TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO VÍDEO “BMW VERMELHO”

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................

04

2 ANÁLISE DO VÍDEO BMW VERMELHO........................................................

05

3 A DESIGUALDADE SOCIAL NO RIO GRANDE DO SUL................................

07

4 CONCLUSÃO....................................................................................................

10

REFERÊNCIAS....................................................................................................

11



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a sociedade capitalista atual, bem como suas contradições e os desafios postos pela desigualdade social e de direitos.

Mesmo tendo uma Constituição Cidadã, como a de 1988, e diversos códigos e estatutos, que asseguram o acesso à educação, moradia, saúde, segurança pública, além de possibilitar autonomias econômica e ideológica, a realidade que se pode observar é, ainda, distante do que se espero dos direitos do cidadão brasileiro no que se refere à erradicação da desigualdade social.

E é nesse viés que o Serviço Social se insere como uma importante ferramenta que possa atuar na demanda e nas consequências que permeiam a questão social brasileira. Ou seja, a profissão de Assistente Social se faz e se refaz nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais, entre outras.

Importante destacar que para a elaboração desse trabalho foi assistido ao vídeo “BMW Vermelha” e a partir da temática abordado no vídeo foi realizada a análise do mesmo através da consulta em bibliografias e em reportagens da mídia que pudessem mostrar essa realidade.


  1. ANÁLISE DO VÍDEO BMW VERMELHA

O vídeo tem 19 minutos e foi editado em 2000, em São Paulo, pelos diretores Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos. Fazem parte do elenco atores famosos, como: Denise Weinberg, Gabriel Priolli e Otávio Augusto, que fazem parte do núcleo principal.

O vídeo mostra a história de uma família pobre que ganha um carro importado (BMW), zero quilômetro e não conseguem lidar com ele por estar totalmente fora da realidade vivida por eles. Após receber um telegrama, a família, mesmo não dando valor ao documento recebido, acabam descobrindo que ganharam um carro importado num concurso. Só que o tal prêmio não poderia ser vendido por dois anos.

Para piorar a situação que já estava ruim, ninguém na família sabia dirigir, assim como não tinham dinheiro para manter aquele veículo caro. Se a vida da família já era difícil, a partir disso, ficou complicada. Com o passar do tempo, e sem a possibilidade de vender o tal carro, o automóvel passa ter usos extraordinários.

Se por um lado, a família estava vivendo uma situação difícil e inusitada, a chegada da BMW causa na vizinhança uma sensação enorme de prazer. Os vizinhos formavam filas para disputar a possibilidade de ficar por alguns minutos dentro do carro.  No entanto, a família premiada não ficou surpresa com o prêmio, pois eles nem sabiam que uma BMW fosse tão importante. Odilon vendo todos na maior felicidade, não consegue se contagiar com a alegria daquele momento. Para não ser indiferente, acaba se esforçando para se mostrar feliz para todos ao seu redor.

Com o passar do tempo, o carro continuava sem nenhuma serventia. Ai choveu forte e a chuva veio para decidir o futuro do automóvel junto à família. Com as despesas dificultando cada vez mais a família, Odilon (pai de três filhos), resolve vender sua casa e decide a morar dentro da BMW. Sim, a família toda passa a morar no carro.

A história do vídeo se acontece em uma favela de São Paulo, um lugar muito pobre, com condições de vida péssimas, onde a desigualdade social é claramente notada. Além disso, nota-se que o grau de conhecimento e cultural da família é muito baixo, pois Odilon nem sequer sabia que uma BMW era um carro tão valioso, por isso não fez muita questão quando ganhou o prêmio e, também, não entendia porque os vizinhos ficavam tão feliz com o carro vermelho na sua garagem.

Destaca-se que assistir a esse vídeo foi muito bom. Valeu à pena “perder” 10 minutos e ver os impactos causados pela chegada de uma BMW Vermelha, “novinha em folha”, “zerinho”, “com cheirinho de carro novos” em uma comunidade pobre.

A história narrada possui características cômicas e trágicas. Até porque essa história poderia acontecer com qualquer família de classe baixa que ganham um prêmio totalmente fora da sua realidade.


  1. A DESIGUALDADE SOCIAL NO RIO GRANDE DO SUL

[pic 14]

 “No Brasil, onde o número de pessoas carentes e o índice de desigualdade social são preocupantes, e onde as oportunidades são desiguais, a assistência social é necessária e justificável” (BICA, 2011)

De acordo com Camargo (2011), a desigualdade social é um problema que afeta a maioria dos países na atualidade. Ou seja, a pobreza está presente em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos, que ainda precisam crescer para que a sua população não sofra.  

Camargo (2011), comenta que o conceito de desigualdade social é um leque de possibilidades que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, de resultado, até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com