TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA ARQUITECTURA

Trabalho acadêmico: ANÁLISE DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA ARQUITECTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.487 Palavras (14 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE SALVADOR

ENGENHARIA CIVIL

ANA CLÁUDIA NUNES DE SANTANA

CIRO LEDOUX SILVA

DANIEL CAMPOS FRANÇA

FELIPE OLIVEIRA MOITINHO SANTOS

JOÃO FILIPE MELO DE CARVALHO

MIUCHA AMARAL DE FREITAS

RAFAELA CAMPOS REHEM

ANÁLISE ACERCA DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NAS RELAÇÕES COTIDIANAS DO ARQUITETO

SALVADOR

2014

ANA CLÁUDIA NUNES DE SANTANA

CIRO LEDOUX SILVA

DANIEL CAMPOS FRANÇA

FELIPE OLIVEIRA MOITINHO SANTOS

JOÃO FILIPE MELO DE CARVALHO

MIUCHA AMARAL DE FREITAS

RAFAELA CAMPOS REHEM

ANÁLISE ACERCA DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NAS RELAÇÕES COTIDIANAS DO ARQUITETO

Trabalho apresentado como recurso avaliativo para a disciplina Saúde e Qualidade de Vida, sob orientação da professora Maria das Graças Galvão Passos, na turma SP-N4-EC.

SALVADOR

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

METODOLOGIA 4

ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS 5

CONCLUSÃO 8

ANEXOS: ENTREVISTAS 9

MODELO DE QUESTIONÁRIO UTILIZADO 9

ENTREVISTA 01 9

ENTREVISTA 02 13

ENTREVISTA 03 16

REFERÊNCIAS: 19

INTRODUÇÃO

A profissão está diretamente relacionada com a saúde e qualidade de vida do homem nos dias atuais, visto que boa parte do seu dia-a-dia está relacionada ao trabalho.

Focado neste tema, foi desenvolvido uma pesquisa relacionando as influências da rotina profissional nos aspectos que dizem respeito à religião, segurança, qualidade de vida, e comportamento coletivo, entre outros demais.

A categoria profissional selecionada, tendo em vista sua relação com a Engenharia Civil foi a Arquitetura, a fim de realizar investigações acerca do cotidiano desses profissionais e estabelecer uma linha comportamental desse ramo de atividade.

A pesquisa foi fundamentada em entrevistas realizadas com profissionais ligados a empresas do setor construtivo e de centros de ensino superior.

METODOLOGIA

Como metodologia de pesquisa foi utilizado um questionário auto avaliativo com o intuito de estimar a percepção e atual nível de qualidade de vida dos arquitetos. O questionário contém perguntas que investigam três segmentos distintos: aspecto físico, psicológico/emocional e espiritual e em qual nível de satisfação esses aspectos predominam na rotina dessas pessoas. A partir da análise e comparação das respostas obtidas, bem como, com a bibliografia utilizada, foram estabelecidos pontos chaves que geram problemas recorrentes na vida desses profissionais e anseios comuns para eles.

ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS

Por muitos anos, estudiosos definem, criticam de formas diferentes a concepção sobre a qualidade de vida. Atualmente, diversos fatores, como estilo de vida, de trabalho, forma de viver nos grandes centros, etc. tem grande influência na qualidade de vida do homem. Nas entrevistas realizadas, todas as profissionais questionadas trouxeram uma visão diferente sobre o assunto. Os principais aspectos apontados foram: a necessidade de um tempo livre para desenvolver outras atividades à parte do trabalho, uma alimentação equilibrada, e o equilíbrio físico psíquico e espiritual. Todos concordaram, no entanto, que a saúde é o principal fator. Segundo Buss (2000):

Existem evidências científicas que mostram a contribuição da saúde para a qualidade de vida de indivíduos e populações. Do mesmo modo que se sabe que muitos componentes da vida social que contribuem para uma vida com qualidade, são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil mais adequado de saúde.

Quando questionadas sobre desconfortos e doenças relacionadas ao trabalho, afirmaram não sofrer com isso, apenas relataram cansaços devido à carga de trabalho elevada. Da mesma forma ocorreu com a insônia, nenhuma apresentou problemas para dormir. Em relação à alimentação, afirmaram fazê-la corretamente, sendo que duas delas seguem orientações de nutricionistas. Além disso, praticam atividades físicas ao menos duas vezes na semana. Quanto ao conforto no ambiente de trabalho e em casa a resposta foi positiva.

A pergunta seguinte realizada foi sobre o cuidado e a preocupação de cada uma com a sua saúde. Todas afirmaram zelar por sua saúde, respostas adequadas, considerando Dejours (1986):

Saúde é algo onde o papel de cada indivíduo, de cada pessoa é fundamental. É antes de tudo uma sucessão de compromissos que se assume com a realidade, e que se mudam se reconquistam, se redefinem, que se perdem e que se ganham. Isso é saúde.

Sobre a abordagem de riscos no ambiente de trabalho todas afirmaram sua inexistência.

Focando agora nas perguntas relacionadas ao psicológico/emocional das entrevistadas, questionamos como cada uma aproveita a vida e todas responderam de maneira diferente, enquanto uma prioriza a família, a outra prefere viagens, e a última, teatro e cinema. Seguindo com as perguntas, analisamos a frequência com que as arquitetas enfrentam sentimentos positivos, e quanto esses sentimentos, tanto positivos como negativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com