto das estruturas no comportamento dos sujeitos da organização. Por fim, será discutido o tema do poder nas organizações partindo de duas de suas expressões mais notórias: o exercício da autoridade e o da direção.

Estas temáticas são importantes, inicialmente, porque irão fornecer-lhe os elementos conceituais para você refletir analiticamente sobre sua devida extensão, e não somente a partir de suas manifestações superficiais.

2.  REVISÃO LITERÁRIA

2.1 MOTIVAÇÃO E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS;

2.1.1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL;

O presente artigo é uma revisão literária da obra de Comportamento Organizacional, baseada na obra de Sandro Trescastro Bergue, é estruturado para evitar abordagens tendenciosas, nortear o pesquisador para as fontes teóricas a ser visitadas durante todo o estudo, assim como para enquadrar o problema que se pretende estudar, delimitando, com precisão, suas fronteiras.

 Assim, o comportamento organizacional teve necessidade de evoluir no quesito micro, dando destaque nas estruturas e processos entre as pessoas, incluindo pequenos grupos e seus líderes, e logo depois incluindo uma perspectiva mais macro, com foco nas estruturas e processos, incluindo os grandes subsistemas, organizações e seus ambientes. A revisão apresentou argumentos de diferentes autores, possibilitando uma visão ampliada acerca dos debates acadêmicos no âmbito do uso do conhecimento na formação organizacional.

De forma larga, o comportamento organizacional pode ser entendido como uma área de estudo que objetiva prognosticar, explicar e compreender o comportamento humano dentro das organizações.

Nesses termos, nossa abordagem:

  • Mostra os comportamentos vistos em indivíduos de uma organização e também os atos interiores que eles realizam tais como: pensar, entender e decidir;
  •  Estuda o comportamento das pessoas como indivíduos e como membros de grupos e organizações;
  • Analisa o comportamento das unidades sociais mais, como grupos e organizações, pois estes não se comportam da mesma maneira que os indivíduos.

           Nesse contexto, podemos assinalar também os níveis de análise do comportamento organizacional, interagentes entre si: o micro, o médio e macro organizacional.

O comportamento micro organizacional foi desenvolvido a partir das várias subáreas da psicologia. Esse grau de análise estuda a conduta humana individual em meio a uma organização englobando questões sobre a desenvoltura individual, a motivação e a satisfação.

Segundo Lacombe, o estudo do “comportamento meso-organizacional” foi desenvolvido a partir das áreas de comunicação, de psicologia social e de sociologia interacionista. Por meio do comportamento meso-organizacional, os estudiosos buscaram entender o comportamento dos indivíduos que trabalham em equipes e coligações. Esse grau de análise aborda, portanto, temas como a liderança, a socialização e a dinâmica de grupo.

Temos ainda o “comportamento macro organizacional”, ampliado a partir da sociologia, economia, antropologia e ciência política. Esse nível de análise examina questões como a estrutura e o status social, o conflito, a negociação, a competição, a eficiência e as influências culturais e ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (181.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com