TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO A ESCOLA CONTRIBUI NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Por:   •  7/9/2019  •  Artigo  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

- ISEED-

HILDETE MIRANDA SOBRINHO RODRIGUES

COMO A ESCOLA CONTRIBUI NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

GUAMARE-RN

2019

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

- ISEED-

HILDETE MIRANDA SOBRINHO RODRIGUES

COMO A ESCOLA CONTRIBUI NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Artigo Científico Apresentado ao Instituto superior de Educação Elvira Dayrell - Iseed, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós Graduação-Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado.

GUAMARE-RN

2019

A Contribuição da Escola na Aprendizagem de Alunos com Necessidades Especiais

Hildete Miranda Sobrinho Rodrigues

RESUMO

As contribuições da escola para aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais vêm ganhando espaço nas discussões entre estudiosos da educação, destacando a função de ensinar e proporcionar momentos de aprendizagem no ambiente escolar para alunos com necessidades especiais. O objetivo desta pesquisa é propor uma análise crítica de como a escola contribui para aprendizagem desses alunos através de um apoio especializado, que atenda cada aluno em suas especificidades. Metodologicamente, se utilizou a consulta de referenciais teóricos relacionados ao tema, CARVALHO 2007,CAMPOS 2013 e WERNKEC, 2014, todo estudo tem relação com as praticas pedagógicas e com o currículo para atender alunos que necessitam de um apoio especializado para seu desempenho no ambiente escolar. Observa-se que a escola ao receber alunos com necessidades especiais deverá compreender e considerar suas singularidades no intuito de possibilitar sua aprendizagem e participação em todas as atividades e momentos coletivos. Conclui se que a escola tem um papel determinante na aprendizagem dos alunos com necessidades especiais através de uma pedagogia adequada a cada necessidade desempenhada por um professor especializado.

Palavras-chave: Escola. Aprendizagem. Alunos. Necessidades. Especiais.

SUMMARY

The contributions of school for learning of students with special needs come gaining space in discussions among scholars of education, highlighting the role of teaching and provide moments of learning in the school environment to students with special needs. The objective of this research is to propose a critical analysis of how the school contributes to learning of these students through a specialized support that meets each student in its specificities. Methodologically, used the query of theoretical references related to the theme, 2007 OAK, 2013 and 2014, WERNKEC FIELDS, all study related to pedagogical practices and with the curriculum to suit students who require specialized support for your performance in the school environment. It is observed that the school to receive students with special needs should understand and consider their singularities in order to facilitate your learning and participation in all activities and collective moments. Concludes that the school has a key role in the learning of students with special needs through an appropriate pedagogy to each need played by a specialized teacher.

Introdução:

Este estudo irá apontar as contribuições da escola o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais através do profissional especializado. Toda aprendizagem desses alunos, passa pela perspectiva da educação inclusiva, pela maneira do professor ensinar e a maneira do aluno aprender. Toda via é importante compreender a inclusão no ambiente escolar em todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem, incluindo os estímulos que todo aluno portador de necessidades especiais necessita receber durante sua vida escolar.

Além disso, se observa é que a construção do conhecimento não deverá ter o caráter de atribuir nota ao aluno com deficiência, mas propor alternativas consistentes para que ele se desenvolva consideravelmente durante o processo de aprendizagem e de inclusão e habilidades necessárias ao mundo social, familiar e escolar. Para a escola realmente contribuir na aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais, requer uma pratica curricular que valorize um fazer pedagógico às necessidades dos alunos.

Para que as necessidades especiais dos alunos atendidas no âmbito da escola sejam atendidas o sistema educacional precisa se modificar em sua totalidade, desde suas atitudes e expectativas, ate na organização para uma real escola onde todos aprendam, trabalhando as especificidades.

O projeto pedagógico da escola é o plano principal na referência para definir a prática escolar, ele orienta as ações do currículo, e promove o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os vários aspectos como:

• A atitude favorável por parte da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem atendendo às diferenças individuais dos alunos;

• A identificação das necessidades educacionais especiais para priorizar recursos e meios favoráveis à aprendizagem;

• A aplicabilidade de currículos favoráveis e propostas curriculares diversificadas; que atenda as dificuldades apresentadas pelos alunos.

• A adequação dos espaços e mobílias, organização e funcionamento da escola, para atender as demandas variadas dos alunos;

• A importância de incluir professores especializados, serviços de apoio e outros, para favorecer o processo de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com