TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APTS Comportamento Organizacional Liderança, Maiêutica, Visão Sistêmica

Por:   •  26/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

Consultoria Itália

Liderança

A liderança baseia-se na habilidade de comandar as pessoas, gerar influência e alterar positivamente o comportamento de um grupo de pessoas. O líder tem o papel de motivar a junção de todos os elementos do grupo e gerar a eficácia desejada em prol do desenvolvimento de uma determinada ação, fazendo uso do carisma, respeito, paciência, disciplina e sua capacidade de influenciar as pessoas.

Os três esquemas clássicos de liderança são conhecidos como autocrático (no qual o líder impõe a sua decisão e suas idéias ao grupo sem aceitar opiniões ou críticas de forma a ser autoritário); a liderança democrática (onde a participação é estimulada e as decisões só são tomadas após o debate em grupo); e a liderança liberal (que deixa claro com o próprio nome, é aquela em que o grupo tem liberdade total e a participação do líder é limitada).

A liderança é uma qualidade cada vez mais exigida a ser aprimorada no mercado de trabalho de hoje em dia e tem uma importância crucial para definir o sucesso ou o possível fracasso corporativo, exercendo, portanto como chave a organização hierárquica da empresa. O líder deve ter a visão para direcionar o sucesso, com atitudes inovadoras e entusiasmo, sem demonstrar-se autoritário ou sistemático a fim de conquistar excelência no trabalho e alcançar as metas da empresa.

Maiêutica

A Maiêutica é uma técnica que consiste em fazer perguntas e analisar as respostas incentivando a reflexão da pessoa questionada com o âmbito de encontrar a verdade ou a contradição e sucessivamente o êxito no questionamento.

Essa técnica foi criada pelo filósofo Sócrates, que nasceu por volta do ano de 470 A.C e foi desenvolvida ao longo de suas experiências. Sócrates executava a prática através de um diálogo repleto de perguntas ao seu ouvinte, que o respondia por meio da sua própria maneira de pensar, a qual ele aparentava concordar, porém, no decorrer do debate ele argumentava sobre as respostas a fim de levar o indivíduo a aceitar o seu equívoco e suas contradições, e , portanto fazendo com que o próprio desconhecimento admitisse.

Pensamento e visão sistêmica

O pensamento sistêmico é uma forma de abordagem a realidade que não nega o contexto da racionalidade científica, porém, não acredita que ela ofereça paradigmas suficientes para o desenvolvimento humano e descrição do universo material, e por isso deve ser desenvolvido em conjunto com diversas artes, tradições e culturas a fim de analisar o contexto da realidade como um todo com uma visão ampla e completa.

A visão sistêmica coincide em analisar e compreender os sistemas do acordo com a “Teoria geral de sistemas”, que, portanto visa o conhecimento em conjunto como um todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.

A visão sistêmica é a capacidade de identificar características peculiares de fatos particulares do sistema como um todo e foi criada e aprimorada peça necessidade de explicações do sistema por completo.

Loja Ótica IX

Gerente Rosana

As empresas nada seriam sem os seus funcionários e colaboradores, e, portanto dependem integralmente dos mesmos.

Assim como todo trabalhador de qualquer cargo, todas as pessoas têm suas necessidades e a organização corporativa é muito importante para a motivação do colaborador no ambiente profissional.

Pequenas ações dentro de uma organização podem gerar grandes resultados de acordo com o tipo de investimento inserido e a prática realizada, focada na melhoria do clima no ambiente de trabalho, produtividade, qualidade de vida e desempenho do colaborador.

Ao senhor Luíz Augusto apresentamos algumas dicas que devem ser implantadas no ambiente de trabalho por meio de nossa análise:

Reuniões periódicas com temas diversos, focando no mais importante que é a excelência no atendimento;

Estar à disposição do cliente com bom-humor e positividade, fazendo uso da cordialidade, afinal, um “Bom dia!” ou “Boa tarde!” com entusiasmo fazem toda a diferença;

Palestras motivacionais com nossos profissionais especializados da consultoria Itália, voltada para todos os funcionários da “Casa Ceará”, sem exceções, a fim de transmitir a importância que todos dentro da empresa e o quanto suas atividades suas atitudes para com o cliente são fundamentais para o bom funcionamento e a imagem da empresa, com o intuito de alcançar o objetivo final;

Estimular o aumento das vendas;

Desenvolver campanhas, metas, premiações e sorteios, como viagens e etc., afinal investir e valorizar o trabalhador são ingredientes indispensáveis para influenciar e manter bons resultados;

Criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com