TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 2013

Monografias: ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÁNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / PÓLO – TUCURUÍ

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TUCURUÍ – PA

2013

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho elaborado para fins de avaliação do Módulo Comportamento Organizacional, do curso de Ciências Contábeis da Anhanguera - Uniderp, sob Orientação da professora EAD Ma. Yaeko Ozaki e do Tutor Presencial Marcos Barcelos.

TUCURUÍ – PA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 DEFININDO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

1.1 Quadro Comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO 6

2 PESQUISAS SOBRE INOVAÇÃO 7

2.1 Entrevista ........................................................................................................................8

3 LIDERANÇA 14

4 COMUNICAÇÃO, PERCEPÇÃO E A ARTE DE ADMINISTRAR 15

5 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar os conhecimentos que foram adquiridos nas aulas do módulo de “Comportamento Organizacional”, Tema que estuda os impactos que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de usar este conhecimento, para melhorar a eficácia organizacional de uma empresa.

Neste trabalho, é possível verificar que o comportamento organizacional é um estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano. Estudando o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros das unidades sócias maiores, analisando também o comportamento dessas unidades sócias maiores- grupos e organizações por si.

Será possível identificar também que na administração, eficiência e eficácia são dois conceitos que para muitas pessoas são consideradas iguais, mas possuem significados distintos, e que com essas definições, podemos concluir se uma determinada organização esta desempenhando seu papel com sucesso, ou se tem algo de errado que deva ser corrigido, pois a eficiência esta ligada aos meios de redução de custos, diminuição aos tempos nas operações e maior produtividade. Sendo assim a capacidade de o administrador obter bons produtos, utilizando a menor quantidade de recursos. Já a eficácia esta ligada aos fins; consecução dos objetivos pretendidos; a busca de resultados, é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.

Portanto, no decorrer deste trabalho, é possível observar, e identificar a importância do comportamento organizacional, através do seu conceito, comparando os sistemas abertos com os sistemas fechados, mostrando que a importância da liderança, a comunicação, a percepção, a boa administração, e também uma pesquisa de campo, é essencial para uma eficácia de um desenvolvimento organizacional.

1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ao analisar o comportamento organizacional implantado nas empresas podemos observar que já passa a ser um ritual dentro das empresas, ou seja, há a necessidade de que se tenha essa definição padrão para uma satisfação de modo geral com relação aos clientes.

O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. O foco será: definir comportamento organizacional, descrever o que fazem os executivos, Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional, listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamento organizacional, identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional.

Nestes aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais.

O estudo do comportamento organizacional oferece desafios e oportunidades para os executivos. Ele aponta para diferenças e ajuda os executivos a perceber o valor da diversidade da mão de obra e quais as práticas que precisam ser modificadas quando se opera em diferentes países. Este estudo pode melhorar a qualidade e a pro¬dutividade dos funcionários, mostrando aos executivos como dar autonomia ao seu pessoal e como elaborar e implementar programas de mudanças, melhorar o atendimento ao cliente e ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional.

1.1 Quadro Comparativo entre sistemas abertos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com