TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME HISTÓRIA DAS COISAS

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Considerações sobre o Filme História das Coisas

Através desse filme, podemos perceber o quanto somos alheios a tudo que acontece a nossa volta, sem nos dar conta do quanto o consumo exgerado de toda a sociedade pode se tornar uma arma mortal para todos do planeta, inclusive para o próprio planeta.

 Os impactos ambientais e sociais são imensos e globalizados, no entanto apesar dos danos ambientais serem genéricos, os sociais, por sua vez, acaba afetando apenas a população mais pobre e a classe proletariada dos paises de terceiro mundo, que se tornam escravizadas por esse sistema capitalista e midiático.

O filme nos faz refletir a premente necessidade de um desenvolvimento sustentável, baseando-se na premissa de que ao afetar o meio ambiente de alguma forma o ser humano também pode ser irreversivelmente afetado, é preciso buscar um desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade de preservação do mundo onde vivemos, pois o meio ambiente há décadas nos dá a resposta ante as ações incongruentes praticadas pelo ser humano contra a natureza; há décadas também, o ser humano sente na pele as consequências advindas da sua ação: doenças, pragas, desequilibrio em excesso do curso natural do planeta (terremotos, secas, tempestades, calor em excesso, degelamentos etc).

A natureza não é tratada com respeito e o consumo desenfreado traz consigo uma valoração do capitalismo em detrimento do ser humano.  Como bem visto no filme, o Poder Economico dita regras do jogo até para os governantes, e nesse jogo a riqueza a ser preservada é meramente o lucro, uma vez que este conserva o poder dominante e transforma a sociedade em marionete.

O filme apresentado por Annie Leonard historia o processo do desenvolvimento econômico e capitalista dos Estados Unidos, desde a forma agressiva de retirar matéria prima da natureza, o aumento da produção e os impactos negativos não só ao meio ambiente, mas todos os déficts sociais oriundos. Um país que apesar de ser a mola mestra da globalização e do poder econômico mundial, despreza o valor do ser humano e a consciência crítica de que sem responsabilidade ambiental é impossível a preservação da vida humana, atraindo adeptos para esse sistema desumano, paises também potências econômicas que concentram riquezas e tomam posse dos recursos naturais dos Paises pobres com um baixo custo de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com