TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS

Ensaios: ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Cruzeiro do Sul

Licenciatura em Pedagogia

“ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS”

Angela Maria Miranda Silveira

Mogi Guaçu

2014

Angela Maria Miranda Silveira

“ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS”

Trabalho desenvolvido para a disciplina Pensamento, Linguagem e o Desenvolvimento da Criança. Como parte da avaliação referente ao curso de Licenciatura em Pedagogia. Professor (a): Thailla Lopes

Mogi Guaçu

2014

ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS

A inclusão de crianças aos seis anos de idade no Ensino Fundamental é uma determinação do governo federal. O Ministério da Educação (MEC) considera um avanço para esse número de alunos, trazendo como proposta a melhoria no desempenho escolar ao longo da vida estudantil.

A lei 11274 de 2006 foi alterada de oito para nove anos o Ensino Fundamental, e a emenda Constitucional n°59/09 determina que até 2016 crianças entre quatro e cinco anos deverão estar matriculadas na pré-escola integrando a Educação Infantil à Educação Básica.

Na transição de uma fase para outra, a criança encontra uma situação bem diferente ao que era acostumada. Correr, brincar, ir ao parque, e ter mais liberdade para ir ao banheiro e beber água, serão situações mais controladas. É preciso que haja um processo significativo para que transcorra com harmonia levando em conta o bem estar do aluno.

A importância de um espaço adequado para brincadeiras e interações sociais deve fazer parte do cotidiano. Sendo possível compreender a garantia do acesso escolar, configura-se que tal objetivo é melhorar a progressão da alfabetização e letramento desse público. Para que a mudança possa ser positiva além das modificações estruturais, é preciso focar no ser humano como um todo, valorizando seu aprendizado, sua imaginação, a expressão e a convivência com os demais, para que seu desenvolvimento não fique prejudicado.

No entanto, é necessário destacar que, a mudança para ser positiva além da modificação de caráter estrutural, a formação do professor é extremamente importante para que ele cresça profissionalmente trazendo resultados no desenvolvimento cognitivo do educando.

Conclusão em resposta às questões propostas diante do tema:

Toda mudança em si traz medo e ansiedade, porém os profissionais envolvidos devem estar preparados para recebê-los, respondendo não só as expectativas destes, mas também aos pais que sofrem tanto quanto eles. A criatividade, o cuidado e o espírito crítico do docente junto ao currículo pedagógico deverão ir de encontro daquilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com