TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE RONDONÓPOLIS

TÉCNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

1º SEMENTRE - 2013

DOCENTE: MESTRA YAEKO OZAKI

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado pelos alunos do curso Gestão de Recursos Humanos da universidade UNIDERP, para a disciplina: Compotamento Organizacional.

Orientadora Presencial: Zoraide Menezes e da Tutora a distancia: IVONE LÍRIO

Rondonópolis/MT

Março/2013

SUMARIO

Introdução-----------------------------------------------------------------------01

Definições de Comportamento Organizacional --------------------------02

Definição de comportamento organizacional na visão de dois autores----------------------------------------------------------------------------02

Quadro Comparativo Entre Sistemas Abertos e Fechados -----------03

Conceito de Inovação----------------------------------------------------------04

Trabalho em equipe: uma vantagem competitiva-----------------------06

A liderança no ambiente de trabalho. Por que fracassam os planos de mudanças?----------------------------------------------------------------------07

Percepção e comunicação em relacionar os conceitos à arte administrativa-----------------------------------------------------------------09

Conclusão------------------------------------------------------------------------11

Anexo-----------------------------------------------------------------------------12

Bibliografia----------------------------------------------------------------------13

Introdução

De acordo com a constante mudança na sociedade e no mundo de hoje em dia acaba por requerer a qualidade nas funções desempenhadas pelos gestores, pois administrar uma empresa requer muito mais do que funções básicas como planejar, organizar e controlar.

O entendimento do comportamento individual e dos grupos no trabalho constitui no campo de estudo do comportamento organizacional, onde estuda questões relacionadas como liderança, processo de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processo de mudança e conflitos dentro do trabalho dentre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Comportamento organizacional nada mais é que o estudo que analisa o comportamento do indivíduo dentro da organização, buscando focar-se também na previsão e solução de possíveis problemas dentro das empresas, existem algumas disciplinas que ajudam no entendimento do comportamento humano tais como: psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciências políticas.

É importante que a empresa passe a ter conhecimento de comportamento organizacional, ou seja, conhecer o perfil de seus colaboradores não se esquecer de que são as pessoas que fazem com que uma organização prospere ou não.

Definições de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia.

Trata-se de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. O que é que ele estuda? Ele estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Definição de comportamento organizacional na visão de dois autores

Segundo o autor DERECK PUGH, Comportamento organizacional pode ser definido como:

O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.

Para o autor e professor JOHN IVANCEVICH o comportamento organizacional pode ser definido como o estudo que se preocupa com o comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e afetividade.

Quadro Comparativo Entre Sistemas Abertos e Fechados

Um sistema pode ser definido como:

Um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo ou um propósito, operando sobre dados/energia/matéria, colhidos no ambiente que circunda para fornecer informação/energia/matéria.

Dependendo da maneira como se relacionam com seu ambiente, os sistemas podem ser fechados ou abertos.

Exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com