TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDENDO A RECICLAR

Monografias: APRENDENDO A RECICLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 8

2• JUSTIFICATIVA..........................................................................................................06

3• OBJETIVOS................................................................................................................07

3.1 Objetivos especìficos...............................................................................................07

4 DESENVOLVIMENTO.................................................................................................09

4.1 Devemos cuidar da natureza evitando poluição.......................................................09

4.2 Meio ambiente – classificação do lixo......................................................................09

4.3 Construindo um painel com as classes dos materiais recicláveis............................09

4.4 Brincando e reciclando.............................................................................................09

4.5 Recorte e colagem com material reciclado..............................................................09

5• AVALIAÇÃO...............................................................................................................11

6• REFERÊNCIAS...........................................................................................................12

1 INTRUDUÇÃO

A forma como cada pessoa se relaciona com o meio ambiente e com os outros indivíduos que nos cercam mostra como nos vivemos. Por isso nunca vivemos sozinhos ou separados das sociedade onde estamos inseridos.

É importante que haja uma grande conscientização de parte da humanidade para que possa se repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Portanto quanto mais cedo preparamos as crianças para perceberem que fazem parte da natureza será melhor para suas relações futuras.

É necessário estimular as crianças da turma observar como vivem e se relacionam com a natureza e a sociedade. Ter o conhecimento de quanto lixo produzimos, pode provocar reflexões importantes nas crianças.

Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, identificar as situações que causam danos a ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulam assim o interesse pela natureza, e também enfatizar a problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.

2 Justificativa

O tema a ser explorado visa impactar a criança ampliando seu conhecimento de si mesma e do outro, bem como do mundo que a cerca afim de torna-las agentes transformador desta realidade, a partir de informações que tornem a reciclagem acessível e significativa em seu dia a dia.

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos a escola é um ambiente favorável ao processo na educação ambiental. Temos o conhecimento que a escola e as famílias são grandes geradoras de resíduos sólidos, trabalhar envolvendo os alunos para que haja uma mudança, formando novos hábitos.

A educação ambiental não deve ser discutida como algo distante do cotidiano escolar dos alunos, mas como parte de suas vidas. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer com que elas tenham o entendimento da importância da natureza quando são ensinadas desde os primeiros anos escolar com certeza vão crescer com essa ideia bem formada.

A reciclagem é um fator muito importante para a preservação do meio ambiente, pois com elas é possível tirar de circulação coisas que levam décadas para desintegrar. Visando explorar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo,e os animais de todas as espécies. Precisamos plantar a semente da conscientização desde cedo, para que as crianças de hoje sejam adultos conscientes amanhã.

3 Objetivo geral

Conscientizar as crianças de como é importante cuidar do meio ambiente.

Despertar o desejo de preservar a natureza para termos qualidade de vida .

3.1 Objetivos específicos

 Desenvolver atividades e brincadeiras que privilegie a interação e a cooperação entres as crianças, também coordenação motora, esquema corporal, a leitura visual a percepção auditiva a criatividade e a imaginação.

 Estabelecer contato com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse fazendo com que todos tenha a conscientização que todo ser humano é um grande produtor de lixo. Podendo haver um processo de observação e classificação.

 Conceito de preservação da natureza e reciclagem identificando que tipo de lixo pode ser reciclado, selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações diretas de contato. Elaborar brinquedos com material reciclado.

Conteúdo:

 Educação ambiental.

 Resíduos sólidos.

 Reciclagem.

Pré-escola

 Tempo estimado.

 Cinco dias.

4 Desenvolvimento

Este projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com