TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de Aprendizagem Referentes Conceitos de Estatística

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades de aprendizagem referentes ao capítulo 1. Conceitos de estatística

1. Explique o que se entende por estatística.

R: Estatística é o ramo da matemática que se destina ao estudo dos processos de obtenção, coleta, apresentação (organização, resumo e descrição), análise e interpretação de dados numéricos de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada de decisão em determinada situação. Resumindo: visa elaborar métodos capazes e aplicáveis a todas as fases dos estudos de fenômenos de massa.

2. Como a estatística se divide?

R: Em duas grandes áreas;

Descritiva-é a parte que procura os melhores métodos para coletar, ordenar e sumarizar os dados dos experimentos. Mostra como descrever, comunicar e analisar os dados emtabelas, gráficos ou em outros recursos visuais, além do cálculo de estimativasde parâmetros representativos desses dados.

Experimental- é a parte que fornece os métodos de análise e interpretação dos resultados dos experimentos. Partindo de uma amostra, é possível estabelecer hipóteses, tirar conclusões sobre a população de origem, formular previsões fundamentando-se na teoria das probabilidades, sendo possível se chegar a conclusões.

3. Quais as diferenças entre população, amostra e amostragem?

R: População (ou universo) é definida como um conjunto de indivíduos que compartilham de, pelo menos, uma característica em comum, cujo comportamento interessa-nos analisar, podendo ser espécie, etnia, cidadania, etc.

 Amostra é uma parte ou um subconjunto representativo de uma população, isto é, um conjunto de elementos extraídos da população, ou seja, a fim de que seu estudo estatístico possa fornecer informações importantes sobre aquela população.

Amostragem é o processo pelo qual se obtém informação sobre um todo (população), examinando-se apenas uma parte do mesmo (amostra). É considerada uma técnica especial de escolher amostras, de forma a garantir o acaso naescolha.

4. Defina os métodos de amostragem.

R: Amostragem casual ou aleatória simples: uma amostra escolhida de tal forma que cada item ou pessoa na população tem a mesma probabilidade de ser incluída.

Amostragem proporcional estratificada: A população é inicialmente dividida em subgrupos (estratos) e uma sub-amostra é selecionada a partir de cada estrato da população.

Amostragem estratificada uniforme: não utiliza o critério de proporcionalidade, pois se seleciona a mesma quantidade de elementos de cada estrato.

Amostragem sistemática: é um procedimento para a amostragem aleatória aplicada quando os elementos da população já estão ordenados.

5. Qual o significado do censo?

R: É o conjunto de dados estatísticos que informa diferentes características dos habitantes de uma cidade, estado ou nação.Pode ser definido como o exame completo de toda a população. Teoricamente, quanto maior a amostra, mais precisas e confiáveis deverão ser as induções feitas sobre a população, mas nem sempre isso acontece, pois através de um controle técnico das amostras obtêm-se resultados mais confiáveis. Nesse caso os resultados seriam melhores do que os obtidos através de um censo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com