TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  15.830 Palavras (64 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 64

 RELATÓRIO DAS FUNÇÕES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO

Durante o estágio supervisionado foram desenvolvidas várias atividades relacionadas à parte administrativa do consultório.
O telefone era usado para dar informações marcar, confirmar ou desmarcar consultas.
Os prontuários eram arquivados após o atendimento, em ordem alfabética. Os prontuários dos pacientes agendados para o dia posterior eram separados ao longo do dia e deixados no consultório por ordem de agendamento.
Semanalmente era feita a organização do estoque de materiais odontológicos, de higiene, para ter sempre um controle sobre os materiais. Mensalmente era feito orçamentos de produtos odontológicos e materiais a serem usados na higienização do consultório. Geralmente verificava - se em mais de quatro locais diferentes para serem comparados os preços, depois de comparados então era escolhido o de menor preço e feito o pedido de compra. Era feito também um registro de entrada e saída ( faturamento) e o levantamento do número de pacientes atendidos
Também era responsável por efetuar os pagamentos dos serviços prestados pela assistência técnica do equipo e trabalhos realizados pelas protéticas. 

4. RELATÓRIO DAS FUNÇÕES REALIZADAS NO ESTÁGIO EM BIOSSEGURANÇA

No consultório foi adotado várias medidas de biossegurança. Os instrumentais e luvas eram de uso individual para cada paciente, a desinfecção do ambiente, equipo, pontas e cuspideira eram feita a limpeza com a escova, detergente enzimático diluído em água, na cuspideira era feita desinfecção com hipoclorito de sódio 1%. Após era feita a desinfecção, com álcool 70%, repetidos três vezes e após era feita colocação de barreiras (PVC), na ponteira da seringa tríplice era colocado canudo Em aparelhos como o ultrassom e fotopolimerizador era feita a desinfecção com fricção de álcool 70% e depois colocado às barreiras de PVC nas mangueiras, ponteiras, cabo e corpo de cada equipamento.
Estes processos eram repetidos a cada troca de paciente.
A autoclave e o reservatório de água do equipo eram abastecidos com água destilada e o controle biológico era feito uma vez por mês. 
Após o atendimento do paciente era feita a retirada dos instrumentais e brocas contaminados, (eram colocados dentro de um recipiente com água e sabão enzimático após o procedimento do CD), as canetas o lixo e também e as barreiras. Os resíduos eram depositados em lixeiras específicas, conforme o seu risco. Agulhas, lâminas de bisturi e o fio de sutura (objetos perfuro cortantes), eram dispensados em caixas de papelão, tipo Descarpack.
A limpeza do piso e o recolhimento dos lixos de toda a clínica eram feito diariamente no final de cada turno. As peças de mão eram esterilizadas todas as Sextas – Feiras, assim como a limpeza, desinfecção do equipo e a limpeza geral do consultório. A limpeza dos filtros dos sugadores era feita a cada troca de paciente, já que no consultório era feito diariamente devido ter muitas cirurgias.
Os recipientes com os instrumentais contaminados eram levados para a esterilização, onde eram lavados com escova e detergente enzimático, este procedimento era feito com luvas de borracha, em seguida era feita a secagem com papel toalha e empacotamento com grau cirúrgico e selado. Depois de empacotados eram carimbados com a data da embalagem e data de validade.
A esterilização era feita em auto clave e após eram guardados nos armários do consultório. A troca dos líquidos da câmara de RX era trocado de 15 em 15 dias.

5. RELATÓRIO DASFUNÇÕES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO EM SAÚDE BUCAL


Durante o estágio foi realizada uma Ação Social para crianças da Escola de Educação Infantil Banana Nanika localizada na Av. Protásio Alves, 2820 Bairro Petrópolis. No primeiro momento fomos recepcionadas pela diretora da escolinha e depois em uma sala foram reunidas as crianças e fomos apresentadas para as mesmas.
Procuramos desenvolver um trabalho lúdico já que as crianças tinham faixa etária de 3 a 5 anos. Com ajuda de um fantoche conseguimos desenvolver uma boa apresentação de como é importante à escovação após as refeições para termos uma boa saúde bucal, em cima do tema alimentação, foi abordado à doença cárie, seus males e como preveni-la. A maneira correta de como deve ser realizada e quantas vezes é necessário à escovação na nossa rotina diária, a importância do uso do fio dental e como se deve usar. Após a orientação coletiva todos foram levados ao banheiro, onde cada um foi presenteado com um Kit contendo, escova de dente e creme dental, e então era feita a orientação individual, com a realização de escovação bucal supervisionada.


Conclusão

De acordo com o planejamento proposto para o estágio, os resultados alcançados foram muito satisfatórios, uma vez que cumprido todas as metas.
Com base nas atividades desenvolvidas durante no estágio, foi visto que a Biossegurança e administração são essenciais para a execução das outras tarefas, pois sem o conhecimento das mesmas pode se colocar em riscos as outras atividades ou até mesmo a estrutura física da clínica odontológica. Com toda essa importância todas as informações foram absorvidas e entendidas com clareza.
Quanto às medidas de Biossegurança adotadas no consultório houve uma certa resistência por parte do Cirurgião Dentista para a realização dos procedimentos.
Motivo: O CD acha que se gasta muito tempo para fazer a desinfecção do consultório a cada troca de paciente, segundo o mesmo, tempo levado para se aplicar todas as medidas corretas se atenderia muito mais pacientes, o importante neste caso é quantidade e não qualidade.
Mas com certeza um dia essa mentalidade irá mudar e não haverá restrições e haverá sim mais cuidado com o bem estar e saúde do paciente.
A maior glória foi à atuação em promoção em Saúde Bucal, pois foi visto que as crianças conseguiram similar a importância da orientação recebida e isso foi muito gratificante.
A partir daí, deve se com certeza, buscar maior engajamento social do profissional da saúde, proporcionando a valorização do Auxiliar, da sua contribuição com a sociedade nos aspectos da saúde bucal.
Com todo esse conhecimento adquirido ao longo do estágio, dentre as atividades desenvolvidas chamo atenção para as aulas que nos deixou familiarizada com os termos técnicos em odontologia e as atividades voltadas para a educação em saúde criando um vinculo profissional – paciente na prevenção epromoção da saúde. Essa vivencia também proporcionou o desenvolvimento das relações interpessoais com a equipe multidisciplinar e a troca de saberes entre os colegas de trabalho e o CD supervisor do estágio. Todas as atividades realizadas no decorrer do estágio, possibilitaram que todos atingissem seu objetivo inicial, que era de adquirir conhecimentos a cerca das ações e competências que um Auxiliar desempenha no consultório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (113.4 Kb)   pdf (369.9 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com