TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRACAO DE PRODUCAO 1

Exames: ADMINISTRACAO DE PRODUCAO 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  3.912 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1 Aula 1:

Como e porque deve ser formada uma vantagem competitiva na empresa?.

A vantagem competitiva para um segmento de mercado é a razão pela qual os clientes escolhem a oferta de uma determinada empresa, e não de uma outra exatamente porque essa oferta tem algo que a diferencia das demais, ter um serviço ou produto único ou diferenciado para os seus clientes, refere-se a produzir um serviço ou produto com características que levem o cliente a comprar de você e não dos concorrentes, As vantagens competitivas somente serão vantagens e competitivas quando e se ajudarem a estabelecer uma oferta com características distintas que forneçam razões para merecer a escolha dos clientes. Vantagem competitiva é sempre algo que realça a sua oferta sobre a oferta dos concorrentes.

Questão 1 Aula 3:

Porque os sistemas flexíveis de manufatura são importantes nas empresas modernas?

Porque estes vêm complementar as necessidades de flexibilidade do sistema produtivo como um todo, integrando os fluxos de informações, de material e de processamento.

Questão 1 – Aula 4

Como pode ser montada uma estratégia de produção? Comente.

O processo da estratégia de produção refere-se aos procedimentos que são ou podem ser usados para formular as estratégias de produção que a empresa deveria adotar.

Uma estratégia de produção pode ser montada como a metodologia Hill

Apud Slack (2002), e o procedimento Patts-Gregory Apud Slack (2002). Uma das primeiras abordagens para a formulação de estratégia da produção é a metodologia de Hill, que estabelece uma conexão entre níveis de diferentes estratégias, envolvendo um procedimento de cinco passos, de forma a identificar os objetivos da corporação e executar as estratégias de marketing, processo produtivo e infra estrutura, Outro procedimento influente foi desenvolvido por Ken Patts e Mike Gregory. Consiste em três estágios: são analisadas no primeiro estágio, as posições competitivas do produto, avaliando suas oportunidades e ameaças. No segundo estágio, são avaliadas as capacidades da operação. Seu propósito é de identificar a prática de operação em curso, auxiliando nas melhorias do primeiro estágio. O terceiro estágio diz respeito ao desenvolvimento de novas estratégias de produção, envolvendo a revisão das opções disponíveis para a organização e a seleção das atividades

Questão 1 Aula 5:

O que se deseja alcançar com o projeto de arranjo físico? Comente.

Arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo físico é uma das Características mais evidentes De uma Operação produtiva, porque determina sua forma e aparência. Assim Se deseja alcançar com o projeto de arranjo físico a melhor produtividade possível de um determinado processo no espaço físico disponível.

Como a natureza de demanda afeta o planejamento e o controle da produção na empresa? Comente.

Quando se tem uma previsão da demanda, ou seja, demanda dependente fica mais fácil planejar e controlar a produção. Já a demanda independente é menos previsível porque depende das casualidades do mercado o que torna o planejamento e controle da produção mais complicado. Assim A natureza da demanda afeta o planejamento e controle, pois muitas vezes a mesma é incerta.

Questão 1 Aula 8

As decisões tomadas por gerentes de produção no planejamento de suas políticas de capacidade afetarão diversos aspectos de desempenho; Cite no mínimo três aspectos que poderão ser afetados.

-O capital de giro será afetado, por exemplo, pela produção de estoques para atender a demanda, que deve ser financiado pela organização;

-Os custos são afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda. Se houver excedente de capacidade, temos subutilização da mesma e, portanto, alto custo unitário;

-As receitas são afetadas como os custos, porém de forma oposta: como existe excedente de demanda, significa que toda a demanda será atendida, não havendo perda de receitas;

A administração da produção é a área da administração que cuida dos

recursos físicos e materiais da empresa, que executa o processo produtivo. É

através dela que as empresas extraem a matéria-prima, transformando-a para

produzir o produto acabado, segundo o processo selecionado. Os dois grandes objetivos da Administração da Produção são, alcançar a eficiência e a eficácia na administração da combinação dos recursos de produção. A eficiência significa a utilização adequada dos recursos empresariais; reside basicamente em fazer as coisas corretamente, e da melhor maneira possível. A eficácia significa o alcance dos objetivos da empresa. Está ligada aos fins e consiste basicamente em realizar as atividades que são importantes para os resultados finais. Ser eficiente é produzir o que se planejou mas ser eficaz é produzir o melhor produto, com o custo menor, num prazo mais curto e com uma entrega pontual. Os sanduiches da Mac Donalds seria um exemplo de eficiência e eficácia.

Planejamento Estratégico, que se divide em três níveis: estratégico, tático e operacional. No nível estratégico traçamos os objetivos, no tático as metas, e no operacional as ações a serem realizadas. Nessa ordem hierárquica, refletem como o processo de tomada de decisão ocorre.

Os produtos são também conhecidos como bens ou mercadorias que são destinados para uso das pessoas. São produtos físicos, tangíveis e visíveis, podendo ser tocados, vistos, ouvidos ou degustados, por serem compostos de matérias físicas. Esses bens são classificados ainda segundo a destinação, podendo ser: bens de consumo, consumo duráveis, consumo perecíveis, bens semiduráveis, Bens de produção ou bens de capital.

Os serviços são atividades especializadas que as empresas oferecem ao mercado, sendo demandados pela sociedade e nem sempre são palpáveis, tendo sua importância dada à necessidade momentânea de cada consumidor. São os serviços de transporte, saúde, etc.

As tangíveis são aquelas facilmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com