TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TECNOLOGIAS E SUAS FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  21/9/2015  •  Resenha  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

‘AS TECNOLOGIAS E SUAS FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO

Faculdade AVANTIS

Curso: Formação de Docentes para Educação Básica

Disciplina – Concepções e Métodos de Estudos em EAD

1 RESUMO DA OBRA

        Considero que o autor no seu texto tratou sobre o avanço da tecnologia no meio educacional e as dificuldades ainda para o avanço das tecnologias na educação. Apesar de ser uma tendência, infelizmente a tecnologia enfrenta dificuldades em se estabelecer na educação segundo o autor, uma pela relutância dos professores em aderir às ferramentas online devido à tradição das escolas e outra por vivermos em uma sociedade desigual e apenas uma parte da população brasileira ter acesso aos avanços tecnológicos.

1.1 Introdução ao tema

          O texto apresenta os desafios da educação no contexto atual, o autor nos apresenta elementos para a construção de uma nova pedagogia, de modo a contribuir significativamente para a Educação a Distância, como também, para os cursos na modalidade presencial, sendo esta denominada de educação online. A educação online tem surgido como um meio inovador para a prática pedagógica no contexto atual, resultado dos avanços das tecnologias de informação e comunicação, na qual se insere a internet.
        Esse modelo de educação torna-se promissora, trazendo contribuições significativas não só para a Educação a Distância, mas, sobretudo para a educação presencial, possibilitando, para esta, maior flexibilidade em termos de tempo e espaço, além de ampliar os espaços de ensino-aprendizagem, antes unicamente a sala de aula. É fato que a Educação a Distância é alvo de constantes críticas, sendo vista com desconfianças, quando não com resistência ativa, isso precisa ser quebrado, as instituições de ensino, precisam adequar-se a essa nova realidade.

  1. Resumo

          O autor enfatiza no texto que os avanços tecnológicos na área da educação continuarão privilegiando uma parte da população brasileira. E, as escolas que não utilizarem o método tecnológico, principalmente fornecendo aos seus professores uma formação continuada de como usar a ferramenta virtual continuará repetindo fórmulas pedagógicas ultrapassadas.

        Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, surge o professor do futuro, com novos conceitos e formas de ensinar e aprender também. Como tudo que é novo ao mundo do saber, principalmente, na educação, alguns problemas haverá para um novo perfil do professor do futuro. Basta que, verifiquemos que a escola é uma instituição mais tradicional que inovadora.

  1. Conclusão da autoria

        Conclui o autor que a cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os modelos de ensino focado no professor continuam predominando, apesar dos avanços teóricos em busca de mudanças do foco do ensino para o de aprendizagem. Tudo isto nos leva a crer que não seria fácil construir o professor do futuro sem mudanças na cultura escolar tradicional.

  Os professores sentem cada vez mais claro o descompasso no domínio das tecnologias e, em geral, tentam seguir o máximo que podem, fazendo pequenas concessões, sem mudar o essencial. Por isso, e pelo hábito mantem umas estruturas repressivas, controladoras e repetidoras. Esses professores percebem que precisam mudar, mas não sabem e nem recebem orientações dos órgãos superiores. Ficando-os inseguros para enfrentar novas mudanças na sua forma de ensinar, é preciso entender que a escola é a responsável pela formação não somente dos seus alunos, mas também de seus professores. É preciso integrar e consolidar diferentes possibilidades de parcerias usando para isso todos os recursos disponíveis, criando assim, uma teia de saberes e conhecimentos.

  1. CRÍTICA DA RESENHISTA

        O texto nos mostra os recursos tecnológicos disponíveis e o os avanços tecnológicos no meio educacional. Há vários anos o computador está sendo utilizado como ferramenta de apoio no ensino. O uso da informática na educação é cada vez maior, pois proporciona um melhor desempenho das aulas ministradas por professores e aprendizado dos alunos.

        Os computadores assumem um papel fundamental para a aprendizagem, pois é considerado um auxílio indispensável na educação, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade à distância, fornecendo várias opções de utilização. Na modalidade a distância oferece ótimos recursos para a troca de informações, estimulando as interações e apoiando o trabalho colaborativo entre os participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com