TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Definição de Comportamento Organizacional

Pensamento Sistêmico

O Líder na Gestão de Mudanças

Conclusão Etapa 1

Respostas da Equipe

Entrevistas

Resumo das Etapas 1 e 2

O Efeito da Inovação para as Organizações

Referências Bibliográficas

Definição de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é o campo de estudos que visa compreender, prever, explicar e, se necessário, alterar o comportamento das pessoas dentro das organizações (Lacombe, 2004, p. 69), no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Nas empresas o comportamento organizacional pode trazer eficiência no trabalho, estimulando as pessoas a trabalhar em equipe e conviver melhor em um ambiente de grupo, tornando-o mais agradável, produtivo e qualitativo, tornando o cliente final mais contente com o produto que adquiriu e com isso gerando mais lucro para a empresa.

O autor inglês ”Derek Pugh” define comportamento organizacional como: o estudo da estrutura como um todo, inclusive pessoas, seja individual ou em grupos. Já o professor “John Ivancevich” define como: o comportamento organizacional esta voltado a estudar o comportamento das pessoas, dentro das organizações, suas competências, seus sentimentos e o que tudo isso causa sobre a organização.

Para isso o comportamento organizacional engloba conceitos: de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas.

Aplicando-se os conceitos de comportamento organizacional nas organizações pretende-se obter resultados como:

Aumento da produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa

Melhoria das habilidades humanas e

administração das atividades no ambiente de trabalho. Isso é um grande desafio a ser batido, pois trata sobre o assunto “Racismo”, tanto com a sexualidade como o preconceito com as etnias.

Aprender a trabalhar com pessoas de diferentes culturas.

Hoje em dia as organizações precisam aprender a conviver com as mudanças e se adaptar rapidamente a elas, lidando com a “Temporariedade” e a “Flexibilidade” Das coisas. Pois se não, ficarão para traz no mercado competitivo.

Aprender a valorizar seus funcionários dando treinamento adequado e estimulando sua criatividade. Tudo isso ajudará a organização a trabalhar com eficiência e afinidade. E o comportamento organizacional é a matéria que oferece muitas ideias e técnicas para se alcançar esse objetivo.

Pensamento sistêmico

O excesso de racionalismo, existente na sociedade, requer uma nova visão de mundo. Essa nova visão de mundo seria a visão sistêmica, capaz de dar rumo à sociedade, à educação, à ciência e à tecnologia, numa nova inspiração de mundo e de desenvolvimento.

Visão sistêmica ou pensamento sistêmico, nasce quando pensamos que tudo gira em torno de sistemas, que são um conjunto de partes coordenadas que se integram para atingir um objetivo.

Os sistemas ainda que interligados, são independentes como nos seres humanos, que fazemos parte de um mesmo sistema, mas que somos independentes no que diz respeito a atitudes e modos de pensar.

Geralmente o pensamento sistêmico pode ser definido como uma nova forma de percepção da realidade, sendo assim pode se dizer que, o pensamento sistêmico é a forma de resolvermos os problemas ou uma forma de considerarmos determinada situação dividindo-a em partes, mas sem perder a visão do todo.

Sem contar a ajuda que o pensamento sistêmico traz a inúmeras coisas, como um auxílio aos profissionais a desenvolverem uma visão de mundo sistêmica para que possam lidar não só com os problemas, mas com as circunstâncias que podem ocorrer pelo caminho e ainda ajudar no trabalho em grupo ou em parcerias.

Para a educação, mostra novos conceitos sobre a construção do conhecimento envolvendo os processos de autoconhecimento, interatividade e interdependência que formam ambientes de aprendizagem com novas metodologias e novos processos fundamentados em novos modelos da ciência.

Também o pensamento sistêmico se faz útil para:

* Pensar em uma responsabilidade compartilhada por todos sobre questões como por exemplo: o meio ambiente.

* Criar um pensamento de sustentabilidade.

* Descentralização das políticas publicas.

* Para uma melhor mediação de conflitos sejam eles familiares, políticos ou religiosos.

* Para se tomar decisões importantes.

O líder na gestão de mudanças

A mudança ocorre de forma natural, faz parte da realidade que nos cerca e de nós mesmos. Vivemos em frequente mudança, em nossa índole natural, temos tendência de buscar coisas novas.

Mas essa mudança, não pode acontecer de repente, é preciso identificar as necessidades, tendências, prioridades para que seja realizada.

Para que isso aconteça é preciso ter uma boa liderança, que tenha coragem de inovar, que seja capaz de contagiar as pessoas que estão a sua volta, e que saiba distinguir quando é hora de inovar e hora de parar.

A influência que o líder exerce no processo de mudança organizacional é fundamental para construir espaços nas organizações, sejam estes físicos ou virtuais, para facilitar as discussões e questionamentos do grupo.

O primeiro passo é promover uma reflexão junto aos funcionários sobre o assunto. Culturalmente, um dos maiores receios das pessoas está relacionado à segurança.

A tarefa do líder é criar o sentimento de mudança, lidando com o psicológico das pessoas, tendo bom relacionamento com os demais, sendo exemplo para outros, aceitando novas ideias, impactando uma idéia de que tudo ocorrerá de maneira segura, trabalhando bem a harmonia interna e externa entre os funcionários, convencendo-os a ter um comprometimento necessário para que a mudança venha ser um sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com