TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Exames: ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE JUAZEIRO (BA)

ADMINISTRAÇÃO

SEMYRA DE SOUZA SILVA – RA: 427432

PATRÍCIA MAURÍCIO S.GOMES – RA: 488912

SUELI DA SILVA GOMES - RA: 411454

ANDRÉA SANTOS DE OLIVEIRA– RA: 425788

MILENA VIEIRA DA SILVA– RA: 410236

JAMILE VITORIA COELHO SOARES– RA: 425580

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE COPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Professor EAD: YAEKO OZAKI

JUAZEIRO – BA

2013

Sumário

Introdução 3

1. Comportamento Organizacional 4

2. Conceito de Inovação 6

3. Fatores Que Geram Fracasso na Liderança 7

4. Percepção, Comunicação e a Arte de Administrar 8

Conclusão 9

Referências Bibliográficas 10

Introdução

Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. A qualidade e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Eles precisam também de habilidades interpessoais.

Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisões. As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de eficiência, que é o desenvolvimento da atividade, é planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, para que haja eficácia (que é o fruto do trabalho, são os objetivos alcançados). Para o sucesso de uma organização, é fundamental, a implantação desses dois elementos: eficiência e eficácia, que estão interligados, muitas vezes, até acabam sendo confundidos, porém, são extremamente distintos, como vimos pouco antes. As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutis, mas realmente são extremamente importantes. Peter Drucker, que dispensa apresentações, é enfático em afirmar: eficiência é fazer certas as coisas, eficácia são as coisas certas. E complementa: o resultado depende de “fazer certo as coisas certas. Uma organização pode ser ou estar sendo eficiente para determinado objetivo, mas nem sempre eficaz, vejamos:

Qual seria a missão da área de treinamento, por exemplo? Naturalmente diríamos que seria treinar pessoas; reciclar; desenvolver ou algo parecido. Porém, a resposta estaria erradíssima. Podemos perceber que as respostas estão representadas por verbos e dirige-se à ação, portanto refere-se a aquilo que se faz ou à atividade ou ao meio para se atingir o resultado. A resposta correta seria: pessoas aptas e capacitadas, este seria o objetivo. Logo, a área de treinamento treina, ou desenvolve suas atividades (eficiência) para alcançar este resultado (eficácia). Porém, na prática utiliza-se, com freqüência o indicador de homens/horas/treinamento” para medir o resultado de treinamento quando se está medindo, apenas, o seu esforço, ou seja, a sua eficiência no desenvolvimento da ação, mas não a sua eficácia.Ao se privilegiar as medidas que acompanham o esforço da realização pode-se perder a relação com o resultado desse esforço. Em nome disso muito realizações dentro das organizações são o que costumamos chamar de olhar o próprio umbigo, perdendo-se a avaliação do nível de agregação de valor aos objetivos da organização. E o que conta, cada vez mais, é exatamente o nível de agregação de valor de cada profissional, de cada departamento, de cada organização. Para isso é fundamental trabalhar com indicadores.E este viés, infelizmente, ocorre em diversas áreas das empresas provocando um enorme desvio nos resultados e na agregação de valor dessas áreas e, das pessoas que se esforçam para atender as expectativas para o desenvolvimento dos negócios.

1. Comportamento Organizacional

Trata-se de uma área da Administração, que estuda o comportamento de um individuo ou grupos dentro de uma organização, avaliando o impacto que o mesmo provocam em uma empresa. Este estudo tem sido de grande importância nas organizações, nos tempos modernos, pois com ele conseguimos observa, a influência que uma organização tem sobre o individuo e como ela os modela.

É necessária a compreensão deste estudo, pois, ainda que o ser humano tenha reações variadas de frente a uma mesma situação, essas reações podem ser previstas e analisadas, chegando a uma eficácia mais significativa.O Comportamento Organizacional vem com algumas propostas e desafios, entre eles estão: Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa, Melhorar as habilidades humanas, Administra (distribuir) a diversidade da força de trabalho, Estimular a inovação e a mudança, Lidar com a temporariedade, Ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, Motivar os trabalhadores a manter a competitividade global e Melhorar o comportamento ético dentro das organizações.O Comportamento Organizacional, inicialmente parece ser simples, mais chega a ser um pouco complexo, devido ser um conjunto de ciências aplicadas dentro de uma única ciência. Todos nos somos estudantes de comportamento, mais inicialmente, há em nós uma teoria rústica que precisa ser lapidada, ou seja, seguimos a intuição, que se fossemos segui-las na maioria das vezes poderíamos tomar decisões precipitadas. Por isso a abordagem deste estudo não é de forma aleatória, mais existem algumas consistências fundamentais, que são: estudo sistemático e administração baseada em evidencia. O que ajuda a ter maior exatidão em um estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com